Os efeitos da contratação de Neymar estão sendo percebidos não só no campo e na atração aos patrocinadores: nas redes sociais o Santos experimenta um crescimento estratosférico poucas vezes visto na internet brasileira.
Desde janeiro de 2024, o clube ganhou 4,2 milhões de fãs no Instagram e já ocupa o terceiro posto entre os times brasileiros com mais seguidores, de acordo com o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Repucom.
Se considerarmos essa conta desde janeiro de 2025, esses números são ainda mais superlativos. O clube tinha 3,49 milhões de seguidores no Instagram. Pouco mais de um mês depois, aumentou essa base em 3,6 milhões e atingiu 7,13 milhões, o que representa um incremento de mais de 104% neste ano. E o efeito está só começando, já que Neymar foi apresentado oficialmente pelo clube há apenas dez dias.
“Movimentos como este, registrado pelo Santos, são extremamente raros no Ranking Digital, que normalmente reflete ganhos proporcionais ao tamanho das torcidas e aos feitos esportivos”, afirma Danilo Amâncio, coordenador de marketing do Ibope Repucom, à Máquina do Esporte.
“A presença de Neymar, por si só, foi capaz de mais que dobrar a base de seguidores do clube no Instagram em menos de um mês, um feito sem precedentes”, acrescenta ele.
Flamengo e Corinthians
A liderança pertence ao Flamengo, com 21,6 milhões de fãs, seguido do Corinthians, com 13 milhões de seguidores.
Para se ter uma ideia do impacto de Neymar, o clube mais popular do Brasil demorou mais de um ano para ganhar 2,6 milhões de seguidores e chegar ao seu montante atual. Isso representou um aumento de apenas 14% desde janeiro de 2024.
O Corinthians teve um crescimento percentual mais significativo. O Timão ganhou 2,1 milhões de fãs no Instagram em pouco mais de um ano, garantindo um incremento de 19% em sua base digital. Ambos estão bem aquém do crescimento santista.
“Isso significa que o Santos não apenas se recoloca na elite digital do futebol brasileiro, mas também ganha os holofotes internacionais”
Danilo Amâncio, coordenador de marketing do Ibope Repucom
No final do ano passado, o Santos, que retornava à Série A do Brasileirão, já havia ultrapassado o Grêmio e se consolidado na 6ª posição no país. Desde o anúncio de Neymar como reforço da equipe, em poucos dias, já superou Vasco, São Paulo e Palmeiras para atingir a terceira posição.
Não é possível saber quantos seguidores internacionais foram obtidos pelo Santos após a contratação de Neymar. No entanto, como é um craque com dimensões planetárias, é possível dizer que sua simples chegada já se torna um grande trunfo na internacionalização da marca do Santos.
“O mundo agora acompanha o clube de perto. E essa atenção abre um leque de novas oportunidades comerciais e de fortalecimento global da marca, com um vasto inventário de conteúdos valiosos e de propriedade exclusiva do Santos”, comenta Amâncio.
“Esse é um momento único que pode redefinir a posição do clube no cenário digital e de negócios”, completa o executivo do Ibope Repucom.
Tricolores
A pior queda foi do Tricolor Paulista, que já havia sido superado pelo Palmeiras ao longo da última temporada. Agora, diante do poder midiático de Neymar, se vê na quarta posição entre os quatro grandes de São Paulo.
O time do Morumbis arregimentou mais 500 mil fãs e cresceu apenas 10% em sua base no Instagram ao longo do último ano. Entre o top 10, o São Paulo cresceu mais apenas que outros dois tricolores: o carioca (Fluminense) e o gaúcho (Grêmio), que avançaram somente 9% cada um.
O Ranking Digital dos Clubes Brasileiros é divulgado mensalmente pelo Ibope Repucom acompanha o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.