Com média de ocupação dos hotéis em 85% até esta quinta-feira (8), a cidade de Bonito deverá repetir o movimento de turistas no período de carnaval do ano passado, quando recebeu 10 mil visitantes de várias regiões do Estado e também de outras regiões do Brasil e estrangeiros. Jardim e Bodoquena, que integram a Rota Bonito Serra da Bodoquena, também projetam um fluxo de visitantes acima da média para o feriado prolongado.
“Estamos esperando mais de 90% de ocupação hoteleira, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, a procura por reservas tem sido muito grande”, informou a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori. “O turista procura se refugiar nesse período, em busca de tranquilidade, e o fato de não termos carnaval de rua tem atraído esse público diferenciado com demandas históricas nos últimos anos para todos os nossos atrativos”, completou.
Atrativos em alta
A Rota Bonito Serra da Bodoquena é o destino ideal para quem busca sossego em conexão com a natureza durante o agito do carnaval. Além do ambiente de cidades do interior, o visitante encontra o sossego que procura e um leque de opções de passeios, agendados antecipadamente por meio das agencias de turismo: cachoeiras, mergulhos, flutuação, balneários (day use), trilhas, cavalgada, rapel, tirolesa, bóia-cross e caiaque, dentre outros.
Levantamento feito pela Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur) indica que os empreendimentos da Rota Bonito Serra da Bodoquena estão com mais de 90% de sua capacidade lotada no sábado e domingo, chegando a uma parcial de 80% nos dias 10, 13 e 14, com procura intensa, informou o presidente da entidade, Luiz Henrique Soares de Melo. As agências de turismo estão operando com volume redobrado de movimento.
Controle e prevenção
Em Bodoquena, onde também não haverá carnaval de rua, a secretária de Turismo estima que mais de dois mil turistas visitarão o destino durante cinco dias. Ainda há vagas de hospedagem em acampamentos e os atrativos estão praticamente com lotação completa. Em Jardim, a prefeitura vai promover o Jardim Folia, entre os dias 10 e 12, com expectativa de superar o público do ano passado. Muita procura também pelos atrativos, entre os quais o Rio da Prata.
Se preparando para receber o volume de dez mil turistas, Bonito está se organizando para garantir total segurança na cidade e nos acessos aos atrativos. Nesta quinta-feira, foi realizada uma reunião na secretária de Turismo, Indústria e Comércio com os órgãos de segurança pública estadual (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros), Saúde, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Agência de trânsito, dentre outros, para reforçar as ações de controle e prevenção.
Segurança reforçada
Ficou definido na reunião que o Governo do Estado enviará reforço policial para o período do feriado prolongado, atendendo a pedido do prefeito Josmail Rodrigues. O diretor de turismo da Sectur, Elias de Oliveira, informou que policiais da Polícia Militar Ambiental (Pma) e técnicos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) estarão realizando operação especial em Bonito, nesse período, com fiscalização rigorosa nos atrativos que operam com capacidade de carga.