VOGAIS FM
  • Vogais FM

Renault Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: Qual o melhor SUV elétrico?

As opções para quem está em busca de um SUV elétrico no mercado brasileiro são as mais variadas possíveis, e englobam desde modelos de marcas tradicionais, como o Volkswagen ID.4 (disponível apenas por assinatura) até os mais luxuosos, como o Mercedes-Benz EQS SUV 450, o mais caro do line-up elétrico da montadora alemã.

No segmento intermediário, porém, estão boa parte dos SUVs que circulam mês a mês pelo ranking de carros elétricos mais vendidos do Brasil. Nesse perfil dois se encaixam com bom destaque: o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus.

Fui o escolhido pelo Canaltech para testar tanto o utilitário francês quanto o chinês e, após passar alguns dias de posse de ambos para produzir um review detalhado a respeito de cada um, também fiquei responsável por responder a uma importante pergunta: entre o Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, qual o melhor SUV elétrico?

Continua após a publicidade

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: o duelo

Para determinar qual SUV elétrico é o melhor no duelo entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, separamos o comparativo em 7 quesitos: design/acabamento, conectividade/tecnologia, eficiência energética, potência, desempenho, dirigibilidade e custo-benefício.

O vencedor de cada disputa somará 3 pontos, o perdedor ficará com 2 e, no caso de empate, cada um dos SUVs elétricos acrescentará um ponto à classificação. Quem fizer o maior número de pontos ao final dos 7 rounds será declarado vencedor.

Continua após a publicidade

7. Design/Acabamento

O primeiro quesito avaliado para saber qual dos SUVs elétricos é o melhor entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus foi, na verdade, um item subdividido em dois, mas que estão interligados: design e acabamento.

Vamos começar falando sobre o design e, por educação, com os mais velhos (no mercado brasileiro, pelo menos). O Yuan Plus foi lançado pela BYD por aqui em novembro de 2022 e, após os testes com o Canaltech, teve justamente no design e no acabamento “inusitado” da cabine dois de seus pontos de destaque.

Continua após a publicidade

Por fora, o SUV chinês apresenta grade dianteira com as iniciais BYD em um elemento paralelo prateado, que liga um farol ao outro, rodas aro 18 com design exclusivo e lanternas traseiras unidas por um filete horizontal, também devidamente iluminado.

A cabine do Yuan Plus divide opiniões. Alguns, como eu, acham interessante a mistura de elementos, que une a modernidade de uma central multimídia de 12,8 polegadas, que gira ao toque de um botão com o ineditismo das saídas de ar em formato de meia argola e do porta-objetos com “cordas de violão”, que podem despertar sentimentos antagônicos nos consumidores.

Continua após a publicidade

A qualidade dos materiais utilizados pela montadora chinesa, no entanto, é acima de qualquer suspeita. A BYD fez questão de colocar nos bancos, nas portas, consoles e painéis materiais de excelente qualidade. Assim, dificilmente o consumidor terá motivos para reclamar de barulhinhos incômodos com o passar do tempo.

E o Megane E-Tech?

O Renault Megane E-Tech tem um design externo mais ousado e futurista do que o rival chinês. Enquanto o Yuan Plus tem uma aparência mais comum, o E-Tech acabou chamando a atenção algumas vezes no trânsito durante a realização dos testes, a ponto de um rapaz em uma moto pedir para que eu abaixasse o vidro só para perguntar: “É um Renault mesmo?”.

Continua após a publicidade

Passado o susto por conta do inusitado pedido do simpático motociclista, parei para pensar que, na verdade, a pergunta dele tem bastante procedência. Afinal, o Renault Megane E-Tech é completamente diferente dos modelos da marca francesa que nos acostumamos a ver no Brasil, elétricos ou a combustão.

O design externo estreia a linguagem batizada de “Sensual Tech” pela marca. O Megane E-Tech conta com faróis Full-LED, detalhes em 3D na traseira, capô arqueado, saídas de ar laterais e maçanetas retráteis elétricas. O maior destaque, porém, fica para o novo logo da marca, bidimensional — “Nouvel R”.

Por dentro, a cabine não é tão inusitada quanto a do Yuan Plus, mas os acabamentos em alcântara, tanto nos bancos quanto nos painéis (em substituição ao chamado soft touch) e nas portas, combinados com o black piano do quadro de instrumentos e da central multimídia, foram escolhas acertadas da marca, e passam um ar premium ao francês.

Continua após a publicidade

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

6. Conectividade/Tecnologia/Segurança

O segundo quesito analisado no duelo para decidir quem é o melhor SUV elétrico — Megane E-Tech ou BYD Yuan Plus — também foi subdividido, mas em três assuntos correlatos: conectividade, tecnologia e segurança.

Continua após a publicidade

Começando agora pelo competidor francês, podemos atestar que o Megane E-Tech realmente leva o “sobrenome” a sério. A cabine do SUV europeu tem uma nova assinatura luminosa aliada ao Welcome Sequence, tela de multimídia OpenR de 9 polegadas combinada ao cluster digital de 12,3”, além de dispositivos avançados de assistência de condução e segurança ao motorista.

O emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e a iluminação interna pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense localizado no volante, que oferece até mesmo a possibilidade de ajustar as cores de acordo com o humor do usuário.

No campo da segurança, destaque para o sistema de alerta sonoro externo VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de alerta para pedestres), que avisa os pedestres sobre sua presença. Ele tem 3 versões (Neutro, Puro, Expressivo) e é ativado quando o carro está a uma velocidade entre 0 e 30 km/h.

Continua após a publicidade

O crossover conta ainda com alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA), com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência), que associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais para recolocar o carro automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem.

Tecnologia do Yuan Plus

O BYD Yuan Plus também faz bonito no combo tecnologia + conectividade + segurança. A completíssima lista inclui desde itens voltados para o infotenimento, como o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 12,8 polegadas, que gira automaticamente ao toque de um botão, até a iluminação ambiente com diversas opções de cores.

Entre os itens de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC), o recurso que permite o reconhecimento automático de placas e sinais de trânsito (TSR) e, claro, a eficiente Inteligência Artificial, que até adverte, por voz, se o motorista ou o passageiro ao lado do condutor estiverem sem cinto de segurança com o carro em movimento.

Continua após a publicidade

Faltam, é verdade, alguns recursos que, pelo preço cobrado, poderiam fazer parte da lista, como a memória de banco do motorista, a abertura e fechamento automático do porta-malas e o ajuste elétrico do banco do passageiro.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

5. Eficiência energética

Continua após a publicidade

A eficiência energética é um quesito que tem muita importância na hora da compra de um carro elétrico, seja ele um hatch, um sedan ou um SUV. E, nesse ponto, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus têm seus méritos.

Ambos fazem parte do ranking de 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil em 2024, segundo as aferições do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reconhecidamente mais exigentes que os órgãos de fora do Brasil.

Os dados colhidos nos testes do Inmetro mostram, em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l (quilômetros por litro), quais os carros elétricos mais eficientes e econômicos à venda no Brasil. E os SUVs do nosso duelo estão entre eles.

De acordo com o órgão, o Renault Megane E-Tech ocupa, atualmente, a 8ª posição entre os carros elétricos mais econômicos do Brasil, com eficiência energética de 0,51 MJ/km. O número equivale a um consumo de “combustível” médio de 38,8 km/l na estrada e 41,4 km/l na cidade.

O BYD Yuan Plus, por sua vez, ficou em 10º lugar, ao registrar, segundo o Inmetro, 0,56 MJ/km de eficiência energética, além de consumos equivalentes de 33,1 km/l e 39,8 km/l em trechos de estrada e cidade, respectivamente.

De acordo com os dados passados pelas marcas, BYD Yuan Plus e Renault Megane E-Tech podem rodar 294 km e 337 km por carga, respectivamente. Vale ressaltar que, nos testes comigo ao volante, os números foram superiores para ambos os modelos, beirando os 360 quilômetros até ser necessário plugar o SUV na rede elétrica.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

4. Potência

O quesito potência talvez seja o mais simples de avaliar. Afinal, basta comparar os números e ver quem entre Renault Megane E-Tech e BYD Yuan Plus entrega mais nas mãos do motorista.

Isso pode até parecer injusto, mas, antes que você diga alguma coisa, um pequeno spoiler: o próximo quesito a ser avaliado será o desempenho e, aí sim, os números serão apenas um dos parâmetros de um cenário mais amplo.

As fichas técnicas oficiais das montadoras mostram que, na potência pura e simples, o Megane E-Tech leva vantagem. O francês entrega 220 cv e 30,6 kgf/m de torque imediato, enquanto o SUV da marca chinesa oferece 204 cv, mas com torque um pouco superior — 31,6 kgf/m.

Há um porém que acaba “compensando” essa perda de torque a favor do Megane. Como o Yuan Plus é 20 kg mais pesado (1.700 kg x 1.680 kg), a sutil vantagem nos números acaba não dando vantagem ao SUV chinês na entrega imediata da aceleração.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

3. Desempenho

Em termos de desempenho, apesar da diferença na motorização, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus se saíram muito bem. Ambos entregam o que se espera de carros com potência acima de 200 cavalos, independentemente do tipo de propulsor.

O Megane E-Tech faz o 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, segundo os números oficiais da montadora, e é um décimo mais lento do que o BYD Yuan Plus, também de acordo com os dados técnicos passados pela fabricante. Na prática, porém, eles se mostraram iguais.

Por razões de segurança, não nos arriscamos a cravar o pé no acelerador e conferir se o tempo declarado por Renault e BYD corresponde à realidade, mas comprovamos, em mais de uma situação, que tanto o SUV francês quanto o chinês são ágeis e têm um “coice” suficientemente forte para colar o corpo no banco se a pisada no acelerador for um pouco mais funda. Resultado: Empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

2. Dirigibilidade

A dirigibilidade é um outro quesito que terminou empatado, embora seja importante ressaltar que, mesmo em se tratando de dois carros rotulados como SUVs, o comportamento dinâmico do BYD Yuan Plus e do Megane E-Tech tem diferenças importantes.

O modelo chinês tem tração dianteira e é extremamente eficiente, seja qual for o modo de condução escolhido (Eco, Normal e Sport). Há ainda duas variações de acerto de volante (esportivo e normal). Dependendo da escolha, o SUV muda um pouco o comportamento dinâmico, especialmente nas curvas em velocidades um pouco mais elevadas.

A agilidade e a sensação de segurança, porém, não mudam, independentemente da configuração. O BYD Yuan Plus, apesar das dimensões (4.455 mm de comprimento, 2.720 mm de entre-eixos,1.875 mm de largura e 1.615 mm de altura), apresenta excelente estabilidade e rigidez torcional da carroceria satisfatória, mesmo com eventuais rolagens de carroceria mais bruscas sentidas em algumas situações.

O Renault Megane E-Tech, por sua vez, tem na velocidade de resposta da direção elétrica e na suspensão independente nas quatro rodas (MacPherson na dianteira e multilink na traseira) os pontos de apoio para uma condução segura, suave e eficiente. Vale lembrar que ele é menor que o rival chinês, e mede 4.199 mm de comprimento x 1.860 mm de largura x 1.505 mm de altura x 2.680 mm de entre-eixos.

O SUV francês tem comportamento de hatch, com ótima distribuição de peso e mínima rolagem de carroceria. As rodas de 18 polegadas e a suspensão, elevada em 20 mm no comparativo com o modelo vendido na Europa, também fazem do Megane E-Tech um carro bastante agradável de conduzir em qualquer situação. Mais um empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

1. Custo-benefício

O round final da disputa é o custo-benefício. Se analisarmos friamente os vencedores dos seis quesitos anteriores, poderíamos dizer que o Renault Megane E-Tech tem o melhor custo-benefício, pois saiu vitorioso em quatro e empatou os outros dois.

A realidade, porém, é outra. O SUV francês venceu por pequena margem, mas custa R$ 50 mil a mais que o modelo chinês (R$ 279,9 mil x R$ 229,9 mil). Desta forma, o custo-benefício do investimento no BYD Yuan Plus acaba sendo mais vantajoso.

  • Vencedor: BYD Yuan Plus: 3 pontos
  • 2º lugar: Renault Megane E-Tech: 2 pontos

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: qual é o melhor SUV elétrico?

Após 7 rounds bastante disputados, a vitória, ao menos em termos de pontos, na disputa para saber qual o melhor SUV elétrico, ficou com o Renault Megane E-Tech. Isso não significa, porém, que o BYD Yuan Plus seja uma má opção de compra. Pelo contrário.

O representante chinês se mostrou um competidor à altura do rival francês, tanto que perdeu os rounds por detalhes. No quesito final (custo-benefício), inclusive levou a vitória, pois custa R$ 50 mil a menos e entrega quase tanto quanto o modelo mais caro.

Em resumo, a decisão é sua, mas pode ter a certeza de que seja qual for a sua escolha entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, você levará um excelente SUV 100% elétrico para a garagem.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 16 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 13 pontos

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • A Justiça Eleitoral de Jardim, por meio da juíza Melyna Machado Mescouto Fialho, determinou a exclusão de uma postagem nas redes sociais que criticava a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher. A decisão foi baseada na interpretação de que a publicação configurava propaganda eleitoral antecipada negativa.

A representação foi apresentada pela Comissão Provisória Municipal do Podemos de Jardim, contra a vereadora Jakeline Domingues Ayala. A acusação foi de que entre os dias 5 e 10 de junho de 2024, Jakeline impulsionou um vídeo no Instagram intitulado “Mais um caso de censura e abuso de poder em Jardim/MS”, alcançando entre 10 a 15 mil pessoas.

No vídeo, a vereadora Jake Ayala critica a prefeita Clediane Areco Matzenbacher pela demissão de uma professora que reivindicava melhores condições para seus alunos. “É inadmissível o que está acontecendo em Jardim. Chega desse coronelismo. É a hora da gente dar o troco. 2024 é o momento da resposta. A prefeita não pode mais permanecer,” afirmou Jakeline no vídeo.

Saiba mais 🔗 www.sudoeste_ms.com.br
  • 🚨VEJA: A Festa do Banho de São João, em Corumbá (MS), contrasta com o Pantanal sul-mato-grossense em chamas. 

Um vídeo que circula no Instagram desde sábado, 22, mostra a festividade de um ângulo triste, com o fogo consumindo a vegetação próxima ao Rio Paraguai. 😔🥺
  • Durante discurso, @sorayathronicke lembra que o SUS banca vasectomia para quem quiser fazer: “O SUS banca a vasectomia de graça. E eu não vejo ninguém aqui legislar sobre o corpo dos homens”. O que acharam?

Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 

(Vídeo/Reprodução: divulgação )
  • Na pesquisa espontânea, a liderança é de André Guimarães, com 20,4% das intenções de votos, sendo que na anterior realizada em março o percentual foi 22,6%, seguido por Dr. Juliano, com 16,6%, sendo que na anterior o percentual foi 12%, e Valdir Junior, com 4%, sendo que na anterior ele não foi citado, enquanto 2% citaram outros nomes, sendo que na anterior o percentual foi 1%, e 57% não sabem ou não responderam, sendo que anterior o percentual foi 52,2%.

Estimulada

No levantamento estimulado, a liderança continua André Guimarães, com 36%, sendo que no anterior o percentual foi 38%, tecnicamente empatado, considerando a margem de erro, com Dr. Juliano, com 33%, sendo que no anterior o percentual foi 24%, enquanto 31% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 20%.

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, André Guimarães, com 10,2%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 4%, seguido por Dr. Juliano, com 9,6%, sendo que na anterior o percentual foi 5%, enquanto 80,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 48%.
  • Em novembro de 2023, um incêndio destruiu tudo o que as famílias da comunidade Mandela, em Campo Grande, possuíam

Ao prometer entregar as casas custeadas pela prefeitura, a prefeita Adriane Lopes (PP) recusou uma ajuda de R$ 9 milhões oferecida pela senadora Soraya Thronicke (Podemos), destinada à reconstrução das moradias.

Devido à recusa dos recursos, os moradores das mais de 180 novas casas que serão construídas pela prefeitura terão que arcar com um custo de R$ 187 por mês, durante 30 anos, para habitar as novas residências. A negativa da prefeita foi confirmada pelo próprio governador em dezembro de 2023.

“A construção dos recursos para as casas foi feita em parceria com a senadora Soraya. A regularização do terreno é uma premissa,” destacou o governador. Ele explicou que “quando Maria do Carmo Secretaria de Estado e Habitação, oficiou a prefeita no dia 12, a prefeita negou o recurso para a construção das casas.”
  • 🏋️‍♀️🏋️🙏 A primeira academia cristã foi inaugurada em Curitiba na última semana. O espaço que promete aliar o bem-estar  e a fé chamou a atenção nas redes sociais. A proposta do local é única: além de se exercitarem, os alunos podem meditar ao som de pregações e músicas cristãs, criando uma atmosfera de espiritualidade e reflexão. A academia também se destaca por não tocar músicas consideradas mundanas e por promover um ambiente de respeito, livre de abordagens indesejadas.

A proposta atraiu a atenção dos internautas, gerando diversos comentários nas redes sociais. “De coração, isso não é crítica, mas uma dúvida, qual a diferença de uma academia convencional para a academia Sou Mais Cristo?”, questionou um usuário. Outro, em tom de ironia, comentou: “A leg prece também é uma boa treinada.”

🎥 Reprodução
  • 🚨VEJA: Um caso chocante de agressão ocorreu dentro de uma sala de aula em Cianorte, no Paraná. O Um aluno de 17 anos, do segundo ano do ensino médio, aplicou um golpe conhecido como mata-leão em um professor durante uma discussão. O conflito começou quando o professor afastou a carteira do aluno por ele se recusar a se juntar à fila formada pelos colegas. Outros alunos tentaram intervir enquanto o jovem imobilizava o docente. Tanto a escola quanto o professor registraram boletins de ocorrência. O professor sofreu ferimentos leves e precisará passar por exame de corpo delito.
  • 🥹🥹 Impossível não se emocionar com esse vídeo

Dan Dukorre, de São Paulo (SP), compartilhou um momento muito especial e emocionante com sua família. Ele, que nasceu e cresceu na comunidade do Capão Redondo, teve a oportunidade de ir para a Inglaterra em 2018 e passou 5 anos em Londres, longe da família, tentando buscar uma vida melhor.

Ele deixou os dois filhos no Brasil. “Cada dia que passava, o peito apertava e as chamadas de vídeo já não eram suficientes”, escreveu Dan.

Depois desse tempo retornou e decidiu fazer uma surpresa para sua família. Na cena, ele chega em casa e seus filhos não se aguentam de alegria e emoção ao revê-lo.

🎥 Reprodução: @dan.dukorre | @dommedia.br
  • Frentista é presa por matar a filha bebê de dez meses envenenada com chumbinho, colocar no congelador e, de noite, colocar corpo para “ninar”. Simary colocava a bebê em uma cadeirinha e cobria com um pano. Ela mentiu para amigos, familiares e vizinhos dizendo que a pequena Sofia Rayane estava com a avó paterna. Inclusive, teria comprado um número novo para se passar pela idosa por mensagens. A motivação é um mistério. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco.
A Justiça Eleitoral de Jardim, por meio da juíza Melyna Machado Mescouto Fialho, determinou a exclusão de uma postagem nas redes sociais que criticava a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher. A decisão foi baseada na interpretação de que a publicação configurava propaganda eleitoral antecipada negativa.

A representação foi apresentada pela Comissão Provisória Municipal do Podemos de Jardim, contra a vereadora Jakeline Domingues Ayala. A acusação foi de que entre os dias 5 e 10 de junho de 2024, Jakeline impulsionou um vídeo no Instagram intitulado “Mais um caso de censura e abuso de poder em Jardim/MS”, alcançando entre 10 a 15 mil pessoas.

No vídeo, a vereadora Jake Ayala critica a prefeita Clediane Areco Matzenbacher pela demissão de uma professora que reivindicava melhores condições para seus alunos. “É inadmissível o que está acontecendo em Jardim. Chega desse coronelismo. É a hora da gente dar o troco. 2024 é o momento da resposta. A prefeita não pode mais permanecer,” afirmou Jakeline no vídeo.

Saiba mais 🔗 www.sudoeste_ms.com.br
A Justiça Eleitoral de Jardim, por meio da juíza Melyna Machado Mescouto Fialho, determinou a exclusão de uma postagem nas redes sociais que criticava a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher. A decisão foi baseada na interpretação de que a publicação configurava propaganda eleitoral antecipada negativa. A representação foi apresentada pela Comissão Provisória Municipal do Podemos de Jardim, contra a vereadora Jakeline Domingues Ayala. A acusação foi de que entre os dias 5 e 10 de junho de 2024, Jakeline impulsionou um vídeo no Instagram intitulado “Mais um caso de censura e abuso de poder em Jardim/MS”, alcançando entre 10 a 15 mil pessoas. No vídeo, a vereadora Jake Ayala critica a prefeita Clediane Areco Matzenbacher pela demissão de uma professora que reivindicava melhores condições para seus alunos. “É inadmissível o que está acontecendo em Jardim. Chega desse coronelismo. É a hora da gente dar o troco. 2024 é o momento da resposta. A prefeita não pode mais permanecer,” afirmou Jakeline no vídeo. Saiba mais 🔗 www.sudoeste_ms.com.br
6 horas ago
View on Instagram |
1/9
🚨VEJA: A Festa do Banho de São João, em Corumbá (MS), contrasta com o Pantanal sul-mato-grossense em chamas. Um vídeo que circula no Instagram desde sábado, 22, mostra a festividade de um ângulo triste, com o fogo consumindo a vegetação próxima ao Rio Paraguai. 😔🥺
20 horas ago
View on Instagram |
2/9
Durante discurso, @sorayathronicke lembra que o SUS banca vasectomia para quem quiser fazer: “O SUS banca a vasectomia de graça. E eu não vejo ninguém aqui legislar sobre o corpo dos homens”. O que acharam? Siga @sudoeste_ms para ver mais! 📌 (Vídeo/Reprodução: divulgação )
1 dia ago
View on Instagram |
3/9
Na pesquisa espontânea, a liderança é de André Guimarães, com 20,4% das intenções de votos, sendo que na anterior realizada em março o percentual foi 22,6%, seguido por Dr. Juliano, com 16,6%, sendo que na anterior o percentual foi 12%, e Valdir Junior, com 4%, sendo que na anterior ele não foi citado, enquanto 2% citaram outros nomes, sendo que na anterior o percentual foi 1%, e 57% não sabem ou não responderam, sendo que anterior o percentual foi 52,2%.

Estimulada

No levantamento estimulado, a liderança continua André Guimarães, com 36%, sendo que no anterior o percentual foi 38%, tecnicamente empatado, considerando a margem de erro, com Dr. Juliano, com 33%, sendo que no anterior o percentual foi 24%, enquanto 31% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 20%.

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, André Guimarães, com 10,2%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 4%, seguido por Dr. Juliano, com 9,6%, sendo que na anterior o percentual foi 5%, enquanto 80,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 48%.
Na pesquisa espontânea, a liderança é de André Guimarães, com 20,4% das intenções de votos, sendo que na anterior realizada em março o percentual foi 22,6%, seguido por Dr. Juliano, com 16,6%, sendo que na anterior o percentual foi 12%, e Valdir Junior, com 4%, sendo que na anterior ele não foi citado, enquanto 2% citaram outros nomes, sendo que na anterior o percentual foi 1%, e 57% não sabem ou não responderam, sendo que anterior o percentual foi 52,2%. Estimulada No levantamento estimulado, a liderança continua André Guimarães, com 36%, sendo que no anterior o percentual foi 38%, tecnicamente empatado, considerando a margem de erro, com Dr. Juliano, com 33%, sendo que no anterior o percentual foi 24%, enquanto 31% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que no anterior o percentual foi 20%. Rejeição estimulada No quesito rejeição estimulada, André Guimarães, com 10,2%, sendo que na pesquisa anterior o percentual foi 4%, seguido por Dr. Juliano, com 9,6%, sendo que na anterior o percentual foi 5%, enquanto 80,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi 48%.
4 dias ago
View on Instagram |
4/9
Em novembro de 2023, um incêndio destruiu tudo o que as famílias da comunidade Mandela, em Campo Grande, possuíam

Ao prometer entregar as casas custeadas pela prefeitura, a prefeita Adriane Lopes (PP) recusou uma ajuda de R$ 9 milhões oferecida pela senadora Soraya Thronicke (Podemos), destinada à reconstrução das moradias.

Devido à recusa dos recursos, os moradores das mais de 180 novas casas que serão construídas pela prefeitura terão que arcar com um custo de R$ 187 por mês, durante 30 anos, para habitar as novas residências. A negativa da prefeita foi confirmada pelo próprio governador em dezembro de 2023.

“A construção dos recursos para as casas foi feita em parceria com a senadora Soraya. A regularização do terreno é uma premissa,” destacou o governador. Ele explicou que “quando Maria do Carmo Secretaria de Estado e Habitação, oficiou a prefeita no dia 12, a prefeita negou o recurso para a construção das casas.”
Em novembro de 2023, um incêndio destruiu tudo o que as famílias da comunidade Mandela, em Campo Grande, possuíam Ao prometer entregar as casas custeadas pela prefeitura, a prefeita Adriane Lopes (PP) recusou uma ajuda de R$ 9 milhões oferecida pela senadora Soraya Thronicke (Podemos), destinada à reconstrução das moradias. Devido à recusa dos recursos, os moradores das mais de 180 novas casas que serão construídas pela prefeitura terão que arcar com um custo de R$ 187 por mês, durante 30 anos, para habitar as novas residências. A negativa da prefeita foi confirmada pelo próprio governador em dezembro de 2023. “A construção dos recursos para as casas foi feita em parceria com a senadora Soraya. A regularização do terreno é uma premissa,” destacou o governador. Ele explicou que “quando Maria do Carmo Secretaria de Estado e Habitação, oficiou a prefeita no dia 12, a prefeita negou o recurso para a construção das casas.”
5 dias ago
View on Instagram |
5/9
🏋️‍♀️🏋️🙏 A primeira academia cristã foi inaugurada em Curitiba na última semana. O espaço que promete aliar o bem-estar e a fé chamou a atenção nas redes sociais. A proposta do local é única: além de se exercitarem, os alunos podem meditar ao som de pregações e músicas cristãs, criando uma atmosfera de espiritualidade e reflexão. A academia também se destaca por não tocar músicas consideradas mundanas e por promover um ambiente de respeito, livre de abordagens indesejadas. A proposta atraiu a atenção dos internautas, gerando diversos comentários nas redes sociais. “De coração, isso não é crítica, mas uma dúvida, qual a diferença de uma academia convencional para a academia Sou Mais Cristo?”, questionou um usuário. Outro, em tom de ironia, comentou: “A leg prece também é uma boa treinada.” 🎥 Reprodução
6 dias ago
View on Instagram |
6/9
🚨VEJA: Um caso chocante de agressão ocorreu dentro de uma sala de aula em Cianorte, no Paraná. O Um aluno de 17 anos, do segundo ano do ensino médio, aplicou um golpe conhecido como mata-leão em um professor durante uma discussão. O conflito começou quando o professor afastou a carteira do aluno por ele se recusar a se juntar à fila formada pelos colegas. Outros alunos tentaram intervir enquanto o jovem imobilizava o docente. Tanto a escola quanto o professor registraram boletins de ocorrência. O professor sofreu ferimentos leves e precisará passar por exame de corpo delito.
1 semana ago
View on Instagram |
7/9
🥹🥹 Impossível não se emocionar com esse vídeo Dan Dukorre, de São Paulo (SP), compartilhou um momento muito especial e emocionante com sua família. Ele, que nasceu e cresceu na comunidade do Capão Redondo, teve a oportunidade de ir para a Inglaterra em 2018 e passou 5 anos em Londres, longe da família, tentando buscar uma vida melhor. Ele deixou os dois filhos no Brasil. “Cada dia que passava, o peito apertava e as chamadas de vídeo já não eram suficientes”, escreveu Dan. Depois desse tempo retornou e decidiu fazer uma surpresa para sua família. Na cena, ele chega em casa e seus filhos não se aguentam de alegria e emoção ao revê-lo. 🎥 Reprodução: @dan.dukorre | @dommedia.br
3 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Frentista é presa por matar a filha bebê de dez meses envenenada com chumbinho, colocar no congelador e, de noite, colocar corpo para “ninar”. Simary colocava a bebê em uma cadeirinha e cobria com um pano. Ela mentiu para amigos, familiares e vizinhos dizendo que a pequena Sofia Rayane estava com a avó paterna. Inclusive, teria comprado um número novo para se passar pela idosa por mensagens. A motivação é um mistério. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas