Ícone do site SUDOESTE MS

Há 42 anos, Band estreava novela finalizada por ator da Globo

Há 42 anos, Band estreava novela finalizada por ator da Globo

Ator de remake de Elas por Elas ficou responsável por finalizar novela da Band após autor abandonar trama para se dedicar à próxima novela da emissora

A novela A Filha do Silêncio estreou na Rede Bandeirantes — apelidada pelo público de Band — há 42 anos, no dia nove de agosto de 1982. Baseada em uma radionovela de sucesso, a obra passou por alguns percalços até ser finalizada e ocupar a grade da emissora: antes de concluir a escrita dos capítulos, o autor Jaime Camargo precisou abandonar o desenvolvimento da trama para se dedicar à próxima novela do canal, Campeão.

Para que todo o trabalho não fosse desperdiçado, a solução encontrada foi entregar o desenvolvimento de A Filha do Silêncio para o ator Marcos Caruso, recentemente no ar na TV Globo como Sérgio em Elas por Elas. Na época, Caruso já havia escrito, em 1981, outra obra na Rede Bandeirantes como co-autor — Dona Santa, trabalho desenvolvido ao lado de Geraldo Vietri.

A novela, baseada na radionovela Só pelo Amor Vale a Vida, de Nara Navarro, era exibida às 17h30 e se passava no final do século 19, pouco antes da abolição da escravidão. Na trama, o Coronel Agenor Dias de Souza (Aldo César) vive na Fazenda Santa Júlia, situada no município de Rio Verde, interior paulista, com sua mulher Cândida (Bárbara Fazio) e as duas filhas, Leonor (Cláudia Freire) e Luíza (Keké Maronez). O ambiente é misterioso e assombrado por fantasmas do passado, além de ter um clima hostil causado pela desconfiança de Agenor sobre a paternidade de sua filha mais nova.

O coronel acredita que a moça é fruto de uma traição de sua esposa Cândida, o que faz com que ele trate com desprezo a menina, enquanto trata com mimos a mais velha. O drama da família piora com a chegada de Laura (Baby Garroux), prima de Cândida, que sempre desejou tomar seu lugar e passa a sabotar o casal. 

A história se transforma em um verdadeiro mistério quando Cândida é testemunha de uma tragédia — não mostrada para o público — e aparece caída aos pés da escadaria, paralítica e completamente muda. A trama, um verdadeiro folhetim novelesco, ainda acrescenta a figura do médico Gonçalves (Ivan Lima), que chega na fazenda para cuidar de Cândida e se apaixona pela enferma — tudo isso enquanto Laura tenta atrapalhar o tratamento da prima.

Fonte

Sair da versão mobile