Há 42 anos, Band estreava novela finalizada por ator da Globo

Ator de remake de Elas por Elas ficou responsável por finalizar novela da Band após autor abandonar trama para se dedicar à próxima novela da emissora

A novela A Filha do Silêncio estreou na Rede Bandeirantes — apelidada pelo público de Band — há 42 anos, no dia nove de agosto de 1982. Baseada em uma radionovela de sucesso, a obra passou por alguns percalços até ser finalizada e ocupar a grade da emissora: antes de concluir a escrita dos capítulos, o autor Jaime Camargo precisou abandonar o desenvolvimento da trama para se dedicar à próxima novela do canal, Campeão.

Para que todo o trabalho não fosse desperdiçado, a solução encontrada foi entregar o desenvolvimento de A Filha do Silêncio para o ator Marcos Caruso, recentemente no ar na TV Globo como Sérgio em Elas por Elas. Na época, Caruso já havia escrito, em 1981, outra obra na Rede Bandeirantes como co-autor — Dona Santa, trabalho desenvolvido ao lado de Geraldo Vietri.

A novela, baseada na radionovela Só pelo Amor Vale a Vida, de Nara Navarro, era exibida às 17h30 e se passava no final do século 19, pouco antes da abolição da escravidão. Na trama, o Coronel Agenor Dias de Souza (Aldo César) vive na Fazenda Santa Júlia, situada no município de Rio Verde, interior paulista, com sua mulher Cândida (Bárbara Fazio) e as duas filhas, Leonor (Cláudia Freire) e Luíza (Keké Maronez). O ambiente é misterioso e assombrado por fantasmas do passado, além de ter um clima hostil causado pela desconfiança de Agenor sobre a paternidade de sua filha mais nova.

O coronel acredita que a moça é fruto de uma traição de sua esposa Cândida, o que faz com que ele trate com desprezo a menina, enquanto trata com mimos a mais velha. O drama da família piora com a chegada de Laura (Baby Garroux), prima de Cândida, que sempre desejou tomar seu lugar e passa a sabotar o casal. 

A história se transforma em um verdadeiro mistério quando Cândida é testemunha de uma tragédia — não mostrada para o público — e aparece caída aos pés da escadaria, paralítica e completamente muda. A trama, um verdadeiro folhetim novelesco, ainda acrescenta a figura do médico Gonçalves (Ivan Lima), que chega na fazenda para cuidar de Cândida e se apaixona pela enferma — tudo isso enquanto Laura tenta atrapalhar o tratamento da prima.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas