Gravações de novelas foram pausadas por crise de saúde mundial e Globo retomou obra das seis com substituições de atores mais velhos para evitar riscos
Em 9 de agosto de 2021, Nos Tempos do Imperador estreava como a nova novela das seis da Globo. A trama era uma sequência da novela Novo Mundo, exibida em 2017, também dos autores Thereza Falcão e AlessandroMarson. A obra, que já vinha sendo programada desde a finalização de Novo Mundo, precisou ter a produção paralisada pela pandemia e retornou com substituições e restrições, ainda no período pandêmico.
A paralisação nas gravações pela pandemia de Covid foi geral em todas as emissoras, mas temporária. A pausa na produção de Nos Tempos do Imperador se iniciou em março de 2020 e foi até novembro de 2020, quando a equipe retomou os trabalhos de gravação: primeiro o núcleo mais jovem da novela e depois o restante, mas com restrições para a proteção dos atores mais velhos.
Além da implementação de rigorosos protocolos de segurança, a equipe contou com um médico infectologista para passar recomendações, como: uso de macacão higienizado para entrar no set, a aferição da temperatura corporal e testes clínicos semanais para detecção de Covid-19. Os autores precisaram reduzir o número de cenas de beijo e contato físico e, nas que foram mantidas, foi necessário usar um separador de acrílico, que era eliminado eletronicamente na finalização das imagens. Os camarins do elenco passaram a ser individuais e profissionais que moravam em outras cidades ficaram hospedados em hotéis.
Mesmo com os cuidados reforçados, alguns atores precisaram ser substituídos por conta da idade, como Luís Mello e VeraHoltz, que deixam os papeis de Batista e LotaPindaíba para ErnaniMoraes e PaulaCohen.
Inicialmente, a estreia na novela seria em 30 de março de 2020, como as chamadas que haviam sido divulgadas informavam. Com o atraso na produção, a grade foi ocupada por reprises: no lugar de Nos Tempos do Imperador, a Globo exibiu Novo Mundo, como uma preparação para a novela que seguiria adiante com a história.
As restrições causadas pela pandemia se estenderam para além de 2020, e a emissora precisou reexibir mais duas novelas no horário das seis: Flor do Caribe e A Vida da Gente.