O automobilismo está cada vez mais atraindo a atenção do público feminino. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Repucom apontou que o interesse das mulheres por esportes à motor cresceu 49% nos últimos cinco anos.
O dado faz parte do Sponsorlink, pesquisa sobre os hábitos, perfil, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes. Considerando todos os anos em que o estudo foi realizado, o automobilismo vive seu melhor momento em volume de fãs.
Atualmente, 56% dos brasileiros conectados com 18 anos ou mais se declaram fãs de automobilismo, o que corresponde a 65 milhões de pessoas. Em 2019, 42% dos internautas declarava interesse por esportes à motor, o equivalente a 40 milhões de pessoas.
O novo número de fãs representa um crescimento de 63% (25 milhões de internautas) em comparação com 2019. Deste público, a maioria (51%) é composta por mulheres.
Em 2024, embora os homens continuem com a maior participação no número total de fãs de automobilismo (57%), a participação feminina registrou um avanço de 5 pontos percentuais e um crescimento de 15% nos últimos cinco anos.
Analisando o público feminino de forma isolada, o interesse das mulheres passou de 31% em 2019 para alcançar 46% das mulheres atualmente, ou seja, uma evolução de 49% no interesse pelo esporte.
O automobilismo, que historicamente conta com maior participação de homens e de indivíduos na faixa de 40 a 54 anos, também mostrava afinidade com o público acima de 55 anos.
Em 2024, ainda que a faixa de 40 a 54 anos continue compondo maioria entre os fãs, houve redução na afinidade do público acima de 55 anos e um aumento de interesse entre os mais jovens, na faixa dos 30 a 39 anos.
O mesmo movimento de intensificação de crescimento, rejuvenescimento dos fãs e aumento na preferência e participação feminina nos últimos cinco anos também é observado entre os fãs da Fórmula 1.
A categoria atingiu em 2024 seu melhor momento histórico em volume de fãs com 51% de brasileiros conectados, o equivalente a 60 milhões de indivíduos afirmando ter interesse ou alto interesse na principal modalidade do automobilismo internacional.
O GP São Paulo de Fórmula 1, que acontecerá entre sexta-feira (1) e domingo (3), segue a tendência. Em abril, Adriana Andrade, diretora de marketing da etapa, participou do Fórum da Máquina do Esporte 2024 e indicou que 37% dos torcedores que comparecem ao evento são do público feminino.
A média de idade dos torcedores também caiu, de 44 para 36 anos. A tendência é vista como um reflexo da intensificação da presença do GP São Paulo no ambiente digital.
Entre os dez esportes mais populares do Brasil, os fãs de automobilismo figuram no top 5 com os maiores índices de concordância quanto a “alta probabilidade comprar produtos com o logo do seu time ou evento preferido nos próximos três meses”, alto índice de “credibilidade” e “preferência” na escolha de marcas patrocinadores do esporte.
“As mudanças no perfil dos fãs de Automobilismo e Fórmula 1, assim como o relacionamento favorável e de alta confiança que mantêm com as marcas patrocinadoras, abrem novas frentes de negócios que possibilitam a adequação com o público de uma nova variedade de setores e categorias”, destacou Danilo Amâncio, coordenador de marketing do Ibope Repucom.
“Compreender os hábitos e atitudes desses novos fãs oferece às marcas uma oportunidade de se conectar com seus valores e aspirações, se tornando referência em seus segmentos na associação dos novos fãs aos valores de alto desempenho e sofisticação do automobilismo”, concluiu.