Renault Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: Qual o melhor SUV elétrico?

As opções para quem está em busca de um SUV elétrico no mercado brasileiro são as mais variadas possíveis, e englobam desde modelos de marcas tradicionais, como o Volkswagen ID.4 (disponível apenas por assinatura) até os mais luxuosos, como o Mercedes-Benz EQS SUV 450, o mais caro do line-up elétrico da montadora alemã.

No segmento intermediário, porém, estão boa parte dos SUVs que circulam mês a mês pelo ranking de carros elétricos mais vendidos do Brasil. Nesse perfil dois se encaixam com bom destaque: o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus.

Fui o escolhido pelo Canaltech para testar tanto o utilitário francês quanto o chinês e, após passar alguns dias de posse de ambos para produzir um review detalhado a respeito de cada um, também fiquei responsável por responder a uma importante pergunta: entre o Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, qual o melhor SUV elétrico?

Continua após a publicidade

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: o duelo

Para determinar qual SUV elétrico é o melhor no duelo entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, separamos o comparativo em 7 quesitos: design/acabamento, conectividade/tecnologia, eficiência energética, potência, desempenho, dirigibilidade e custo-benefício.

O vencedor de cada disputa somará 3 pontos, o perdedor ficará com 2 e, no caso de empate, cada um dos SUVs elétricos acrescentará um ponto à classificação. Quem fizer o maior número de pontos ao final dos 7 rounds será declarado vencedor.

Continua após a publicidade

7. Design/Acabamento

O primeiro quesito avaliado para saber qual dos SUVs elétricos é o melhor entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus foi, na verdade, um item subdividido em dois, mas que estão interligados: design e acabamento.

Vamos começar falando sobre o design e, por educação, com os mais velhos (no mercado brasileiro, pelo menos). O Yuan Plus foi lançado pela BYD por aqui em novembro de 2022 e, após os testes com o Canaltech, teve justamente no design e no acabamento “inusitado” da cabine dois de seus pontos de destaque.

Continua após a publicidade

Por fora, o SUV chinês apresenta grade dianteira com as iniciais BYD em um elemento paralelo prateado, que liga um farol ao outro, rodas aro 18 com design exclusivo e lanternas traseiras unidas por um filete horizontal, também devidamente iluminado.

A cabine do Yuan Plus divide opiniões. Alguns, como eu, acham interessante a mistura de elementos, que une a modernidade de uma central multimídia de 12,8 polegadas, que gira ao toque de um botão com o ineditismo das saídas de ar em formato de meia argola e do porta-objetos com “cordas de violão”, que podem despertar sentimentos antagônicos nos consumidores.

Continua após a publicidade

A qualidade dos materiais utilizados pela montadora chinesa, no entanto, é acima de qualquer suspeita. A BYD fez questão de colocar nos bancos, nas portas, consoles e painéis materiais de excelente qualidade. Assim, dificilmente o consumidor terá motivos para reclamar de barulhinhos incômodos com o passar do tempo.

E o Megane E-Tech?

O Renault Megane E-Tech tem um design externo mais ousado e futurista do que o rival chinês. Enquanto o Yuan Plus tem uma aparência mais comum, o E-Tech acabou chamando a atenção algumas vezes no trânsito durante a realização dos testes, a ponto de um rapaz em uma moto pedir para que eu abaixasse o vidro só para perguntar: “É um Renault mesmo?”.

Continua após a publicidade

Passado o susto por conta do inusitado pedido do simpático motociclista, parei para pensar que, na verdade, a pergunta dele tem bastante procedência. Afinal, o Renault Megane E-Tech é completamente diferente dos modelos da marca francesa que nos acostumamos a ver no Brasil, elétricos ou a combustão.

O design externo estreia a linguagem batizada de “Sensual Tech” pela marca. O Megane E-Tech conta com faróis Full-LED, detalhes em 3D na traseira, capô arqueado, saídas de ar laterais e maçanetas retráteis elétricas. O maior destaque, porém, fica para o novo logo da marca, bidimensional — “Nouvel R”.

Por dentro, a cabine não é tão inusitada quanto a do Yuan Plus, mas os acabamentos em alcântara, tanto nos bancos quanto nos painéis (em substituição ao chamado soft touch) e nas portas, combinados com o black piano do quadro de instrumentos e da central multimídia, foram escolhas acertadas da marca, e passam um ar premium ao francês.

Continua após a publicidade

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

6. Conectividade/Tecnologia/Segurança

O segundo quesito analisado no duelo para decidir quem é o melhor SUV elétrico — Megane E-Tech ou BYD Yuan Plus — também foi subdividido, mas em três assuntos correlatos: conectividade, tecnologia e segurança.

Continua após a publicidade

Começando agora pelo competidor francês, podemos atestar que o Megane E-Tech realmente leva o “sobrenome” a sério. A cabine do SUV europeu tem uma nova assinatura luminosa aliada ao Welcome Sequence, tela de multimídia OpenR de 9 polegadas combinada ao cluster digital de 12,3”, além de dispositivos avançados de assistência de condução e segurança ao motorista.

O emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e a iluminação interna pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense localizado no volante, que oferece até mesmo a possibilidade de ajustar as cores de acordo com o humor do usuário.

No campo da segurança, destaque para o sistema de alerta sonoro externo VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de alerta para pedestres), que avisa os pedestres sobre sua presença. Ele tem 3 versões (Neutro, Puro, Expressivo) e é ativado quando o carro está a uma velocidade entre 0 e 30 km/h.

Continua após a publicidade

O crossover conta ainda com alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA), com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência), que associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais para recolocar o carro automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem.

Tecnologia do Yuan Plus

O BYD Yuan Plus também faz bonito no combo tecnologia + conectividade + segurança. A completíssima lista inclui desde itens voltados para o infotenimento, como o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 12,8 polegadas, que gira automaticamente ao toque de um botão, até a iluminação ambiente com diversas opções de cores.

Entre os itens de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC), o recurso que permite o reconhecimento automático de placas e sinais de trânsito (TSR) e, claro, a eficiente Inteligência Artificial, que até adverte, por voz, se o motorista ou o passageiro ao lado do condutor estiverem sem cinto de segurança com o carro em movimento.

Continua após a publicidade

Faltam, é verdade, alguns recursos que, pelo preço cobrado, poderiam fazer parte da lista, como a memória de banco do motorista, a abertura e fechamento automático do porta-malas e o ajuste elétrico do banco do passageiro.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

5. Eficiência energética

Continua após a publicidade

A eficiência energética é um quesito que tem muita importância na hora da compra de um carro elétrico, seja ele um hatch, um sedan ou um SUV. E, nesse ponto, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus têm seus méritos.

Ambos fazem parte do ranking de 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil em 2024, segundo as aferições do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reconhecidamente mais exigentes que os órgãos de fora do Brasil.

Os dados colhidos nos testes do Inmetro mostram, em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l (quilômetros por litro), quais os carros elétricos mais eficientes e econômicos à venda no Brasil. E os SUVs do nosso duelo estão entre eles.

De acordo com o órgão, o Renault Megane E-Tech ocupa, atualmente, a 8ª posição entre os carros elétricos mais econômicos do Brasil, com eficiência energética de 0,51 MJ/km. O número equivale a um consumo de “combustível” médio de 38,8 km/l na estrada e 41,4 km/l na cidade.

O BYD Yuan Plus, por sua vez, ficou em 10º lugar, ao registrar, segundo o Inmetro, 0,56 MJ/km de eficiência energética, além de consumos equivalentes de 33,1 km/l e 39,8 km/l em trechos de estrada e cidade, respectivamente.

De acordo com os dados passados pelas marcas, BYD Yuan Plus e Renault Megane E-Tech podem rodar 294 km e 337 km por carga, respectivamente. Vale ressaltar que, nos testes comigo ao volante, os números foram superiores para ambos os modelos, beirando os 360 quilômetros até ser necessário plugar o SUV na rede elétrica.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

4. Potência

O quesito potência talvez seja o mais simples de avaliar. Afinal, basta comparar os números e ver quem entre Renault Megane E-Tech e BYD Yuan Plus entrega mais nas mãos do motorista.

Isso pode até parecer injusto, mas, antes que você diga alguma coisa, um pequeno spoiler: o próximo quesito a ser avaliado será o desempenho e, aí sim, os números serão apenas um dos parâmetros de um cenário mais amplo.

As fichas técnicas oficiais das montadoras mostram que, na potência pura e simples, o Megane E-Tech leva vantagem. O francês entrega 220 cv e 30,6 kgf/m de torque imediato, enquanto o SUV da marca chinesa oferece 204 cv, mas com torque um pouco superior — 31,6 kgf/m.

Há um porém que acaba “compensando” essa perda de torque a favor do Megane. Como o Yuan Plus é 20 kg mais pesado (1.700 kg x 1.680 kg), a sutil vantagem nos números acaba não dando vantagem ao SUV chinês na entrega imediata da aceleração.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

3. Desempenho

Em termos de desempenho, apesar da diferença na motorização, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus se saíram muito bem. Ambos entregam o que se espera de carros com potência acima de 200 cavalos, independentemente do tipo de propulsor.

O Megane E-Tech faz o 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, segundo os números oficiais da montadora, e é um décimo mais lento do que o BYD Yuan Plus, também de acordo com os dados técnicos passados pela fabricante. Na prática, porém, eles se mostraram iguais.

Por razões de segurança, não nos arriscamos a cravar o pé no acelerador e conferir se o tempo declarado por Renault e BYD corresponde à realidade, mas comprovamos, em mais de uma situação, que tanto o SUV francês quanto o chinês são ágeis e têm um “coice” suficientemente forte para colar o corpo no banco se a pisada no acelerador for um pouco mais funda. Resultado: Empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

2. Dirigibilidade

A dirigibilidade é um outro quesito que terminou empatado, embora seja importante ressaltar que, mesmo em se tratando de dois carros rotulados como SUVs, o comportamento dinâmico do BYD Yuan Plus e do Megane E-Tech tem diferenças importantes.

O modelo chinês tem tração dianteira e é extremamente eficiente, seja qual for o modo de condução escolhido (Eco, Normal e Sport). Há ainda duas variações de acerto de volante (esportivo e normal). Dependendo da escolha, o SUV muda um pouco o comportamento dinâmico, especialmente nas curvas em velocidades um pouco mais elevadas.

A agilidade e a sensação de segurança, porém, não mudam, independentemente da configuração. O BYD Yuan Plus, apesar das dimensões (4.455 mm de comprimento, 2.720 mm de entre-eixos,1.875 mm de largura e 1.615 mm de altura), apresenta excelente estabilidade e rigidez torcional da carroceria satisfatória, mesmo com eventuais rolagens de carroceria mais bruscas sentidas em algumas situações.

O Renault Megane E-Tech, por sua vez, tem na velocidade de resposta da direção elétrica e na suspensão independente nas quatro rodas (MacPherson na dianteira e multilink na traseira) os pontos de apoio para uma condução segura, suave e eficiente. Vale lembrar que ele é menor que o rival chinês, e mede 4.199 mm de comprimento x 1.860 mm de largura x 1.505 mm de altura x 2.680 mm de entre-eixos.

O SUV francês tem comportamento de hatch, com ótima distribuição de peso e mínima rolagem de carroceria. As rodas de 18 polegadas e a suspensão, elevada em 20 mm no comparativo com o modelo vendido na Europa, também fazem do Megane E-Tech um carro bastante agradável de conduzir em qualquer situação. Mais um empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

1. Custo-benefício

O round final da disputa é o custo-benefício. Se analisarmos friamente os vencedores dos seis quesitos anteriores, poderíamos dizer que o Renault Megane E-Tech tem o melhor custo-benefício, pois saiu vitorioso em quatro e empatou os outros dois.

A realidade, porém, é outra. O SUV francês venceu por pequena margem, mas custa R$ 50 mil a mais que o modelo chinês (R$ 279,9 mil x R$ 229,9 mil). Desta forma, o custo-benefício do investimento no BYD Yuan Plus acaba sendo mais vantajoso.

  • Vencedor: BYD Yuan Plus: 3 pontos
  • 2º lugar: Renault Megane E-Tech: 2 pontos

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: qual é o melhor SUV elétrico?

Após 7 rounds bastante disputados, a vitória, ao menos em termos de pontos, na disputa para saber qual o melhor SUV elétrico, ficou com o Renault Megane E-Tech. Isso não significa, porém, que o BYD Yuan Plus seja uma má opção de compra. Pelo contrário.

O representante chinês se mostrou um competidor à altura do rival francês, tanto que perdeu os rounds por detalhes. No quesito final (custo-benefício), inclusive levou a vitória, pois custa R$ 50 mil a menos e entrega quase tanto quanto o modelo mais caro.

Em resumo, a decisão é sua, mas pode ter a certeza de que seja qual for a sua escolha entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, você levará um excelente SUV 100% elétrico para a garagem.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 16 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 13 pontos

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) reafirma sua posição como a parlamentar do Mato Grosso do Sul que mais trabalha pela proteção das mulheres. Com nove projetos voltados ao combate à violência doméstica, Soraya tem atuado com firmeza para fortalecer as leis e garantir mais segurança para as mulheres brasileiras.

Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar o Projeto de Lei 2.083/2022, de autoria da senadora, que propõe a classificação como falta grave a conduta de agressores condenados que descumprirem medidas protetivas. A proposta endurece a punição para aqueles que continuarem ameaçando ou se aproximando das vítimas e seus familiares, determinando o regime disciplinar diferenciado (RDD), que prevê reclusão em cela individual e restrição de visitas.

“A resposta do Estado para casos de violência contra a mulher deve ser firme. Não podemos permitir que vítimas sobreviventes vivam com medo e sob constante ameaça de seus agressores”, defende Soraya Thronicke.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a disparar ofensas contra petistas nos últimos dias. Em conversa com aliados em Angra dos Reis (RJ) no Carnaval, o ex-mandatário chamou mulheres filiadas ao PT de “feias” e “incomíveis”.

As declarações do ex-chefe do Palácio do Planalto foram gravadas e publicadas nas redes sociais, na noite de quinta-feira ((6/3), por Jair Renan Bolsonaro, vereador de Balneário Camboriú (SC) e filho 04 do ex-presidente da República.

“Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece, eu estou no aeroporto e alguém me xinga. Eu olho para a cara dela e penso: ‘nossa, mãe, incomível’”, disse o presidente na gravação.

No vídeo, Bolsonaro aparece ao lado de apoiadores e de alguns aliados que passaram o Carnaval com o ex-presidente em Angra dos Reis, cidade onde ele tem uma casa de veraneio. Entre os aliados estava o deputado federal Hélio Negão (PL-RJ).

Como a coluna Igor Gadelha noticiou, na quarta-feira (5/3), Bolsonaro passou o Carnaval em Angra. Na cidade, o ex-presidente se encontrou com Antonio de Rueda, presidente do União Brail, legenda que integra a base aliada do governo Lula.

Imagens postadas nas redes sociais mostra Bolsonaro ao lado de Rueda e do atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacelar (União Brasil), que busca o apoio do ex-presidente para disputar o governo fluminense em 2026.

➡️ A reportagem completa está na coluna de igorgadelham.

📹 Reprodução
  • Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
  • Com o fim do Carnaval, os sul-mato-grossenses já podem esperar novo feriadão para o próximo mês. Isso porque conforme o calendário de feriados e pontos facultativos do Governo Federal, o próximo feriado nacional será em abril.

O próximo feriado nacional será Paixão de Cristo, no dia 18 de abril (sexta-feira), seguido de Dia de Tiradentes, em 21 de abril (segunda-feira). Ou seja, há a possibilidade de prolongar o descanso do trabalhador de sexta a segunda-feira.

Além dos feriados nacionais, em Campo Grande há os feriados municipais de aniversário da Capital, comemorado dia 26 de agosto (em uma terça-feira neste ano), e Padroeiro, celebrado no Dia de Santo Antônio, em 13 de junho (sexta-feira neste ano). Já no âmbito estadual, há o feriado de Divisão de Estado, celebrado no dia 11 de outubro (sábado neste ano).
  • Imagens que circulam em grupos de WhatsApp gravadas por motoristas que estavam no local, mostram um incêndio na usina de álcool Inpasa nesta tarde (20), na BR-163. O fogo teria iniciado logo após um temporal que caiu na região. Brigadistas da empresa iniciaram os combates as chamas com o apoio do corpo de bombeiros de Dourados. Não há informações de vítimas e nem as causas do incêndio.
  • 🚨 VEJA 🚨 CENAS FORTES 

Um homem foi linchado e morto por um grupo de moradores após ser preso por suspeita de violentar e matar uma criança de dois anos, em Tabira, no Sertão de Pernambuco. Antônio Lopes Severo, de 42 anos, foi retirado de dentro da viatura durante sua transferência para a delegacia local e agredido pela multidão.

Segundo a polícia, Antônio Lopes e Giselda da Silva Andrade são os principais suspeitos do assassinato do menino Arthur Ramos Nascimento, no último domingo (16). O casal foi localizado na zona rural de Carnaíba (PE) em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar na noite desta terça-feira (18).

Enquanto eram transportados para a delegacia, um grupo de populares retirou Antônio Lopes da viatura e iniciou o linchamento, que resultou na morte do suspeito. 

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que a dupla precisou ser escoltada durante a transferência. “Eles [Antônio e Giselda] foram conduzidos sob custódia, por um comboio policial, para a Delegacia de Polícia de Tabira, responsável pela investigação do caso”, esclareceu a secretaria.

Nas imagens, é possível ver o momento em que Antônio é retirado da viatura na chegada à delegacia. Segundo a SDS, o homem, conhecido como Frajola, foi socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
“Antes de chegar até a unidade policial, um grande grupo de populares arrebatou um dos presos da equipe policial e passou a realizar seu linchamento. O suspeito foi socorrido, mas veio a óbito na unidade hospitalar”, explicou a pasta. Giselda da Silva Andrade foi levada à delegacia e deve ser ouvida pelas autoridades.

Entenda o caso
De acordo com as investigações, Antônio Lopes e Giselda da Silva Andrade eram responsáveis pelo cuidado do menino Arthur Ramos Nascimento.
O crime foi registrado no último domingo (16), em Tabira, no Sertão de Pernambuco, quando Arthur foi levado a um hospital da cidade com várias lesões pelo corpo. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.
  • Viih Tube e Eliezer foram batizados em uma igreja evangélica nesse sábado (15/2). O casal compartilhou nas redes sociais o vídeo do momento em que passaram pelo ritual religioso e após algumas críticas, Eliezer rebateu internautas.

“Um dos melhores dias das nossas vidas! Nascemos de novo! Te entregamos tudo, Deus! Nossa casa, nosso casamento, nossos filhos, nossa família, use a gente da forma que o senhor quiser”, escreveu o casal na legenda do post em que anunciaram o batismo.

Após um internauta comentar perguntando se “ser crente está no hype”, Eliezer respondeu: “Se Deus quiser. Que vire o maior hype que esse mundo já viu e todo mundo se converta e sinta o amor e a graça de Deus. É a melhor coisa do mundo, você deveria experimentar”.
  • A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foi fechada nos dois sentidos no início da tarde desta quarta-feira (12/2) por causa de um t1roteio na altura da Cidade Alta (RJ). Há relatos de uma m0rte e três b4leados. O motivo do confronto é uma operação nas comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral.

Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar foi atingido com dois t1ros durante o confronto. Foi necessário fazer um pouco forçado no Comando Naval da Marinha, na Penha.

A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram a operação com o objetivo de checar informações de inteligência a respeito da facção criminosa que atua na região. Em nota, a Polícia Civil afirma que “solicitou o fechamento da Avenida Brasil nas proximidades para garantir a segurança da população”.

Em vídeo, é possível ver as pessoas abaixadas próximas a muretas para se proteger dos disparos. Em determinado momento, é possível ver uma mulher afirmar que os t1ros parecem ocorrer ao lado deles.

O Centro de Operações Rio afirmou em publicação na rede social X que a avenida estaria interditada por conta de ocorrência policial.

📹 Reprodução
  • Crime ocorrido na tarde deste domingo (9), mobiliza as forças de segurança na BR-060 entre Jardim e Bela Vista. O motorista de uma Van identificado como Valdinei Marcos da Silva 39 anos, que trafegava na rodovia foi literalmente cercado e executado com tiros de arma calibre 12 na cabeça.

De acordo como site @jardimmsnews a execução ocorreu no km 16 da rodovia e segundo consta a Van foi interceptada por um veículo ainda não identificado e forçada a sair da pista. Em seguida homens armados desembarcaram do veículo desconhecido e abriram fogo contra o motorista usando arma calibre 12, matando o motorista no local.

As Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF) foram rapidamente acionadas e realizaram os primeiros atendimentos. Com a chegada da equipe da polícia civil comandada pelo titular de Jardim Dr. Lucas Taglialegna iniciou as investigações repassando para as forças policiais da fronteira.

Informações dão conta que policiais militares do DOF
(Departamento de Operações de Fronteira) prenderam os criminosos que aparentemente seguiam para a fronteira em uma caminhonete Toro. Eles estão sendo levados para interrogatório e flagrante na cidade de Jardim.

A perícia da Policia Civil de Jardim foi acionada realizando os levantamentos técnicos após o corpo foi encaminhado para o
IML (Instituto Médico Legal). No momento do crime o motorista da van se deslocava transportando pessoas para fazer compras na cidade de Cianorte, Paraná, rota que ele fazia toda semana.

Foto: Jardim MS News
Vídeo: @reporterbronka
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) reafirma sua posição como a parlamentar do Mato Grosso do Sul que mais trabalha pela proteção das mulheres. Com nove projetos voltados ao combate à violência doméstica, Soraya tem atuado com firmeza para fortalecer as leis e garantir mais segurança para as mulheres brasileiras.

Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar o Projeto de Lei 2.083/2022, de autoria da senadora, que propõe a classificação como falta grave a conduta de agressores condenados que descumprirem medidas protetivas. A proposta endurece a punição para aqueles que continuarem ameaçando ou se aproximando das vítimas e seus familiares, determinando o regime disciplinar diferenciado (RDD), que prevê reclusão em cela individual e restrição de visitas.

“A resposta do Estado para casos de violência contra a mulher deve ser firme. Não podemos permitir que vítimas sobreviventes vivam com medo e sob constante ameaça de seus agressores”, defende Soraya Thronicke.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) reafirma sua posição como a parlamentar do Mato Grosso do Sul que mais trabalha pela proteção das mulheres. Com nove projetos voltados ao combate à violência doméstica, Soraya tem atuado com firmeza para fortalecer as leis e garantir mais segurança para as mulheres brasileiras. Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar o Projeto de Lei 2.083/2022, de autoria da senadora, que propõe a classificação como falta grave a conduta de agressores condenados que descumprirem medidas protetivas. A proposta endurece a punição para aqueles que continuarem ameaçando ou se aproximando das vítimas e seus familiares, determinando o regime disciplinar diferenciado (RDD), que prevê reclusão em cela individual e restrição de visitas. “A resposta do Estado para casos de violência contra a mulher deve ser firme. Não podemos permitir que vítimas sobreviventes vivam com medo e sob constante ameaça de seus agressores”, defende Soraya Thronicke.
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a disparar ofensas contra petistas nos últimos dias. Em conversa com aliados em Angra dos Reis (RJ) no Carnaval, o ex-mandatário chamou mulheres filiadas ao PT de “feias” e “incomíveis”. As declarações do ex-chefe do Palácio do Planalto foram gravadas e publicadas nas redes sociais, na noite de quinta-feira ((6/3), por Jair Renan Bolsonaro, vereador de Balneário Camboriú (SC) e filho 04 do ex-presidente da República. “Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece, eu estou no aeroporto e alguém me xinga. Eu olho para a cara dela e penso: ‘nossa, mãe, incomível’”, disse o presidente na gravação. No vídeo, Bolsonaro aparece ao lado de apoiadores e de alguns aliados que passaram o Carnaval com o ex-presidente em Angra dos Reis, cidade onde ele tem uma casa de veraneio. Entre os aliados estava o deputado federal Hélio Negão (PL-RJ). Como a coluna Igor Gadelha noticiou, na quarta-feira (5/3), Bolsonaro passou o Carnaval em Angra. Na cidade, o ex-presidente se encontrou com Antonio de Rueda, presidente do União Brail, legenda que integra a base aliada do governo Lula. Imagens postadas nas redes sociais mostra Bolsonaro ao lado de Rueda e do atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacelar (União Brasil), que busca o apoio do ex-presidente para disputar o governo fluminense em 2026. ➡️ A reportagem completa está na coluna de igorgadelham. 📹 Reprodução
3 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai.

O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
Mais um episódio lamentável de r4c1smo no futebol sul-americano. Na noite desta quinta-feira (6/3), dois jogadores do Palmeiras, foram vítimas de ofensas r4c1stas na partida do Alviverde contra o Cerro Porteño na Libertadores sub-20, no Paraguai. O incidente aconteceu aos 78 minutos de jogo. Um torcedor fez gestos imitando um macaco em direção a Figueiredo e Luighi. O homem segurava uma criança nos braços.
3 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Com o fim do Carnaval, os sul-mato-grossenses já podem esperar novo feriadão para o próximo mês. Isso porque conforme o calendário de feriados e pontos facultativos do Governo Federal, o próximo feriado nacional será em abril.

O próximo feriado nacional será Paixão de Cristo, no dia 18 de abril (sexta-feira), seguido de Dia de Tiradentes, em 21 de abril (segunda-feira). Ou seja, há a possibilidade de prolongar o descanso do trabalhador de sexta a segunda-feira.

Além dos feriados nacionais, em Campo Grande há os feriados municipais de aniversário da Capital, comemorado dia 26 de agosto (em uma terça-feira neste ano), e Padroeiro, celebrado no Dia de Santo Antônio, em 13 de junho (sexta-feira neste ano). Já no âmbito estadual, há o feriado de Divisão de Estado, celebrado no dia 11 de outubro (sábado neste ano).
Com o fim do Carnaval, os sul-mato-grossenses já podem esperar novo feriadão para o próximo mês. Isso porque conforme o calendário de feriados e pontos facultativos do Governo Federal, o próximo feriado nacional será em abril. O próximo feriado nacional será Paixão de Cristo, no dia 18 de abril (sexta-feira), seguido de Dia de Tiradentes, em 21 de abril (segunda-feira). Ou seja, há a possibilidade de prolongar o descanso do trabalhador de sexta a segunda-feira. Além dos feriados nacionais, em Campo Grande há os feriados municipais de aniversário da Capital, comemorado dia 26 de agosto (em uma terça-feira neste ano), e Padroeiro, celebrado no Dia de Santo Antônio, em 13 de junho (sexta-feira neste ano). Já no âmbito estadual, há o feriado de Divisão de Estado, celebrado no dia 11 de outubro (sábado neste ano).
3 semanas ago
View on Instagram |
4/9
Imagens que circulam em grupos de WhatsApp gravadas por motoristas que estavam no local, mostram um incêndio na usina de álcool Inpasa nesta tarde (20), na BR-163. O fogo teria iniciado logo após um temporal que caiu na região. Brigadistas da empresa iniciaram os combates as chamas com o apoio do corpo de bombeiros de Dourados. Não há informações de vítimas e nem as causas do incêndio.
1 mês ago
View on Instagram |
5/9
🚨 VEJA 🚨 CENAS FORTES Um homem foi linchado e morto por um grupo de moradores após ser preso por suspeita de violentar e matar uma criança de dois anos, em Tabira, no Sertão de Pernambuco. Antônio Lopes Severo, de 42 anos, foi retirado de dentro da viatura durante sua transferência para a delegacia local e agredido pela multidão. Segundo a polícia, Antônio Lopes e Giselda da Silva Andrade são os principais suspeitos do assassinato do menino Arthur Ramos Nascimento, no último domingo (16). O casal foi localizado na zona rural de Carnaíba (PE) em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar na noite desta terça-feira (18). Enquanto eram transportados para a delegacia, um grupo de populares retirou Antônio Lopes da viatura e iniciou o linchamento, que resultou na morte do suspeito. Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que a dupla precisou ser escoltada durante a transferência. “Eles [Antônio e Giselda] foram conduzidos sob custódia, por um comboio policial, para a Delegacia de Polícia de Tabira, responsável pela investigação do caso”, esclareceu a secretaria. Nas imagens, é possível ver o momento em que Antônio é retirado da viatura na chegada à delegacia. Segundo a SDS, o homem, conhecido como Frajola, foi socorrido e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. “Antes de chegar até a unidade policial, um grande grupo de populares arrebatou um dos presos da equipe policial e passou a realizar seu linchamento. O suspeito foi socorrido, mas veio a óbito na unidade hospitalar”, explicou a pasta. Giselda da Silva Andrade foi levada à delegacia e deve ser ouvida pelas autoridades. Entenda o caso De acordo com as investigações, Antônio Lopes e Giselda da Silva Andrade eram responsáveis pelo cuidado do menino Arthur Ramos Nascimento. O crime foi registrado no último domingo (16), em Tabira, no Sertão de Pernambuco, quando Arthur foi levado a um hospital da cidade com várias lesões pelo corpo. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.
1 mês ago
View on Instagram |
6/9
Viih Tube e Eliezer foram batizados em uma igreja evangélica nesse sábado (15/2). O casal compartilhou nas redes sociais o vídeo do momento em que passaram pelo ritual religioso e após algumas críticas, Eliezer rebateu internautas. “Um dos melhores dias das nossas vidas! Nascemos de novo! Te entregamos tudo, Deus! Nossa casa, nosso casamento, nossos filhos, nossa família, use a gente da forma que o senhor quiser”, escreveu o casal na legenda do post em que anunciaram o batismo. Após um internauta comentar perguntando se “ser crente está no hype”, Eliezer respondeu: “Se Deus quiser. Que vire o maior hype que esse mundo já viu e todo mundo se converta e sinta o amor e a graça de Deus. É a melhor coisa do mundo, você deveria experimentar”.
1 mês ago
View on Instagram |
7/9
A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foi fechada nos dois sentidos no início da tarde desta quarta-feira (12/2) por causa de um t1roteio na altura da Cidade Alta (RJ). Há relatos de uma m0rte e três b4leados. O motivo do confronto é uma operação nas comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral. Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar foi atingido com dois t1ros durante o confronto. Foi necessário fazer um pouco forçado no Comando Naval da Marinha, na Penha. A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram a operação com o objetivo de checar informações de inteligência a respeito da facção criminosa que atua na região. Em nota, a Polícia Civil afirma que “solicitou o fechamento da Avenida Brasil nas proximidades para garantir a segurança da população”. Em vídeo, é possível ver as pessoas abaixadas próximas a muretas para se proteger dos disparos. Em determinado momento, é possível ver uma mulher afirmar que os t1ros parecem ocorrer ao lado deles. O Centro de Operações Rio afirmou em publicação na rede social X que a avenida estaria interditada por conta de ocorrência policial. 📹 Reprodução
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Crime ocorrido na tarde deste domingo (9), mobiliza as forças de segurança na BR-060 entre Jardim e Bela Vista. O motorista de uma Van identificado como Valdinei Marcos da Silva 39 anos, que trafegava na rodovia foi literalmente cercado e executado com tiros de arma calibre 12 na cabeça.

De acordo como site @jardimmsnews a execução ocorreu no km 16 da rodovia e segundo consta a Van foi interceptada por um veículo ainda não identificado e forçada a sair da pista. Em seguida homens armados desembarcaram do veículo desconhecido e abriram fogo contra o motorista usando arma calibre 12, matando o motorista no local.

As Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF) foram rapidamente acionadas e realizaram os primeiros atendimentos. Com a chegada da equipe da polícia civil comandada pelo titular de Jardim Dr. Lucas Taglialegna iniciou as investigações repassando para as forças policiais da fronteira.

Informações dão conta que policiais militares do DOF
(Departamento de Operações de Fronteira) prenderam os criminosos que aparentemente seguiam para a fronteira em uma caminhonete Toro. Eles estão sendo levados para interrogatório e flagrante na cidade de Jardim.

A perícia da Policia Civil de Jardim foi acionada realizando os levantamentos técnicos após o corpo foi encaminhado para o
IML (Instituto Médico Legal). No momento do crime o motorista da van se deslocava transportando pessoas para fazer compras na cidade de Cianorte, Paraná, rota que ele fazia toda semana.

Foto: Jardim MS News
Vídeo: @reporterbronka
Crime ocorrido na tarde deste domingo (9), mobiliza as forças de segurança na BR-060 entre Jardim e Bela Vista. O motorista de uma Van identificado como Valdinei Marcos da Silva 39 anos, que trafegava na rodovia foi literalmente cercado e executado com tiros de arma calibre 12 na cabeça. De acordo como site @jardimmsnews a execução ocorreu no km 16 da rodovia e segundo consta a Van foi interceptada por um veículo ainda não identificado e forçada a sair da pista. Em seguida homens armados desembarcaram do veículo desconhecido e abriram fogo contra o motorista usando arma calibre 12, matando o motorista no local. As Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF) foram rapidamente acionadas e realizaram os primeiros atendimentos. Com a chegada da equipe da polícia civil comandada pelo titular de Jardim Dr. Lucas Taglialegna iniciou as investigações repassando para as forças policiais da fronteira. Informações dão conta que policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam os criminosos que aparentemente seguiam para a fronteira em uma caminhonete Toro. Eles estão sendo levados para interrogatório e flagrante na cidade de Jardim. A perícia da Policia Civil de Jardim foi acionada realizando os levantamentos técnicos após o corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal). No momento do crime o motorista da van se deslocava transportando pessoas para fazer compras na cidade de Cianorte, Paraná, rota que ele fazia toda semana. Foto: Jardim MS News Vídeo: @reporterbronka
2 meses ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas