Sessão tumultuada e com tentativas de agressão terminou com o deputado André Janones livrado de processo por suspeita de ”rachadinha”, nesta quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados. Do MS, deputado Marcos Pollon (PL), votou pela cassação do mandato do parlamentar mineiro.
Pollon foi o único parlamentar do MS a integrar o Conselho de Ética, responsável pela apuração de denúncias contra parlamentares. Por 12 votos a 5, o deputado mineiro viu o processo ser arquivado.
Os parlamentares que votaram ”sim” foram orientados pelo voto do relator do caso, deputado Guilherme Boulos (PSOL). O argumento do pré-candidato a prefeito de São Paulo é que o colega pode ter cometido o crime, mas que o fez fora do atual mandato e por isso não poderia ser processado.
Tumulto
A sessão foi quase toda marcada por bate-boca entre deputados bolsonaristas e parlamentares ligados à esquerda. Ao final, Janones ofendeu o deputado Nikolas Ferreira e o chamou para a briga, iniciando um grande tumulto.
O vídeo abaixo foi gravado do celular do coaching e político Pablo Marçal. Conforme o registro, houve empurra-empurra quando Janones chama Nikolas de ”Bichinha” e ”Boiola”.
Rachadinha
Janones foi denunciado por ex-assessores, que exibiram áudios de conversas onde o parlamentar cobra a devolução de dinheiro dos funcionários, prática conhecida como ”rachadinha”. Mesmo com as provas, membros do Conselho decidiram arquivar a denúncia.