Embora o sexto e último episódio de True Detective: Terra Noturna tenha esclarecido a maioria dos mistérios da quarta temporada da série da HBO-Max, uma questão permaneceu (propositalmente?) sem resposta: o que aconteceu com a língua de Annie Kowtok (Nivi Pedersen) assassinada seis anos antes dos crimes atuais?
Logo no primeiro capítulo, Peter Prior (Finn Bennett) rouba o arquivo desse caso da mulher Iñupiat assassinada, da casa de seu pai Hank (John Hawke), e o leva para Liz Danvers (Jodie Foster).
A indígena protestava contra a construção de uma mina local, explicou a detetive, quando foi encontrada nos arredores da cidade de Ennis, com 32 facadas em forma de estrela, causadas por uma arma nunca identificada. O fato de Annie ter sido encontrada sem a língua pode ser uma espécie de alerta dado pelos assassinos aos demais ativistas.
Quem cortou a língua de Annie K?
Quem “entregou” Hank Prior foi o ator John Hawkes.Fonte: HBO
A língua perdida de Annie K só se torna uma prova fundamental no crime das misteriosas mortes dos pesquisadores da Tsalal porque reaparece no laboratório da estação de pesquisa, e é encontrada por Danvers.
True Detective Terra Noturna nem mesmo chega a mencionar quem cortou a língua de Annie, o que acabamos deduzindo de uma fala do policial Hank que, no final do episódio 5, confessa ter tirado o corpo da indígena da caverna, e o levado para cidade para esconder as provas do assassinato, a pedido de Kate McKitterick, uma das chefes da Silver Sky.
A “confissão” veio através de uma entrevista concedida pelo ator John Hawkes à revista GQ. Falando à publicação sobre o motivo pelo qual Hank se deixou subornar, Hawkes afirmou categoricamente que o policial cortou a língua de Annie, pois Kate mandou que ele fizesse isso para mandar uma mensagem aos manifestantes que queriam fechar a mina.
Por que a língua de Annie “voltou”?
O corte da língua de Anne K foi um recado aos outros manifestantes que queriam fechar a mina.Fonte: Warner Bros.
Após a morte de Raymond Clark (Owen McDonnell), quando Danvers está tentando fechar o caso, ela pergunta a Bee (Diane E. Benson) pela língua de Annie. Ela diz não saber nada sobre como ela foi parar no Tsalal. Hank naturalmente não fez isso, para não se autoincriminar.
Seguindo uma dica da própria showrunner Issa López, podemos atribuir essa aparição a causas sobrenaturais. Quem sabe Annie não teria “voltado” para punir seus assassinos, e ajudar Danvers a, finalmente, desvendar o mistério?









![O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em áudio enviado para o pastor Silas Malafaia que sem a votação da anistia não há possibilidade do Brasil negociar o tarifaço com os Estados Unidos.
A conversa é uma das citadas pela Polícia Federal (PF) no relatório que indiciou Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro pela atuação deles para colocar os EUA contra autoridades brasileiras e por coação no âmbito do processo da trama golpista.
“Malafaia, o que eu mais tenho feito é conversar com pessoas mais acertadas, vamos assim dizer no tocando que se não começar votando a anistia não tem negociação sobre tarifa”, afirma Bolsonaro no áudio enviado em 13 de julho para o pastor.
Na mensagem, o ex-presidente ainda faz uma alusão às tentativas de governadores, entre eles Tarcísio de Freitas, de São Paulo, de tentar negociar com a
Embaixada dos EUA.
“Não adianta um ou outro governador querer ir pros Estados Unidos, ir pra embaixada, para não sei onde quer que ele vá, tentar sensibilizar. Não vai só seguir. Da minha parte, é por aí pô”, diz Bolsonaro.
“Eu tenho meus contatos, não falo com ninguém e tô fazendo aquilo que entendo, você tem razão, é a anistia.
Resolveu a anistia, resolveu tudo. Não resolveu? Já era.
Ele não perde nenhum. Tenha certeza disso”, completou Bolsonaro no áudio.
O áudio de Bolsonaro vem em resposta a mensagem de Malafaia, que, segundo a PF, estaria dando “orientações” a Bolsonaro sobre como se posicionar após a carta de Trump que impôs as taxas de 50% sobre o Brasil, em 9 de julho, dias antes da conversa.
Segundo Malafaia, seria necessário “pressionar o STF dizendo que se houver uma anistia ampla e total, a tarifa vai ser suspensa. Ainda pode usar o seguinte argumento:
Não queremos ver sanções contra ministros do STF e suas famílias. Eles se cagão [sic] disso! A questão da tarifa é justiça e liberdade, não econômica. Traz o discurso para isso!”, afirmou.
Pouco depois dessa mensagem, Malafaia envia um áudio em que “novamente orienta Bolsonaro em como direcionas a narrativa para os interesses dos investigados”, diz o relatório.](https://sudoestems.com.br/wp-content/uploads/2024/03/537227944_1300949231658827_2324692362068409941_n-269x320.jpg)

