Dimensões do ambiente, da peça e possibilidades de materiais são algumas das referências a serem consideradas O painel de TV é um dos elementos centrais da decoração de salas de estar, e o móvel deve ser escolhido e calculado corretamente para que seja feita uma boa composição. Dessa forma, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, orientam sobre o que deve ser levado em consideração na hora de repaginar o ambiente.
ENCONTRE SEU PAINEL DE TV NO SITE DA AMERICANAS*
Saiba-mais taboola
Atenção às dimensões
De acordo com a dupla, o ponto de partida é considerar a proporção do painel para que acompanhe a dimensão da sala, a resolução da TV e a distância em relação ao sofá. A referência é que a tela preencha a visão sem forçar os olhos, garantindo uma imersão adequada e confortável.
— Aqui, o tamanho importa, pois um painel muito pequeno implica em uma experiência de visualização insatisfatória, enquanto um modelo demasiadamente grande sobrecarrega o ambiente — explica Bernardo.
Sendo assim, devem ser feitos os seguintes cálculos:
– Distância entre o sofá e o painel x 12 (para aparelho com resolução padrão) = polegadas TV;
– Distância entre o sofá e o painel x 18 (para aparelho HD) = polegadas TV
-Distância entre o sofá e o painel x 21 (para aparelho Full HD) = polegadas TV
Por exemplo, com 2m de distância entre o sofá e o painel, é necessário multiplicar o número por 21 para a compra de uma TV Full HD. O aparelho adquirido, portanto, deverá ser de 42 polegadas.
Material
Design e acabamento são fatores essenciais para a composição do painel. Opções como madeira natural, vidro temperado e metal estão entre as escolhas mais populares.
— A madeira confere uma sensação de aconchego, o vidro adiciona um toque de modernidade, e o metal entrega aquele ar industrial — explica Priscila Tressino.
Para a arquiteta, o couro proporciona a sensação de luxo e é uma escolha assertiva para salas de estar mais elegantes. Já o mármore é luxuoso e sofisticado. Enquanto isso, o painel de gesso 3D adiciona textura e profundidade, concebendo uma estética contemporânea e interessante.
Tendências em alta
Os painéis têm acompanhado a evolução da tecnologia de TV ou dos sistemas de sons e iluminação, além das referências indicadas no décor de interiores atual. No olhar de Bernardo Tressino, elementos mais leves e finos são referências bastante requisitadas.
— Percebemos que os fabricantes estão sendo exigidos em inovação nos quesitos design e tecnologia, principalmente em conectividade sem fio e interfaces para automação — ressalta.
Segurança na instalação
De acordo com os especialistas, estruturas de suporte na parede são primordiais para segurança desta instalação que pode ser feita em marcenaria ou revestimentos como porcelanato, placas cimentícias, mármore, entre outros.
Ocultação de fiação
Na instalação do painel, o projeto de arquitetura pode planejar e ocultar o caminho dos cabos e tomadas. As vantagens são organização, segurança, melhor funcionamento dos equipamentos e acabamento limpo. Esse processo pode ser realizado por canaletas, eletrocalhas, tubos e cintas de amarração.
Iluminação
A instalação de iluminação indireta, como fitas de LED, embutidos ou lâmpadas de parede, confere uma atmosfera acolhedora que pode ser ajustada de acordo com a atividade.
*O EXTRA e a Americanas mantêm uma parceria comercial, que não interfere no conteúdo de nossas reportagens. Os preços mencionados podem sofrer variação, e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
Fonte