VOGAIS FM
  • Vogais FM

Tomb Raider I-III Remastered é tributo afetuoso à trilogia original – Review

Como um entusiasta de Tomb Raider desde os tempos em que era preciso deixar o PlayStation de ponta-cabeça para fazer o disco funcionar, posso dizer que estive bem servido de Lara Croft nos últimos anos, sobretudo com o lançamento da excelente trilogia reboot – considerada superior à original por muitos fãs da heroína.

Infelizmente, o fluxo de novidades em relação à série diminuiu muito a partir do momento que a Crystal Dynamics foi adquirida pelo Embracer Group em 2022. As coisas ficaram conturbadas após o conglomerado sueco passar por reestruturações internas, cancelando projetos e encerrando as atividades de alguns de seus estúdios. Não é segredo para ninguém que as empresas de tecnologia enfrentam uma fase complicada devido à volatilidade do mercado, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

O intervalo não foi nada curto, é verdade, mas enfim fomos agraciados com um novo jogo da arqueóloga mais icônica dos videogames, mesmo sendo só uma coletânea familiar. Isso mostra que, mesmo em meio à turbulência na indústria, Lara Croft ainda tem seu espaço no portfólio de franquias ativas da Embracer. Nada de Tomb Raider na geladeira, hein!

Diferença de tom entre as trilogias

Destinada aos saudosistas de plantão, a compilação reúne as três primeiras jornadas de Lara nos tempos áureos do PC e PS1, coisa de anos 1990. Quando comparamos a premissa da saga antiga com a nova, pode-se notar mudanças consideráveis, a começar pelo tom. Eu havia me esquecido de como os jogos clássicos da heroína capturam parte da galhofa dos filmes da década de 1990.

Quem não se lembra da icônica batalha contra um tiranossauro no primeiro Tomb Raider? O confronto permanece intenso e apavorante até hoje, em especial se você se recusa a utilizar a estratégia de atirar e correr para a caverna.

Não estou dizendo que uns são melhores que os outros, não é isso, mas os títulos antigos se apegam à ficção e carregam mais elementos de misticismo, enquanto o reboot e suas sequências seguem por um caminho mais “pé no chão” e adotam uma abordagem mais, digamos, realista em sua proposta.

Fonte:  TecMundo 

Dificuldade intacta

Para os amantes de desafios, a trilogia inicial entrega um level design sublime, promovendo alguns dos enigmas mais engenhosos que eu já vi nos videogames, com obstáculos à frente de seu tempo, embora tenham sido projetados há quase três décadas. A coletânea, vale dizer, não traz facilitadores, então sentir-se perdido e desamparado faz parte da brincadeira.

Não há mapas, elementos visuais ou dicas para indicar de maneira clara qual o seu próximo objetivo, o que preserva o ótimo senso de descoberta consolidado nos três primeiros volumes da história. Por outro lado, a falta de orientação pode desencorajar jogadores que estão experimentando as origens da exploradora de templos pela primeira vez – seguir guia acaba sendo uma boa ideia para contornar essa questão.

Entre os três os títulos, Tomb Raider (1996) segue sendo o meu favorito, uma vez que mescla trechos de combate, exploração e puzzles com mais naturalidade, inclusive com uma dificuldade mais equilibrada. O som dos passos de Lara nas grutas ainda ecoa em minha memória e me leva num pulo à infância, a um período em que éramos totalmente dependentes de revistas especializadas em detonados.

Fonte:  TecMundo 

Controles modernos e o clássico “tanque”: você escolhe

Além dos quebra-cabeças criativos, as aventuras old-school propõem obstáculos de plataforma meticulosos, que exigem precisão milimétrica ao se executar as piruetas acrobáticas de Lara. Metódico, o gameplay requer que o jogador se posicione em ângulos muito específicos para realizar as manobras.

Aprender a esquivar e atirar são ações que demandam tempo para serem completamente dominadas. Pelo fato de os desenvolvedores terem trabalhado com o código-fonte e a engine originais, é compreensível que muita coisa permaneça inalterada na coleção atual em termos de jogabilidade.

Lara se move ao estilo “tanque”, mas é possível ativar os controles modernos a qualquer momento no menu, permitindo que a arqueóloga tenha mais mobilidade e controle total da câmera, algo nos moldes de Legend e Underworld. Brigar um pouco com os controles era, à época, um dos encantos dos jogos 3D do PlayStation, por mais estranho que isso possa parecer nos dias de hoje. Portanto, sim, Lara ainda opera movimentos erráticos ao mirar.

Fonte:  TecMundo 

Para não dizer que não houve acréscimo ao combate, a interface ganhou um medidor para indicar a vida dos chefes, um recurso bastante útil para que saibamos a hora certa de trocar as pistolas, por exemplo, por uma opção mais poderosa. Cá entre nós, isso facilita muito o gerenciamento da munição, uma vez que você consegue se planejar de forma mais eficiente, tendo ao menos uma estimativa de quando a batalha termina.

Fielmente remasterizado

Dentro do papel de uma remasterização, Tomb Raider I-III Remastered entrega o que se espera, nem mais nem menos, de modo a conservar os principais atributos dos três games, incluindo sua estética noventista que, a meu ver, é um pedaço de arte.

Entre as novidades, destaca-se uma Lara Croft renovada, agora com um visual mais refinado e curvas suavizadas em sua silhueta. Até mesmo as skins foram redesenhadas, e o jogador pode equipá-las conforme sua preferência.

Fonte:  TecMundo 

Cenários e inimigos também foram reconstruídos para as versões atuais, embora mantenham o estilo de arte poligonal característico da era do primeiro PlayStation. O sistema de iluminação, por sua vez, desempenha um papel crucial na modernização do mundo, preservando sua essência enquanto revitaliza ambientes familiares.

A magia reside na possibilidade de transitar entre a aparência clássica e a nova com o simples apertar de um botão. Isso nos permite constatar, em tempo real, o quão mais imersivo o remaster se tornou ao aplicar soluções inteligentes para texturas, sombras e reflexos, sem que os elementos pareçam muito artificiais.

Pacote generoso: expansões, troféus/conquistas e mais

Tomb Raider I-III Remastered não se resume apenas às melhorias técnicas. O conjunto é generoso e oferta as lendárias expansões de cada um dos títulos, podendo ser jogadas à parte, em saves individuais, isto é, sem estarem vinculadas às campanhas principais. Fiquei positivamente surpreso e mais que satisfeito com o conteúdo oferecido.

Fonte:  TecMundo 

Além disso, o modo foto proporciona a liberdade que os fãs antigos de Tomb Raider sempre desejaram para registrar seus melhores momentos, e os mais de 200 troféus/conquistas a serem coletados estão aí para nos estimular a desvendar todos os segredos das três aventuras – e há muitos, aliás, considerando a grande quantidade de colecionáveis disponíveis.

Apesar de não serem jogos com diálogos extensos, todo trabalho de localização para o português do Brasil deve sempre ser valorizado e apreciado. Dos menus às cutscenes, todos os textos presentes na compilação foram bem adaptados ao nosso idioma.

Veredito

Mesmo sem ditar grandes mudanças, Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft cumpre o seu propósito de restaurar, com máximo respeito ao material de origem, três dos jogos de ação mais influentes da indústria. O pacote remasterizado agrada em conteúdo e enverniza os gráficos com refinamentos técnicos bem-vindos, dando nova vida às expedições de Lara.

Fonte:  TecMundo 

Entretanto, não há muitos ajustes para melhorar a qualidade de vida da experiência, tampouco existem recursos para tornar esses títulos mais acessíveis a novos públicos. Mesmo assim, a coletânea é capaz de derrubar a soberania dos games originais, tornando-se a opção mais viável e satisfatória de apresentar a heroína a outras gerações.

Nota do Voxel: 80

Pontos positivos (prós):

  • Restaura as obras originais com soluções inteligentes, sem descaracterizá-las;
  • Acréscimos bem-vindos: centenas de conquistas, modo foto e expansões;
  • Adição de controles modernos como alternativa ao estilo “tanque”;
  • Abre portas para o jogador revisitar (ou conhecer) uma incrível trilogia embalada por nostalgia.

Pontos negativos (contras):

  • Ausência de facilitadores pode desmotivar público mais novo;
  • Não há tantas novidades quando o assunto é qualidade de vida.

Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft foi gentilmente cedido pela Aspyr para o propósito de análise no PS5. O jogo possui versões para PS4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X e Series S, bem como PC.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • 🥹🥹 Impossível não se emocionar com esse vídeo

Dan Dukorre, de São Paulo (SP), compartilhou um momento muito especial e emocionante com sua família. Ele, que nasceu e cresceu na comunidade do Capão Redondo, teve a oportunidade de ir para a Inglaterra em 2018 e passou 5 anos em Londres, longe da família, tentando buscar uma vida melhor.

Ele deixou os dois filhos no Brasil. “Cada dia que passava, o peito apertava e as chamadas de vídeo já não eram suficientes”, escreveu Dan.

Depois desse tempo retornou e decidiu fazer uma surpresa para sua família. Na cena, ele chega em casa e seus filhos não se aguentam de alegria e emoção ao revê-lo.

🎥 Reprodução: @dan.dukorre | @dommedia.br
  • Frentista é presa por matar a filha bebê de dez meses envenenada com chumbinho, colocar no congelador e, de noite, colocar corpo para “ninar”. Simary colocava a bebê em uma cadeirinha e cobria com um pano. Ela mentiu para amigos, familiares e vizinhos dizendo que a pequena Sofia Rayane estava com a avó paterna. Inclusive, teria comprado um número novo para se passar pela idosa por mensagens. A motivação é um mistério. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco.
  • O vereador do município de Dourados (MS), Sérgio Nogueira (PP), criticou a atuação do governador do Rio Grande do Sul, @eduardoleite45 (PSDB), na tragédia climática que afetou mais de dois milhões de pessoas no estado. 

Nesta segunda-feira (20), o vereador Diogo Castilho (PSDB) enviou uma representação contra o Sérgio Nogueira para a Comissão de Ética da Casa de Leis, que investigará se o parlamentar infringiu o Código de Ética.

Em seu discurso, na semana dedicada ao combate contra a LGBTfobia, Sérgio Nogueira afirmou que o governador gaúcho estaria mais preocupado com seu “primeiro-damo” do que com as vítimas das enchentes.

“Grande governador, o senhor não receberá um pix meu. Posso mandar para os gaúchos sérios, mas para o senhor não. O senhor está preocupado com o seu primeiro-damo no seu governo”, declarou Nogueira.

Questionado pela reportagem, o vereador disse que a fala não foi homofóbica e que “cada um tem o direito de ter sua opção sexual e que respeita a todos”. Segundo ele, o seu discurso teve como único objetivo abordar a situação política, as vítimas e as vidas perdidas no Rio Grande do Sul, e que em nenhuma hipótese a fala teve intenção homofóbica.

Em setembro de 2014, o mesmo vereador foi alvo de críticas após sugerir que homossexuais fossem colocados em uma ilha por 50 anos. O discurso foi feito em uma sessão da Câmara Municipal de Dourados.
  • TV iraniana confirma a morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em queda de helicóptero.

Além de Raisi, o Ministro de Relações Exteriores do país, Hussein Amir Abdulahian, também morreu no acidente, segundo a Press TV, emissora iraniana que transmite a programação em inglês.

🎥 Reprodução
  • Equipes iranianas de resgate conseguiram confirmar o local exato da queda do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seguem para tentar encontrá-lo, após o incidente registrado mais cedo neste domingo (19/5). A informação é da Agência de Notícias da República Islâmica (Irna).

Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã.

O helicóptero caiu na região de Varzagan, quando o presidente retornava de um compromisso oficial para inaugurar uma represa. A equipe de resgate enfrentou dificuldades ao longo do dia para acessar o local, devido a fortes ventos e chuvas na região. 

O horário também atrapalha, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã.

Uma pessoa ligada ao governo iraniano disse à agência de notícias Reuters ter esperança, mas considerar as informações “preocupantes”.
  • Cai o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país.
Equipes de resgate e ambulâncias estão presentes no local do acidente, mas a baixa visibilidade atrapalha o resgate das vítimas. MEU DEUS! 😳😳
  • Rafael Tavares teve a pré-candidatura a prefeito retirada pelo Partido Liberal, em Campo Grande. Ele ficou surpreso com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (16). 

O PL municipal é presidido pelo Tenente Portela, amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Ele anunciou a pré-candidatura e retirou a de Tavares. 

O ex-deputado estadual ficou surpreso com a retirada do nome, já que garante ter recebido a ”bênção” do ex-presidente há dois meses. 

Tavares nega que houve desgaste em relação ao nome dele, aliás, pelo contrário.

”Saímos de 1,5% para 7,5% [pesquisa]  e os nossos adversários vendo que a gente poderia chegar ao segundo turno e isso incomoda muita gente”, lamentou o ex-deputado. Ele destacou que agora é pré-candidato a vereador por Campo Grande. 

”Não quero fazer parte do problema e sim da solução… vou retirar meu nome para não atrapalhar a direita… ter quatro, cinco candidatos só atrapalha a direita”, refletiu Tavares em vídeo gravado para redes sociais.
  • ÁGUA CLARA - A cena é chocante: no vídeo, o Secretário de Saúde, Alex Oliveira, é visto caído no chão, enquanto o Vereador Marcelo Carvoeiro o puxa pelo braço e seu filho (de colete preto) ataca violentamente o secretário por trás. Lamentável o nível de civilização dessas autoridades.
  • Prefeito Nildo Alves decreta luto oficial em Anastácio.

Em nota a Prefeitura de Anastácio lamentou os fatos que culminaram com a morte do ex-vereador Dinho Vital ocorrido no fim da tarde na BR 262. “É com imensa tristeza que a Administração Municipal se despede de Wander Alves Meleiro, popular Dinho.

Ex-vereador e ex-secretário de Anastácio, filho do casal João e Maria Vital, que ao longo dos anos contribuiu com projetos e obras importantes para o bem-estar da população Anastaciana. “Aos familiares e amigos, externamos nossos mais sinceros sentimentos”.

Anastácio está de luto oficial, de acordo com o Decreto nº 123, de 09/05/2024.
🥹🥹 Impossível não se emocionar com esse vídeo Dan Dukorre, de São Paulo (SP), compartilhou um momento muito especial e emocionante com sua família. Ele, que nasceu e cresceu na comunidade do Capão Redondo, teve a oportunidade de ir para a Inglaterra em 2018 e passou 5 anos em Londres, longe da família, tentando buscar uma vida melhor. Ele deixou os dois filhos no Brasil. “Cada dia que passava, o peito apertava e as chamadas de vídeo já não eram suficientes”, escreveu Dan. Depois desse tempo retornou e decidiu fazer uma surpresa para sua família. Na cena, ele chega em casa e seus filhos não se aguentam de alegria e emoção ao revê-lo. 🎥 Reprodução: @dan.dukorre | @dommedia.br
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
Frentista é presa por matar a filha bebê de dez meses envenenada com chumbinho, colocar no congelador e, de noite, colocar corpo para “ninar”. Simary colocava a bebê em uma cadeirinha e cobria com um pano. Ela mentiu para amigos, familiares e vizinhos dizendo que a pequena Sofia Rayane estava com a avó paterna. Inclusive, teria comprado um número novo para se passar pela idosa por mensagens. A motivação é um mistério. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco.
3 semanas ago
View on Instagram |
2/9
O vereador do município de Dourados (MS), Sérgio Nogueira (PP), criticou a atuação do governador do Rio Grande do Sul, @eduardoleite45 (PSDB), na tragédia climática que afetou mais de dois milhões de pessoas no estado. Nesta segunda-feira (20), o vereador Diogo Castilho (PSDB) enviou uma representação contra o Sérgio Nogueira para a Comissão de Ética da Casa de Leis, que investigará se o parlamentar infringiu o Código de Ética. Em seu discurso, na semana dedicada ao combate contra a LGBTfobia, Sérgio Nogueira afirmou que o governador gaúcho estaria mais preocupado com seu “primeiro-damo” do que com as vítimas das enchentes. “Grande governador, o senhor não receberá um pix meu. Posso mandar para os gaúchos sérios, mas para o senhor não. O senhor está preocupado com o seu primeiro-damo no seu governo”, declarou Nogueira. Questionado pela reportagem, o vereador disse que a fala não foi homofóbica e que “cada um tem o direito de ter sua opção sexual e que respeita a todos”. Segundo ele, o seu discurso teve como único objetivo abordar a situação política, as vítimas e as vidas perdidas no Rio Grande do Sul, e que em nenhuma hipótese a fala teve intenção homofóbica. Em setembro de 2014, o mesmo vereador foi alvo de críticas após sugerir que homossexuais fossem colocados em uma ilha por 50 anos. O discurso foi feito em uma sessão da Câmara Municipal de Dourados.
4 semanas ago
View on Instagram |
3/9
TV iraniana confirma a morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em queda de helicóptero. Além de Raisi, o Ministro de Relações Exteriores do país, Hussein Amir Abdulahian, também morreu no acidente, segundo a Press TV, emissora iraniana que transmite a programação em inglês. 🎥 Reprodução
4 semanas ago
View on Instagram |
4/9
Equipes iranianas de resgate conseguiram confirmar o local exato da queda do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seguem para tentar encontrá-lo, após o incidente registrado mais cedo neste domingo (19/5). A informação é da Agência de Notícias da República Islâmica (Irna).

Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã.

O helicóptero caiu na região de Varzagan, quando o presidente retornava de um compromisso oficial para inaugurar uma represa. A equipe de resgate enfrentou dificuldades ao longo do dia para acessar o local, devido a fortes ventos e chuvas na região. 

O horário também atrapalha, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã.

Uma pessoa ligada ao governo iraniano disse à agência de notícias Reuters ter esperança, mas considerar as informações “preocupantes”.
Equipes iranianas de resgate conseguiram confirmar o local exato da queda do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seguem para tentar encontrá-lo, após o incidente registrado mais cedo neste domingo (19/5). A informação é da Agência de Notícias da República Islâmica (Irna). Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã. O helicóptero caiu na região de Varzagan, quando o presidente retornava de um compromisso oficial para inaugurar uma represa. A equipe de resgate enfrentou dificuldades ao longo do dia para acessar o local, devido a fortes ventos e chuvas na região. O horário também atrapalha, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã. Uma pessoa ligada ao governo iraniano disse à agência de notícias Reuters ter esperança, mas considerar as informações “preocupantes”.
4 semanas ago
View on Instagram |
5/9
Cai o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país.
Equipes de resgate e ambulâncias estão presentes no local do acidente, mas a baixa visibilidade atrapalha o resgate das vítimas. MEU DEUS! 😳😳
Cai o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país. Equipes de resgate e ambulâncias estão presentes no local do acidente, mas a baixa visibilidade atrapalha o resgate das vítimas. MEU DEUS! 😳😳
4 semanas ago
View on Instagram |
6/9
Rafael Tavares teve a pré-candidatura a prefeito retirada pelo Partido Liberal, em Campo Grande. Ele ficou surpreso com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (16). 

O PL municipal é presidido pelo Tenente Portela, amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Ele anunciou a pré-candidatura e retirou a de Tavares. 

O ex-deputado estadual ficou surpreso com a retirada do nome, já que garante ter recebido a ”bênção” do ex-presidente há dois meses. 

Tavares nega que houve desgaste em relação ao nome dele, aliás, pelo contrário.

”Saímos de 1,5% para 7,5% [pesquisa]  e os nossos adversários vendo que a gente poderia chegar ao segundo turno e isso incomoda muita gente”, lamentou o ex-deputado. Ele destacou que agora é pré-candidato a vereador por Campo Grande. 

”Não quero fazer parte do problema e sim da solução… vou retirar meu nome para não atrapalhar a direita… ter quatro, cinco candidatos só atrapalha a direita”, refletiu Tavares em vídeo gravado para redes sociais.
Rafael Tavares teve a pré-candidatura a prefeito retirada pelo Partido Liberal, em Campo Grande. Ele ficou surpreso com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (16). O PL municipal é presidido pelo Tenente Portela, amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Ele anunciou a pré-candidatura e retirou a de Tavares. O ex-deputado estadual ficou surpreso com a retirada do nome, já que garante ter recebido a ”bênção” do ex-presidente há dois meses. Tavares nega que houve desgaste em relação ao nome dele, aliás, pelo contrário. ”Saímos de 1,5% para 7,5% [pesquisa] e os nossos adversários vendo que a gente poderia chegar ao segundo turno e isso incomoda muita gente”, lamentou o ex-deputado. Ele destacou que agora é pré-candidato a vereador por Campo Grande. ”Não quero fazer parte do problema e sim da solução… vou retirar meu nome para não atrapalhar a direita… ter quatro, cinco candidatos só atrapalha a direita”, refletiu Tavares em vídeo gravado para redes sociais.
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
ÁGUA CLARA - A cena é chocante: no vídeo, o Secretário de Saúde, Alex Oliveira, é visto caído no chão, enquanto o Vereador Marcelo Carvoeiro o puxa pelo braço e seu filho (de colete preto) ataca violentamente o secretário por trás. Lamentável o nível de civilização dessas autoridades.
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Prefeito Nildo Alves decreta luto oficial em Anastácio.

Em nota a Prefeitura de Anastácio lamentou os fatos que culminaram com a morte do ex-vereador Dinho Vital ocorrido no fim da tarde na BR 262. “É com imensa tristeza que a Administração Municipal se despede de Wander Alves Meleiro, popular Dinho.

Ex-vereador e ex-secretário de Anastácio, filho do casal João e Maria Vital, que ao longo dos anos contribuiu com projetos e obras importantes para o bem-estar da população Anastaciana. “Aos familiares e amigos, externamos nossos mais sinceros sentimentos”.

Anastácio está de luto oficial, de acordo com o Decreto nº 123, de 09/05/2024.
Prefeito Nildo Alves decreta luto oficial em Anastácio. Em nota a Prefeitura de Anastácio lamentou os fatos que culminaram com a morte do ex-vereador Dinho Vital ocorrido no fim da tarde na BR 262. “É com imensa tristeza que a Administração Municipal se despede de Wander Alves Meleiro, popular Dinho. Ex-vereador e ex-secretário de Anastácio, filho do casal João e Maria Vital, que ao longo dos anos contribuiu com projetos e obras importantes para o bem-estar da população Anastaciana. “Aos familiares e amigos, externamos nossos mais sinceros sentimentos”. Anastácio está de luto oficial, de acordo com o Decreto nº 123, de 09/05/2024.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas