VOGAIS FM
  • Vogais FM

Renault Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: Qual o melhor SUV elétrico?

As opções para quem está em busca de um SUV elétrico no mercado brasileiro são as mais variadas possíveis, e englobam desde modelos de marcas tradicionais, como o Volkswagen ID.4 (disponível apenas por assinatura) até os mais luxuosos, como o Mercedes-Benz EQS SUV 450, o mais caro do line-up elétrico da montadora alemã.

No segmento intermediário, porém, estão boa parte dos SUVs que circulam mês a mês pelo ranking de carros elétricos mais vendidos do Brasil. Nesse perfil dois se encaixam com bom destaque: o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus.

Fui o escolhido pelo Canaltech para testar tanto o utilitário francês quanto o chinês e, após passar alguns dias de posse de ambos para produzir um review detalhado a respeito de cada um, também fiquei responsável por responder a uma importante pergunta: entre o Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, qual o melhor SUV elétrico?

Continua após a publicidade

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: o duelo

Para determinar qual SUV elétrico é o melhor no duelo entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, separamos o comparativo em 7 quesitos: design/acabamento, conectividade/tecnologia, eficiência energética, potência, desempenho, dirigibilidade e custo-benefício.

O vencedor de cada disputa somará 3 pontos, o perdedor ficará com 2 e, no caso de empate, cada um dos SUVs elétricos acrescentará um ponto à classificação. Quem fizer o maior número de pontos ao final dos 7 rounds será declarado vencedor.

Continua após a publicidade

7. Design/Acabamento

O primeiro quesito avaliado para saber qual dos SUVs elétricos é o melhor entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus foi, na verdade, um item subdividido em dois, mas que estão interligados: design e acabamento.

Vamos começar falando sobre o design e, por educação, com os mais velhos (no mercado brasileiro, pelo menos). O Yuan Plus foi lançado pela BYD por aqui em novembro de 2022 e, após os testes com o Canaltech, teve justamente no design e no acabamento “inusitado” da cabine dois de seus pontos de destaque.

Continua após a publicidade

Por fora, o SUV chinês apresenta grade dianteira com as iniciais BYD em um elemento paralelo prateado, que liga um farol ao outro, rodas aro 18 com design exclusivo e lanternas traseiras unidas por um filete horizontal, também devidamente iluminado.

A cabine do Yuan Plus divide opiniões. Alguns, como eu, acham interessante a mistura de elementos, que une a modernidade de uma central multimídia de 12,8 polegadas, que gira ao toque de um botão com o ineditismo das saídas de ar em formato de meia argola e do porta-objetos com “cordas de violão”, que podem despertar sentimentos antagônicos nos consumidores.

Continua após a publicidade

A qualidade dos materiais utilizados pela montadora chinesa, no entanto, é acima de qualquer suspeita. A BYD fez questão de colocar nos bancos, nas portas, consoles e painéis materiais de excelente qualidade. Assim, dificilmente o consumidor terá motivos para reclamar de barulhinhos incômodos com o passar do tempo.

E o Megane E-Tech?

O Renault Megane E-Tech tem um design externo mais ousado e futurista do que o rival chinês. Enquanto o Yuan Plus tem uma aparência mais comum, o E-Tech acabou chamando a atenção algumas vezes no trânsito durante a realização dos testes, a ponto de um rapaz em uma moto pedir para que eu abaixasse o vidro só para perguntar: “É um Renault mesmo?”.

Continua após a publicidade

Passado o susto por conta do inusitado pedido do simpático motociclista, parei para pensar que, na verdade, a pergunta dele tem bastante procedência. Afinal, o Renault Megane E-Tech é completamente diferente dos modelos da marca francesa que nos acostumamos a ver no Brasil, elétricos ou a combustão.

O design externo estreia a linguagem batizada de “Sensual Tech” pela marca. O Megane E-Tech conta com faróis Full-LED, detalhes em 3D na traseira, capô arqueado, saídas de ar laterais e maçanetas retráteis elétricas. O maior destaque, porém, fica para o novo logo da marca, bidimensional — “Nouvel R”.

Por dentro, a cabine não é tão inusitada quanto a do Yuan Plus, mas os acabamentos em alcântara, tanto nos bancos quanto nos painéis (em substituição ao chamado soft touch) e nas portas, combinados com o black piano do quadro de instrumentos e da central multimídia, foram escolhas acertadas da marca, e passam um ar premium ao francês.

Continua após a publicidade

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

6. Conectividade/Tecnologia/Segurança

O segundo quesito analisado no duelo para decidir quem é o melhor SUV elétrico — Megane E-Tech ou BYD Yuan Plus — também foi subdividido, mas em três assuntos correlatos: conectividade, tecnologia e segurança.

Continua após a publicidade

Começando agora pelo competidor francês, podemos atestar que o Megane E-Tech realmente leva o “sobrenome” a sério. A cabine do SUV europeu tem uma nova assinatura luminosa aliada ao Welcome Sequence, tela de multimídia OpenR de 9 polegadas combinada ao cluster digital de 12,3”, além de dispositivos avançados de assistência de condução e segurança ao motorista.

O emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e a iluminação interna pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense localizado no volante, que oferece até mesmo a possibilidade de ajustar as cores de acordo com o humor do usuário.

No campo da segurança, destaque para o sistema de alerta sonoro externo VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de alerta para pedestres), que avisa os pedestres sobre sua presença. Ele tem 3 versões (Neutro, Puro, Expressivo) e é ativado quando o carro está a uma velocidade entre 0 e 30 km/h.

Continua após a publicidade

O crossover conta ainda com alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA), com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência), que associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais para recolocar o carro automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem.

Tecnologia do Yuan Plus

O BYD Yuan Plus também faz bonito no combo tecnologia + conectividade + segurança. A completíssima lista inclui desde itens voltados para o infotenimento, como o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 12,8 polegadas, que gira automaticamente ao toque de um botão, até a iluminação ambiente com diversas opções de cores.

Entre os itens de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC), o recurso que permite o reconhecimento automático de placas e sinais de trânsito (TSR) e, claro, a eficiente Inteligência Artificial, que até adverte, por voz, se o motorista ou o passageiro ao lado do condutor estiverem sem cinto de segurança com o carro em movimento.

Continua após a publicidade

Faltam, é verdade, alguns recursos que, pelo preço cobrado, poderiam fazer parte da lista, como a memória de banco do motorista, a abertura e fechamento automático do porta-malas e o ajuste elétrico do banco do passageiro.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

5. Eficiência energética

Continua após a publicidade

A eficiência energética é um quesito que tem muita importância na hora da compra de um carro elétrico, seja ele um hatch, um sedan ou um SUV. E, nesse ponto, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus têm seus méritos.

Ambos fazem parte do ranking de 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil em 2024, segundo as aferições do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reconhecidamente mais exigentes que os órgãos de fora do Brasil.

Os dados colhidos nos testes do Inmetro mostram, em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l (quilômetros por litro), quais os carros elétricos mais eficientes e econômicos à venda no Brasil. E os SUVs do nosso duelo estão entre eles.

De acordo com o órgão, o Renault Megane E-Tech ocupa, atualmente, a 8ª posição entre os carros elétricos mais econômicos do Brasil, com eficiência energética de 0,51 MJ/km. O número equivale a um consumo de “combustível” médio de 38,8 km/l na estrada e 41,4 km/l na cidade.

O BYD Yuan Plus, por sua vez, ficou em 10º lugar, ao registrar, segundo o Inmetro, 0,56 MJ/km de eficiência energética, além de consumos equivalentes de 33,1 km/l e 39,8 km/l em trechos de estrada e cidade, respectivamente.

De acordo com os dados passados pelas marcas, BYD Yuan Plus e Renault Megane E-Tech podem rodar 294 km e 337 km por carga, respectivamente. Vale ressaltar que, nos testes comigo ao volante, os números foram superiores para ambos os modelos, beirando os 360 quilômetros até ser necessário plugar o SUV na rede elétrica.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

4. Potência

O quesito potência talvez seja o mais simples de avaliar. Afinal, basta comparar os números e ver quem entre Renault Megane E-Tech e BYD Yuan Plus entrega mais nas mãos do motorista.

Isso pode até parecer injusto, mas, antes que você diga alguma coisa, um pequeno spoiler: o próximo quesito a ser avaliado será o desempenho e, aí sim, os números serão apenas um dos parâmetros de um cenário mais amplo.

As fichas técnicas oficiais das montadoras mostram que, na potência pura e simples, o Megane E-Tech leva vantagem. O francês entrega 220 cv e 30,6 kgf/m de torque imediato, enquanto o SUV da marca chinesa oferece 204 cv, mas com torque um pouco superior — 31,6 kgf/m.

Há um porém que acaba “compensando” essa perda de torque a favor do Megane. Como o Yuan Plus é 20 kg mais pesado (1.700 kg x 1.680 kg), a sutil vantagem nos números acaba não dando vantagem ao SUV chinês na entrega imediata da aceleração.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

3. Desempenho

Em termos de desempenho, apesar da diferença na motorização, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus se saíram muito bem. Ambos entregam o que se espera de carros com potência acima de 200 cavalos, independentemente do tipo de propulsor.

O Megane E-Tech faz o 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, segundo os números oficiais da montadora, e é um décimo mais lento do que o BYD Yuan Plus, também de acordo com os dados técnicos passados pela fabricante. Na prática, porém, eles se mostraram iguais.

Por razões de segurança, não nos arriscamos a cravar o pé no acelerador e conferir se o tempo declarado por Renault e BYD corresponde à realidade, mas comprovamos, em mais de uma situação, que tanto o SUV francês quanto o chinês são ágeis e têm um “coice” suficientemente forte para colar o corpo no banco se a pisada no acelerador for um pouco mais funda. Resultado: Empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

2. Dirigibilidade

A dirigibilidade é um outro quesito que terminou empatado, embora seja importante ressaltar que, mesmo em se tratando de dois carros rotulados como SUVs, o comportamento dinâmico do BYD Yuan Plus e do Megane E-Tech tem diferenças importantes.

O modelo chinês tem tração dianteira e é extremamente eficiente, seja qual for o modo de condução escolhido (Eco, Normal e Sport). Há ainda duas variações de acerto de volante (esportivo e normal). Dependendo da escolha, o SUV muda um pouco o comportamento dinâmico, especialmente nas curvas em velocidades um pouco mais elevadas.

A agilidade e a sensação de segurança, porém, não mudam, independentemente da configuração. O BYD Yuan Plus, apesar das dimensões (4.455 mm de comprimento, 2.720 mm de entre-eixos,1.875 mm de largura e 1.615 mm de altura), apresenta excelente estabilidade e rigidez torcional da carroceria satisfatória, mesmo com eventuais rolagens de carroceria mais bruscas sentidas em algumas situações.

O Renault Megane E-Tech, por sua vez, tem na velocidade de resposta da direção elétrica e na suspensão independente nas quatro rodas (MacPherson na dianteira e multilink na traseira) os pontos de apoio para uma condução segura, suave e eficiente. Vale lembrar que ele é menor que o rival chinês, e mede 4.199 mm de comprimento x 1.860 mm de largura x 1.505 mm de altura x 2.680 mm de entre-eixos.

O SUV francês tem comportamento de hatch, com ótima distribuição de peso e mínima rolagem de carroceria. As rodas de 18 polegadas e a suspensão, elevada em 20 mm no comparativo com o modelo vendido na Europa, também fazem do Megane E-Tech um carro bastante agradável de conduzir em qualquer situação. Mais um empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

1. Custo-benefício

O round final da disputa é o custo-benefício. Se analisarmos friamente os vencedores dos seis quesitos anteriores, poderíamos dizer que o Renault Megane E-Tech tem o melhor custo-benefício, pois saiu vitorioso em quatro e empatou os outros dois.

A realidade, porém, é outra. O SUV francês venceu por pequena margem, mas custa R$ 50 mil a mais que o modelo chinês (R$ 279,9 mil x R$ 229,9 mil). Desta forma, o custo-benefício do investimento no BYD Yuan Plus acaba sendo mais vantajoso.

  • Vencedor: BYD Yuan Plus: 3 pontos
  • 2º lugar: Renault Megane E-Tech: 2 pontos

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: qual é o melhor SUV elétrico?

Após 7 rounds bastante disputados, a vitória, ao menos em termos de pontos, na disputa para saber qual o melhor SUV elétrico, ficou com o Renault Megane E-Tech. Isso não significa, porém, que o BYD Yuan Plus seja uma má opção de compra. Pelo contrário.

O representante chinês se mostrou um competidor à altura do rival francês, tanto que perdeu os rounds por detalhes. No quesito final (custo-benefício), inclusive levou a vitória, pois custa R$ 50 mil a menos e entrega quase tanto quanto o modelo mais caro.

Em resumo, a decisão é sua, mas pode ter a certeza de que seja qual for a sua escolha entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, você levará um excelente SUV 100% elétrico para a garagem.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 16 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 13 pontos

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Kamala Harris é a nova candidata democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Siga @sudoeste_ms para ver mais!

(Reprodução: @joebiden )
  • A prefeita Adriane Lopes (PP) vem fazendo um rumoroso carnaval fora de época para proclamar a maior obra de sua gestão: a construção de um hospital por uma empresa privada, que vai alugá-lo ao Município por até R$ 5,1 milhões mensais durante 20 anos. Neste período, a construtora investirá R$ 842,1 milhões e abocanhará um lucro de R$ 392,015 milhões.

Trata-se de um delírio, se a realidade dos fatos for levada em conta. No início deste mês, por absoluta falta de competência e de zelo de Adriane, o Ministério da Saúde tirou da prefeitura de Campo Grande a gestão plena do Hospital Regional e a transferiu para o governo estadual. Com esta medida, a caótica situação da saúde vai piorar, já que os cofres da municipalidade vão perder R$ 4,8 milhões de repasses a cada mês, o que representa, em um ano, R$ 57,6 milhões.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
  • Jair Bolsonaro se ofereceu para conversar com chefe da Receita Federal sobre investigação de Flávio Bolsonaro.

“A gente nunca sabe se alguém está gravando alguma coisa. Não estamos procurando favorecimento de ninguém”, afirmou o então Presidente da República que, de fato, era gravado clandestinamente por Alexandre Ramagem.

📹 Reprodução
  • Incêndio de grandes proporções destrói o Shopping Popular; vídeos e fotos impressionam

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Shopping Popular, que fica localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (15), em Cuiabá. Militares do Corpo de Bombeiros estão no local para tentar conter as chamas. Informações preliminares apontam que grande parte da estrutura desabou. Não há informações feridos. 

📹OLHARDIRETO

#shoppingpopular #incendio #bombeiros #cuiaba #olhardireto #fogo
  • O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas do palco por agentes do Serviço Secreto durante um comício eleitoral em Butler, na Pensilvânia, após vários sons que pareciam tiros. O republicano foi cercado pelos agentes e escoltado para um carro de sua comitiva logo após os disparos, segurando a orelha direita, que parecia estar sangrando. Segundo porta-voz do ex-presidente, Trump “está sendo examinado e está bem”, mas sem fornecer mais detalhes.

No momento dos disparos, que puderam ser ouvidos durante a transmissão ao vivo do evento, Trump interrompeu o discurso e se abaixou rapidamente, levando as mãos ao rosto, enquanto a multidão gritava.

Logo em seguida, as autoridades presentes instruíram o público a se abaixar e a se cobrir, enquanto a imprensa se retirava do palanque onde Trump discursava. Após uma breve pausa, o republicano se levantou, cercado por agentes e com a orelha sangrando, ergueu o punho para a multidão e foi levado às pressas para sua comitiva, que deixou rapidamente o local.

Segundo o jornal americano New York Times, os senadores Marco Rubio e J.D. Vance, junto com o governador Doug Burgum, da Dakota do Norte, que são os nomes mais cotados para o papel de vice de Trump, expressaram orações pelo magnata e pelos participantes do comício nas redes sociais. 🇺🇸
  • Se até a Iza é traída, quem dirá nós 😰

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Reprodução: @/iza)
  • Que confusão!😂 🐀 Um rato resolveu fazer uma visita surpresa na casa da estudante de veterinária Nathalye Marques e a confusão foi garantida! 

Nas redes sociais, ela compartilhou a épica tentativa do marido e dos cachorros de capturarem o intruso que invadiu o banheiro.”Utilizamos nossa melhor arma: a Julie”, brincou Nathalye sobre a cachorrinha da família. Quem aí já passou por esse perrengue?

Reprodução: nathyymgonzaga / TKT
  • Em reunião com o  presidente do Partido Liberal (PL) de Mato Grosso do Sul @tenente.portela e o ex-presidente do Brasil, @jairmessiasbolsonaro Rodrigo Basso tem total apoio do partido para seguir sua pré-candidatura à Prefeitura Municipal de Sidrolândia.

Portela autoriza @rodrigobassosidrolandia a fazer alianças que forem necessárias para o pleito eleitoral.
  • A senadora Soraya Thronicke (Podemos) assumirá a liderança da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Federal. A troca está prevista para o segundo semestre deste ano, após as eleições. Até lá o deputado federal Vander Loubet (PT) segue como coordenador dos deputados federais e senadores sul-mato-grossense.

“Thronicke que estava em agenda no interio do Estado na cidade de Coxim no PROSPERA MS, explicou que o Vander ainda irá acompanhar a destinação das emendas deste ano e ela assume a articulação para o ano que vem.” “Vamos trabalhar para garantir uma emenda volumosa para Mato Grosso do Sul. É muita responsabilidade”, afirmou. A senadora espera repassar R$ 800 milhões para o Estado.

A senadora ainda afirmou que irá acompanhar os projetos e garantiu uma relação saudável com os colegas. “Vou respeitar a decisão da bancada”, completou.

O Estado tem oito deputados federais. Além de Vander, representam MS os deputados Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). No Senado, além de Soraya, Mato Grosso do Sul tem Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP).

Saiba mais www.sudoestems.com.br
Kamala Harris é a nova candidata democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Siga @sudoeste_ms para ver mais!

(Reprodução: @joebiden )
Kamala Harris é a nova candidata democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Siga @sudoeste_ms para ver mais!

(Reprodução: @joebiden )
Kamala Harris é a nova candidata democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Siga @sudoeste_ms para ver mais! (Reprodução: @joebiden )
6 dias ago
View on Instagram |
1/9
A prefeita Adriane Lopes (PP) vem fazendo um rumoroso carnaval fora de época para proclamar a maior obra de sua gestão: a construção de um hospital por uma empresa privada, que vai alugá-lo ao Município por até R$ 5,1 milhões mensais durante 20 anos. Neste período, a construtora investirá R$ 842,1 milhões e abocanhará um lucro de R$ 392,015 milhões.

Trata-se de um delírio, se a realidade dos fatos for levada em conta. No início deste mês, por absoluta falta de competência e de zelo de Adriane, o Ministério da Saúde tirou da prefeitura de Campo Grande a gestão plena do Hospital Regional e a transferiu para o governo estadual. Com esta medida, a caótica situação da saúde vai piorar, já que os cofres da municipalidade vão perder R$ 4,8 milhões de repasses a cada mês, o que representa, em um ano, R$ 57,6 milhões.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
A prefeita Adriane Lopes (PP) vem fazendo um rumoroso carnaval fora de época para proclamar a maior obra de sua gestão: a construção de um hospital por uma empresa privada, que vai alugá-lo ao Município por até R$ 5,1 milhões mensais durante 20 anos. Neste período, a construtora investirá R$ 842,1 milhões e abocanhará um lucro de R$ 392,015 milhões. Trata-se de um delírio, se a realidade dos fatos for levada em conta. No início deste mês, por absoluta falta de competência e de zelo de Adriane, o Ministério da Saúde tirou da prefeitura de Campo Grande a gestão plena do Hospital Regional e a transferiu para o governo estadual. Com esta medida, a caótica situação da saúde vai piorar, já que os cofres da municipalidade vão perder R$ 4,8 milhões de repasses a cada mês, o que representa, em um ano, R$ 57,6 milhões. Saiba mais www.sudoestems.com.br
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Jair Bolsonaro se ofereceu para conversar com chefe da Receita Federal sobre investigação de Flávio Bolsonaro. “A gente nunca sabe se alguém está gravando alguma coisa. Não estamos procurando favorecimento de ninguém”, afirmou o então Presidente da República que, de fato, era gravado clandestinamente por Alexandre Ramagem. 📹 Reprodução
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Incêndio de grandes proporções destrói o Shopping Popular; vídeos e fotos impressionam Um incêndio de grandes proporções destruiu o Shopping Popular, que fica localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (15), em Cuiabá. Militares do Corpo de Bombeiros estão no local para tentar conter as chamas. Informações preliminares apontam que grande parte da estrutura desabou. Não há informações feridos. 📹OLHARDIRETO #shoppingpopular #incendio #bombeiros #cuiaba #olhardireto #fogo
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Donald Trump foi retirado às pressas do palco por agentes do Serviço Secreto durante um comício eleitoral em Butler, na Pensilvânia, após vários sons que pareciam tiros. O republicano foi cercado pelos agentes e escoltado para um carro de sua comitiva logo após os disparos, segurando a orelha direita, que parecia estar sangrando. Segundo porta-voz do ex-presidente, Trump “está sendo examinado e está bem”, mas sem fornecer mais detalhes. No momento dos disparos, que puderam ser ouvidos durante a transmissão ao vivo do evento, Trump interrompeu o discurso e se abaixou rapidamente, levando as mãos ao rosto, enquanto a multidão gritava. Logo em seguida, as autoridades presentes instruíram o público a se abaixar e a se cobrir, enquanto a imprensa se retirava do palanque onde Trump discursava. Após uma breve pausa, o republicano se levantou, cercado por agentes e com a orelha sangrando, ergueu o punho para a multidão e foi levado às pressas para sua comitiva, que deixou rapidamente o local. Segundo o jornal americano New York Times, os senadores Marco Rubio e J.D. Vance, junto com o governador Doug Burgum, da Dakota do Norte, que são os nomes mais cotados para o papel de vice de Trump, expressaram orações pelo magnata e pelos participantes do comício nas redes sociais. 🇺🇸
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
Se até a Iza é traída, quem dirá nós 😰

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Reprodução: @/iza)
Se até a Iza é traída, quem dirá nós 😰 Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 (Reprodução: @/iza)
2 semanas ago
View on Instagram |
6/9
Que confusão!😂 🐀 Um rato resolveu fazer uma visita surpresa na casa da estudante de veterinária Nathalye Marques e a confusão foi garantida! Nas redes sociais, ela compartilhou a épica tentativa do marido e dos cachorros de capturarem o intruso que invadiu o banheiro.”Utilizamos nossa melhor arma: a Julie”, brincou Nathalye sobre a cachorrinha da família. Quem aí já passou por esse perrengue? Reprodução: nathyymgonzaga / TKT
2 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Em reunião com o presidente do Partido Liberal (PL) de Mato Grosso do Sul @tenente.portela e o ex-presidente do Brasil, @jairmessiasbolsonaro Rodrigo Basso tem total apoio do partido para seguir sua pré-candidatura à Prefeitura Municipal de Sidrolândia. Portela autoriza @rodrigobassosidrolandia a fazer alianças que forem necessárias para o pleito eleitoral.
2 semanas ago
View on Instagram |
8/9
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) assumirá a liderança da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Federal. A troca está prevista para o segundo semestre deste ano, após as eleições. Até lá o deputado federal Vander Loubet (PT) segue como coordenador dos deputados federais e senadores sul-mato-grossense.

“Thronicke que estava em agenda no interio do Estado na cidade de Coxim no PROSPERA MS, explicou que o Vander ainda irá acompanhar a destinação das emendas deste ano e ela assume a articulação para o ano que vem.” “Vamos trabalhar para garantir uma emenda volumosa para Mato Grosso do Sul. É muita responsabilidade”, afirmou. A senadora espera repassar R$ 800 milhões para o Estado.

A senadora ainda afirmou que irá acompanhar os projetos e garantiu uma relação saudável com os colegas. “Vou respeitar a decisão da bancada”, completou.

O Estado tem oito deputados federais. Além de Vander, representam MS os deputados Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). No Senado, além de Soraya, Mato Grosso do Sul tem Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP).

Saiba mais www.sudoestems.com.br
A senadora Soraya Thronicke (Podemos) assumirá a liderança da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Federal. A troca está prevista para o segundo semestre deste ano, após as eleições. Até lá o deputado federal Vander Loubet (PT) segue como coordenador dos deputados federais e senadores sul-mato-grossense. “Thronicke que estava em agenda no interio do Estado na cidade de Coxim no PROSPERA MS, explicou que o Vander ainda irá acompanhar a destinação das emendas deste ano e ela assume a articulação para o ano que vem.” “Vamos trabalhar para garantir uma emenda volumosa para Mato Grosso do Sul. É muita responsabilidade”, afirmou. A senadora espera repassar R$ 800 milhões para o Estado. A senadora ainda afirmou que irá acompanhar os projetos e garantiu uma relação saudável com os colegas. “Vou respeitar a decisão da bancada”, completou. O Estado tem oito deputados federais. Além de Vander, representam MS os deputados Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). No Senado, além de Soraya, Mato Grosso do Sul tem Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP). Saiba mais www.sudoestems.com.br
3 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas