Sessão está marcada para o próximo dia 3 O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou para o dia 3 de julho a próxima reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira do Seguro Social. A sessão estava prevista para o próximo dia 28, mas foi adiada.
Concurso do INSS: Ministério da Gestão se manifesta contra pedido de mudança de escolaridade para cargo de técnico do seguro social
E mais: Audiência pública na Câmara dos Deputados vai debater aposentadoria dos servidores federais
A reunião está marcada para as 11h. O último encontro aconteceu em 29 de maio, quando o governo e representantes dos trabalhadores discutiram reajustes salariais dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a proposta formalizada enviada pelo MGI foi diferente da discutida na reunião, e propõe “reduzir ainda mais o vencimento básico (VB) dos servidores” do órgão.
A entidade argumenta que o vencimento básico de ingresso na Seguridade Social atualmente é de R$ 776,74, e que, pela proposta do MGI, o valor passaria para R$ 770,31, quase a metade do valor do salário mínimo vigente.
“É uma afronta a categoria, a proposta que dilui os valores das progressões funcionais (hoje em 17 níveis) para 20. A pauta de incorporação da GDASS ao vencimento básico é histórica na federação, reafirmada na greve de 2022, haja vista, a injustiça e inconstitucionalidade que se arrasta nas últimas décadas, do vencimento básico ser inferior ao salário mínimo”, afirmou a entidade, em comunicado.
Fonte