Com um pouco mais de uma hora e meia de duração, o longa-metragem norte-americano é uma adaptação do artigo “Deepwater Horizon’s Final Hours”, de David Barstow, David Rohde e Stephanie Saul, publicado em 2010 no The New York Times. A seguir, confira mais detalhes de Horizonte Profundo, como sinopse, elenco e repercussão.
Enredo de Horizonte Profundo – Desastre no Golfo
Baseado em eventos reais, o enredo desse drama biográfico se passa no Golfo do México, mais especificamente na plataforma de perfuração marítima conhecida como Deepwater Horizon, onde ocorre o pior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos. É neste cenário catastrófico que, durante 12 horas, Mike Williams (Mark Wahlberg), junto de um grupo de trabalhadores, tentam a todo custo lutar para sobreviver.
Estrelado por Mark Wahlberg (Uncharted: Fora do Mapa) no papel do protagonista Mike Williams e Kate Hudson (Glass Onion) interpretando Felicia Williams, o elenco de Horizonte Profundo – Desastre no Golfo ainda reúne grandes nomes do cinema norte-americano, com destaque para Gina Rodriguez (Spy Kids: Armageddon) dando vida à Andrea Fleytas, John Malkovich (Gaiola Mental) vivendo Donald Vidrine, Dylan O’Brien (Maze Runner) como intérprete de Caleb Holloway e Kurt Russell (Monarch) como o Sr. Jimmy Harrell.
No dia 20 de abril de 2010, no Golfo do México, a plataforma de perfuração marítima conhecida como Deepwater Horizon teve uma explosão em sua torre principal, ocasionando um enorme incêndio e o consequente derramamento de petróleo no mar. O desastre tomou conta dos noticiários na época e foi muito condenado por diversos ambientalistas por ter prejudicado o habitat de centenas de espécies marítimas. Além disso, ao todo, 11 pessoas foram vitimadas por esse trágico acidente e até hoje, a catástrofe é vista com um dos piores derramamentos de óleo da história dos Estados Unidos.