Uma das diretoras mais influentes e relevantes do cinema americano na atualidade, Sofia Coppola conta com uma carreira premiada e elogiada. Filha do renomado diretor Francis Ford Coppola, Sofia começou sua carreira no cinema como atriz, mas se encontrou por trás das câmeras.
A diretora possui um estilo visual melancólico e aborda temáticas recorrentes como solidão, privilégios e feminilidade.
Com uma filmografia consolidada, resolvemos listar quais são os 5 filmes mais elogiados de Sofia Coppola, segundo a crítica especializada.
Nessa seleção, nos baseamos nas médias atribuídas aos principais agregadores de críticas da internet e sites focados em cinema.
Sofia Coppola: melhores filmes
O Estranho que Nós Amamos (2017)
Adaptação do romance de Thomas Cullinan, que também inspirou um filme de 1971 dirigido por Don Siegel, “O Estranho Que Nós Amamos” é um drama psicológico. Comparada à obra original e ao filme de Siegel, a versão de Sofia Coppola traz uma perspectiva diferenciada, justamente por ser dirigida por uma mulher.
Ambientado durante a Guerra Civil dos EUA, o enredo segue um internato feminino no sul do país que tem sua rotina interrompida quando uma das alunas encontra um soldado da União ferido. As mulheres decidem cuidar do homem. Porém, sua presença começa a criar tensões.
O filme é estrelado por Elle Fanning, Kirsten Dunst, Nicole Kidman, Colin Farrell, Angourie Rice e Addison Riecke.
- Rotten Tomatoes: 79%
- Metacritic: 77/100
- IMDb: 6,3/10,0
- Letterboxd: 3,3/5,0
Onde assistir: disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video, Google Play Movies e Apple TV.
Leia mais:
On the Rocks (2020)
Comédia dramática bem recebida pela crítica, “On the Rocks” é considerado um filme mais leve e divertido dentro da filmografia de Sofia Coppola.
Na trama, desconfiando da infidelidade de seu marido (Marlon Wayans), uma jovem mãe (Rashida Jones) procura a assistência de seu pai (Bill Murray), um velho playboy, para descobrir a verdade.
- Rotten Tomatoes: 87%
- Metacritic: 73/100
- IMDb: 6,4/10,0
- Letterboxd: 3,2/5,0
Onde assistir: disponível para assinantes do Apple TV+.
Priscilla (2023)
Este drama biográfico retrata um dos casais mais famosos da história da cultura popular: Elvis e Priscilla. Baseado em um livro de memórias de Priscilla Presley, esta obra, no entanto, foca especialmente em Priscilla e traz uma visão subjetiva da vida dela.
O filme acompanha o complicado relacionamento do casal, destacando a vida solitária, encarcerada e subjugada de Priscilla (Cailee Spaeny) e um lado obscuro de Elvis (Jacob Elordi).
- Rotten Tomatoes: 83%
- Metacritic: 78/100
- IMDb: 6,7/10,0
- Letterboxd: 3,7/5,0
Onde assistir: MUBI.
As Virgens Suicidas (1999)
Logo em sua estreia como diretora em um longa-metragem, Sofia Coppola causou impacto. “As Virgens Suicidas” recebeu elogios da crítica por sua abordagem delicada e melancólica.
Ambientado em 1975, o filme segue as vidas de cinco irmãs adolescentes suburbanas que são mantidas isoladas por seus pais após a mais nova tentar cometer suicídio.
O filme é estrelado por Kirsten Dunst, James Woods, Kathleen Turner, Josh Hartnett, Michael Paré, Scott Glenn, Danny DeVito e Hayden Christensen.
- Rotten Tomatoes: 80%
- Metacritic: 77/100
- IMDb: 7,2/10,0
- Letterboxd: 3,8/5,0
Onde assistir: disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV.
Encontros e Desencontros (2003)
Segundo filme dirigido por Sofia Coppola, “Encontros e Desencontros” (2003) lhe conferiu reconhecimento mundial. O longa-metragem conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original e é quase unanimemente considerado a obra-prima da diretora.
A trama explora a conexão especial entre dois norte-americanos em Tóquio: um ator de meia-idade em crise profissional e pessoal (Bill Murray), que está no Japão para gravar um comercial de uísque; e uma jovem recém-casada e solitária (Scarlett Johansson), que é deixada de lado pelo marido devido ao trabalho.
Apesar das diferenças de idade e experiências de vida, ambos compartilham suas angústias, solidão e desafios em um país estrangeiro.
- Rotten Tomatoes: 95%
- Metacritic: 91/100
- IMDb: 7,7/10,0
- Letterboxd: 3,8/5,0
Onde assistir: disponível para assinantes do Telecine.