VOGAIS FM
  • Vogais FM

De encher os olhos: Um passeio pelo Museu da Fifa

Uma ida ao Museu da Fifa (Fifa Museum) é uma bela massagem no ego dos brasileiros. A convite de um amigo, fui conhecer o espaço que fica em Zurique, na Suíça, e conta (e expõe) em três andares, com enorme riqueza de detalhes, a história do futebol. Dá para dizer que ali há tudo sobre futebol masculino, futebol feminino, futebol de areia, futsal, Copas do Mundo, Mundiais de Clubes, competições continentais e até e-Sports em um amplo espaço com videogames. Só faltou mesmo o futebol de botão.

Na entrada, logo atrás de mim, um grupo de brasileiros abusava da ironia para comentar a visita no espaço que “devia muito ao futebol brasileiro”. No subsolo, onde ficam os armários para guardar mochilas, casacos, etc, a primeira surpresa: as cabines foram batizadas com os grandes nomes do futebol. Sócrates, Garrincha, Ronaldo, Zico, Zagallo, Marta, Ronaldinho, Jairzinho, Pelé. Isso fora Beckenbauer, Eusébio, Cruyff, Maradona, Bobby Charlton, Cristiano Ronaldo, Beckham, Messi.

Entre as seções e corredores, há curiosidades, interação e muitos itens de memorabília. No primeiro andar, belos quadros de todos os estádios das finais de Copa do Mundo, uma caprichada linha do tempo da modalidade (da grama, da quadra, da areia), camisas dos 211 países filiados à Fifa, além de um gigantesco telão passando imagens do “futebol raiz”, jogado em praias e pela várzea mundo afora.

Descendo um andar, na Galeria da Copa do Mundo (World Cup Gallery), está o melhor do museu. Espaços dedicados às Copas do Mundo, camisas, bolas, uma farta coleção de itens históricos que fazem a gente viajar no tempo lembrando dos Mundiais, dos bons momentos verde-amarelos, como os cinco títulos, e de outros não tão bons assim, como em 1950 (no Maracanazzo, contra o Uruguai), em 1998 (França) e, no meu caso, as poucas lembranças da tristeza em casa na infância com a eliminação em 1982.

E aqui vale um registro porque eu não conhecia a história. Na vitrine de 1938, uma embalagem do chocolate Diamante Negro chamou minha atenção. Parecia óbvia a associação, mas não imaginava que a história seria verdadeira. Com o sucesso de Leônidas da Silva na época, a Lacta realmente prestou uma homenagem ao craque, rebatizando sua barra tradicional de chocolate ao leite com o seu apelido. E, desde então, cada barra teria uma parte da venda destinada a Leônidas. Ou seja: royalties por uso da imagem. Leônidas sempre foi considerado um atleta além do seu tempo e, na época, fez campanhas e emprestou sua imagem a diversos produtos.

Ali há também uma enorme maquete do Maracanã, estádio que abrigou as finais de 1950 e 2014, mascotes, painéis, fotos, exposição de todas as taças de competições da Fifa e até um cinema, que alterna exibições de vídeos documentários da história das Copas do Mundo (masculina e feminina). Absolutamente sensacional.

“Não tem o gol do Bebeto na Holanda, nem o do Jairzinho dando balãozinho no goleiro, nem do Ronaldinho na Inglaterra. Quem que selecionou isso aí?”, alguém soltou no meio do grupo de brasileiros, arrancando risadas. Aquilo era mais do que uma visita guiada, era uma visita “narrada”. “Sai que é tuuuuuuuua, Taffarel!”, entoou o grupo quando Roberto Baggio apareceu na telona, preparando-se para a fatídica cobrança da Azzurra na decisão de 1994, nos Estados Unidos. Mais um pouco e era capaz de ter até uma “ola” no cinema.

De elevador, chega-se ao último andar, onde há uma área de interação para que crianças e craques frustrados mostrem suas habilidades com a bola nos pés, incluindo um pinball gigante. O troféu de Melhor do Mundo (Fifa The Best) também está ali, além de áreas dedicadas à memória de alguns dos principais nomes, sendo, claro, Pelé o maior deles. Há chuteiras, camisas, fotos, suvenires, um pouco de tudo, o que faz com que ele esteja por todos os lados no museu.

“Cadê a estátua do ômi? Museu do futebol sem estátua do Pelé, não é museu do futebol”, resmungaram. Essa até o funcionário do museu, entendendo a reclamação, balançou a cabeça concordando. Detalhe: o funcionário era argentino. E foi só ele se revelar para começarem as provocações bem-humoradas do penta, da “Mano de Dios”, de Maradona e Pelé. Até a vitória do Fluminense sobre o Boca Juniors na final da última edição da Libertadores foi lembrada.

A visita acaba em uma loja oficial onde estão à venda, além de suvenires, livros, revistas, bolas e camisetas (o que qualquer lojinha tem), itens autografados como camisas e fotos de astros do futebol mundial. Ao lado, na lanchonete, um enorme adesivo do Rei decorava a janela. “Olha aí. Tá faltando a estátua”. E ainda faltava mais coisa, pelo visto. “Faltou o botequim também, pô! Futebol tem que ter mesa de bar. Precisamos dar um tapa nesse museu!”, devolveu outro dos “pachecos”.

Tirando a brincadeira, saí bem impressionado do Museu da Fifa pelo capricho, por tudo que apresenta em exposição. Quase uma hora e meia de uma visita que passou muito rápido. E se fosse para achar um “defeito”, além de concordar que deveria ter uma estátua de Pelé, senti falta de vídeos de depoimentos, materiais que a Fifa já produziu e poderiam ser exibidos ao lado de espaços dedicados às lendas do futebol.

Para quem é fã de futebol, ou até mesmo para quem não é, é um museu que vale a visita. É um lugar de onde saímos com orgulho de ser brasileiro.

Samy Vaisman é jornalista, sócio-diretor da MPC Rio Comunicação (@mpcriocom), cofundador da Memorabília do Esporte (@memorabiliadoesporte) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • 🥹🥹 Impossível não se emocionar com esse vídeo

Dan Dukorre, de São Paulo (SP), compartilhou um momento muito especial e emocionante com sua família. Ele, que nasceu e cresceu na comunidade do Capão Redondo, teve a oportunidade de ir para a Inglaterra em 2018 e passou 5 anos em Londres, longe da família, tentando buscar uma vida melhor.

Ele deixou os dois filhos no Brasil. “Cada dia que passava, o peito apertava e as chamadas de vídeo já não eram suficientes”, escreveu Dan.

Depois desse tempo retornou e decidiu fazer uma surpresa para sua família. Na cena, ele chega em casa e seus filhos não se aguentam de alegria e emoção ao revê-lo.

🎥 Reprodução: @dan.dukorre | @dommedia.br
  • Frentista é presa por matar a filha bebê de dez meses envenenada com chumbinho, colocar no congelador e, de noite, colocar corpo para “ninar”. Simary colocava a bebê em uma cadeirinha e cobria com um pano. Ela mentiu para amigos, familiares e vizinhos dizendo que a pequena Sofia Rayane estava com a avó paterna. Inclusive, teria comprado um número novo para se passar pela idosa por mensagens. A motivação é um mistério. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco.
  • O vereador do município de Dourados (MS), Sérgio Nogueira (PP), criticou a atuação do governador do Rio Grande do Sul, @eduardoleite45 (PSDB), na tragédia climática que afetou mais de dois milhões de pessoas no estado. 

Nesta segunda-feira (20), o vereador Diogo Castilho (PSDB) enviou uma representação contra o Sérgio Nogueira para a Comissão de Ética da Casa de Leis, que investigará se o parlamentar infringiu o Código de Ética.

Em seu discurso, na semana dedicada ao combate contra a LGBTfobia, Sérgio Nogueira afirmou que o governador gaúcho estaria mais preocupado com seu “primeiro-damo” do que com as vítimas das enchentes.

“Grande governador, o senhor não receberá um pix meu. Posso mandar para os gaúchos sérios, mas para o senhor não. O senhor está preocupado com o seu primeiro-damo no seu governo”, declarou Nogueira.

Questionado pela reportagem, o vereador disse que a fala não foi homofóbica e que “cada um tem o direito de ter sua opção sexual e que respeita a todos”. Segundo ele, o seu discurso teve como único objetivo abordar a situação política, as vítimas e as vidas perdidas no Rio Grande do Sul, e que em nenhuma hipótese a fala teve intenção homofóbica.

Em setembro de 2014, o mesmo vereador foi alvo de críticas após sugerir que homossexuais fossem colocados em uma ilha por 50 anos. O discurso foi feito em uma sessão da Câmara Municipal de Dourados.
  • TV iraniana confirma a morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em queda de helicóptero.

Além de Raisi, o Ministro de Relações Exteriores do país, Hussein Amir Abdulahian, também morreu no acidente, segundo a Press TV, emissora iraniana que transmite a programação em inglês.

🎥 Reprodução
  • Equipes iranianas de resgate conseguiram confirmar o local exato da queda do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seguem para tentar encontrá-lo, após o incidente registrado mais cedo neste domingo (19/5). A informação é da Agência de Notícias da República Islâmica (Irna).

Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã.

O helicóptero caiu na região de Varzagan, quando o presidente retornava de um compromisso oficial para inaugurar uma represa. A equipe de resgate enfrentou dificuldades ao longo do dia para acessar o local, devido a fortes ventos e chuvas na região. 

O horário também atrapalha, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã.

Uma pessoa ligada ao governo iraniano disse à agência de notícias Reuters ter esperança, mas considerar as informações “preocupantes”.
  • Cai o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país.
Equipes de resgate e ambulâncias estão presentes no local do acidente, mas a baixa visibilidade atrapalha o resgate das vítimas. MEU DEUS! 😳😳
  • Rafael Tavares teve a pré-candidatura a prefeito retirada pelo Partido Liberal, em Campo Grande. Ele ficou surpreso com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (16). 

O PL municipal é presidido pelo Tenente Portela, amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Ele anunciou a pré-candidatura e retirou a de Tavares. 

O ex-deputado estadual ficou surpreso com a retirada do nome, já que garante ter recebido a ”bênção” do ex-presidente há dois meses. 

Tavares nega que houve desgaste em relação ao nome dele, aliás, pelo contrário.

”Saímos de 1,5% para 7,5% [pesquisa]  e os nossos adversários vendo que a gente poderia chegar ao segundo turno e isso incomoda muita gente”, lamentou o ex-deputado. Ele destacou que agora é pré-candidato a vereador por Campo Grande. 

”Não quero fazer parte do problema e sim da solução… vou retirar meu nome para não atrapalhar a direita… ter quatro, cinco candidatos só atrapalha a direita”, refletiu Tavares em vídeo gravado para redes sociais.
  • ÁGUA CLARA - A cena é chocante: no vídeo, o Secretário de Saúde, Alex Oliveira, é visto caído no chão, enquanto o Vereador Marcelo Carvoeiro o puxa pelo braço e seu filho (de colete preto) ataca violentamente o secretário por trás. Lamentável o nível de civilização dessas autoridades.
  • Prefeito Nildo Alves decreta luto oficial em Anastácio.

Em nota a Prefeitura de Anastácio lamentou os fatos que culminaram com a morte do ex-vereador Dinho Vital ocorrido no fim da tarde na BR 262. “É com imensa tristeza que a Administração Municipal se despede de Wander Alves Meleiro, popular Dinho.

Ex-vereador e ex-secretário de Anastácio, filho do casal João e Maria Vital, que ao longo dos anos contribuiu com projetos e obras importantes para o bem-estar da população Anastaciana. “Aos familiares e amigos, externamos nossos mais sinceros sentimentos”.

Anastácio está de luto oficial, de acordo com o Decreto nº 123, de 09/05/2024.
🥹🥹 Impossível não se emocionar com esse vídeo Dan Dukorre, de São Paulo (SP), compartilhou um momento muito especial e emocionante com sua família. Ele, que nasceu e cresceu na comunidade do Capão Redondo, teve a oportunidade de ir para a Inglaterra em 2018 e passou 5 anos em Londres, longe da família, tentando buscar uma vida melhor. Ele deixou os dois filhos no Brasil. “Cada dia que passava, o peito apertava e as chamadas de vídeo já não eram suficientes”, escreveu Dan. Depois desse tempo retornou e decidiu fazer uma surpresa para sua família. Na cena, ele chega em casa e seus filhos não se aguentam de alegria e emoção ao revê-lo. 🎥 Reprodução: @dan.dukorre | @dommedia.br
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
Frentista é presa por matar a filha bebê de dez meses envenenada com chumbinho, colocar no congelador e, de noite, colocar corpo para “ninar”. Simary colocava a bebê em uma cadeirinha e cobria com um pano. Ela mentiu para amigos, familiares e vizinhos dizendo que a pequena Sofia Rayane estava com a avó paterna. Inclusive, teria comprado um número novo para se passar pela idosa por mensagens. A motivação é um mistério. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco.
3 semanas ago
View on Instagram |
2/9
O vereador do município de Dourados (MS), Sérgio Nogueira (PP), criticou a atuação do governador do Rio Grande do Sul, @eduardoleite45 (PSDB), na tragédia climática que afetou mais de dois milhões de pessoas no estado. Nesta segunda-feira (20), o vereador Diogo Castilho (PSDB) enviou uma representação contra o Sérgio Nogueira para a Comissão de Ética da Casa de Leis, que investigará se o parlamentar infringiu o Código de Ética. Em seu discurso, na semana dedicada ao combate contra a LGBTfobia, Sérgio Nogueira afirmou que o governador gaúcho estaria mais preocupado com seu “primeiro-damo” do que com as vítimas das enchentes. “Grande governador, o senhor não receberá um pix meu. Posso mandar para os gaúchos sérios, mas para o senhor não. O senhor está preocupado com o seu primeiro-damo no seu governo”, declarou Nogueira. Questionado pela reportagem, o vereador disse que a fala não foi homofóbica e que “cada um tem o direito de ter sua opção sexual e que respeita a todos”. Segundo ele, o seu discurso teve como único objetivo abordar a situação política, as vítimas e as vidas perdidas no Rio Grande do Sul, e que em nenhuma hipótese a fala teve intenção homofóbica. Em setembro de 2014, o mesmo vereador foi alvo de críticas após sugerir que homossexuais fossem colocados em uma ilha por 50 anos. O discurso foi feito em uma sessão da Câmara Municipal de Dourados.
4 semanas ago
View on Instagram |
3/9
TV iraniana confirma a morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em queda de helicóptero. Além de Raisi, o Ministro de Relações Exteriores do país, Hussein Amir Abdulahian, também morreu no acidente, segundo a Press TV, emissora iraniana que transmite a programação em inglês. 🎥 Reprodução
4 semanas ago
View on Instagram |
4/9
Equipes iranianas de resgate conseguiram confirmar o local exato da queda do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seguem para tentar encontrá-lo, após o incidente registrado mais cedo neste domingo (19/5). A informação é da Agência de Notícias da República Islâmica (Irna).

Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã.

O helicóptero caiu na região de Varzagan, quando o presidente retornava de um compromisso oficial para inaugurar uma represa. A equipe de resgate enfrentou dificuldades ao longo do dia para acessar o local, devido a fortes ventos e chuvas na região. 

O horário também atrapalha, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã.

Uma pessoa ligada ao governo iraniano disse à agência de notícias Reuters ter esperança, mas considerar as informações “preocupantes”.
Equipes iranianas de resgate conseguiram confirmar o local exato da queda do helicóptero do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seguem para tentar encontrá-lo, após o incidente registrado mais cedo neste domingo (19/5). A informação é da Agência de Notícias da República Islâmica (Irna). Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã. O helicóptero caiu na região de Varzagan, quando o presidente retornava de um compromisso oficial para inaugurar uma represa. A equipe de resgate enfrentou dificuldades ao longo do dia para acessar o local, devido a fortes ventos e chuvas na região. O horário também atrapalha, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã. Uma pessoa ligada ao governo iraniano disse à agência de notícias Reuters ter esperança, mas considerar as informações “preocupantes”.
4 semanas ago
View on Instagram |
5/9
Cai o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país.
Equipes de resgate e ambulâncias estão presentes no local do acidente, mas a baixa visibilidade atrapalha o resgate das vítimas. MEU DEUS! 😳😳
Cai o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país. Equipes de resgate e ambulâncias estão presentes no local do acidente, mas a baixa visibilidade atrapalha o resgate das vítimas. MEU DEUS! 😳😳
4 semanas ago
View on Instagram |
6/9
Rafael Tavares teve a pré-candidatura a prefeito retirada pelo Partido Liberal, em Campo Grande. Ele ficou surpreso com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (16). 

O PL municipal é presidido pelo Tenente Portela, amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Ele anunciou a pré-candidatura e retirou a de Tavares. 

O ex-deputado estadual ficou surpreso com a retirada do nome, já que garante ter recebido a ”bênção” do ex-presidente há dois meses. 

Tavares nega que houve desgaste em relação ao nome dele, aliás, pelo contrário.

”Saímos de 1,5% para 7,5% [pesquisa]  e os nossos adversários vendo que a gente poderia chegar ao segundo turno e isso incomoda muita gente”, lamentou o ex-deputado. Ele destacou que agora é pré-candidato a vereador por Campo Grande. 

”Não quero fazer parte do problema e sim da solução… vou retirar meu nome para não atrapalhar a direita… ter quatro, cinco candidatos só atrapalha a direita”, refletiu Tavares em vídeo gravado para redes sociais.
Rafael Tavares teve a pré-candidatura a prefeito retirada pelo Partido Liberal, em Campo Grande. Ele ficou surpreso com a decisão, anunciada nesta quinta-feira (16). O PL municipal é presidido pelo Tenente Portela, amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Ele anunciou a pré-candidatura e retirou a de Tavares. O ex-deputado estadual ficou surpreso com a retirada do nome, já que garante ter recebido a ”bênção” do ex-presidente há dois meses. Tavares nega que houve desgaste em relação ao nome dele, aliás, pelo contrário. ”Saímos de 1,5% para 7,5% [pesquisa] e os nossos adversários vendo que a gente poderia chegar ao segundo turno e isso incomoda muita gente”, lamentou o ex-deputado. Ele destacou que agora é pré-candidato a vereador por Campo Grande. ”Não quero fazer parte do problema e sim da solução… vou retirar meu nome para não atrapalhar a direita… ter quatro, cinco candidatos só atrapalha a direita”, refletiu Tavares em vídeo gravado para redes sociais.
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
ÁGUA CLARA - A cena é chocante: no vídeo, o Secretário de Saúde, Alex Oliveira, é visto caído no chão, enquanto o Vereador Marcelo Carvoeiro o puxa pelo braço e seu filho (de colete preto) ataca violentamente o secretário por trás. Lamentável o nível de civilização dessas autoridades.
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Prefeito Nildo Alves decreta luto oficial em Anastácio.

Em nota a Prefeitura de Anastácio lamentou os fatos que culminaram com a morte do ex-vereador Dinho Vital ocorrido no fim da tarde na BR 262. “É com imensa tristeza que a Administração Municipal se despede de Wander Alves Meleiro, popular Dinho.

Ex-vereador e ex-secretário de Anastácio, filho do casal João e Maria Vital, que ao longo dos anos contribuiu com projetos e obras importantes para o bem-estar da população Anastaciana. “Aos familiares e amigos, externamos nossos mais sinceros sentimentos”.

Anastácio está de luto oficial, de acordo com o Decreto nº 123, de 09/05/2024.
Prefeito Nildo Alves decreta luto oficial em Anastácio. Em nota a Prefeitura de Anastácio lamentou os fatos que culminaram com a morte do ex-vereador Dinho Vital ocorrido no fim da tarde na BR 262. “É com imensa tristeza que a Administração Municipal se despede de Wander Alves Meleiro, popular Dinho. Ex-vereador e ex-secretário de Anastácio, filho do casal João e Maria Vital, que ao longo dos anos contribuiu com projetos e obras importantes para o bem-estar da população Anastaciana. “Aos familiares e amigos, externamos nossos mais sinceros sentimentos”. Anastácio está de luto oficial, de acordo com o Decreto nº 123, de 09/05/2024.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas