Com Jogos de Paris 2024, COB comprova revolução na prática e exibe números históricos

Desde o primeiro semestre de 2020, ocupo este nobre espaço de colunista mensal na Máquina do Esporte. Em quase todas as ocasiões, procuro trazer cases, discussões e ideias sobre o universo do marketing digital no esporte, área em que sou especialista. De vez em quando, porém, vou além por acreditar que o tema é muito relevante naquele momento para a nossa indústria. Dessa vez, além de extrapolar o tema digital, trago uma entrevista com Gustavo Herbetta, diretor de marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB), logo após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, para sabermos com maior riqueza de informação e detalhes todo o espetacular trabalho preparado e realizado pelo comitê nos últimos dois anos e meio.

André Stepan: Com o inédito “Paris Em Brasa”, o COB tinha a meta de alcançar 1 bilhão de visualizações em publicações feitas nas redes sociais. O número foi alcançado? Quais foram as métricas gerais?

Gustavo Herbetta: A meta não só foi alcançada, como superada: 8.200 conteúdos produzidos, 230 influenciadores produzindo conteúdo, 1.180 bilhão de views, 89 milhões de engajamentos e uma taxa de 7,5% de engajamento.

AS: Quais foram os patrocinadores do projeto realizado em parceria com as redes sociais e com a Play9? E como foi a ativação deles no universo digital?

GH: Absolutamente todas as cotas do projeto lançado em dezembro de 2023 foram vendidas: Samsung, Azul, Havaianas, Petrobras, Omo, Banco do Brasil, Medley, Wizard e H2Bet. Eles ativaram o conteúdo produzido pelos influenciadores que faziam parte do line-up deles, com as entregas orgânicas dos bastidores do Time Brasil, assim como outras roteirizadas.

AS: Qual é o balanço que o COB faz da ação “Paris Em Brasa”?

GH: Esse é, sem dúvida, o maior projeto digital global de esporte estruturado em um formato integrado de criadores de conteúdo, em parceria entre a Play9, como plataforma de criadores de conteúdo, planejamento, produção e curadoria; o YouTube, como principal canal, com todo o conteúdo produzido em Paris e o programa Podpah ao vivo da Casa Brasil no “primetime” [“horário nobre”, em tradução livre); e o Comitê Olímpico do Brasil, através dos seus “assets” e acessos exclusivos. Se os Jogos de Pequim foram os primeiros jogos digitais, e os Jogos de Londres foram os primeiros das redes sociais, esse foi o primeiro dos influenciadores, já que os Jogos de Tóquio foram fechados para o público e não havia como criar conteúdo como influenciador.

Os números que superamos atestam isso, mas, mais importante que isso, foi ver a interação e a relação entre atletas que também criam conteúdo naturalmente e criadores de conteúdo que admiram os atletas, nessa simbiose entre fã e admirado, que gerou uma troca real e conteúdos únicos. Claro que um projeto dessa dimensão traz vários aprendizados, claro que o próprio COI [Comitê Olímpico Internacional] aprendeu bastante com esse novo formato de maneira geral e teve um controle absoluto por conta da Regra 40, mas estamos felizes, pois, junto com a Play9, tivemos a ousadia e o pioneirismo para transformarmos a ideia em uma linda execução, tendo sucesso em todos os indicativos e deixando um ponto de partida sólido para o próximo ciclo.

AS: Nas redes sociais do Time Brasil, como foi a entrega aos patrocinadores?

GH: Durante os Jogos de Paris, trabalhamos no conceito que adotamos desde 2023 com os nossos patrocinadores, que são as editorias. Segmentamos temas naturais aos nossos seguidores e, de uma forma natural, assinamos com os nossos parceiros editorias como “Quadro de Medalhas” para a XP; “Anúncio de Medalhas do Brasil” para a Medley”; “Agenda Time Brasil” para a Vivo”; e “Resultados do Dia” para a Azul, entre várias outras entregas. Dessa forma, conseguimos manter um engajamento e um alcance significativos para os nossos patrocinadores, e houve grandes resultados em Paris nesse aspecto.

Olhando para as nossas redes também conseguimos atingir o objetivo de superar o Team USA [Time dos Estados Unidos] no Instagram, nos tornando assim o maior comitê entre todos em seguidores e engajamento. Isso foi fruto de um trabalho e planejamento da área de comunicação do COB, da agência End to End, responsável pelas redes sociais, e de um grande push que o nosso padrinho do Time Brasil e parceiro Cazé TV nos deu, ao incluir o Instagram do Time Brasil nos mutirões que eles realizaram. No momento do push, conseguimos crescer milhares de seguidores em minutos, atingindo o primeiro lugar, posição que nos consolidamos no restante dos Jogos.

AS: Além da presença digital espetacular, o COB também realizou o inédito Parque Time Brasil, em São Paulo (SP), e a Casa Brasil, em Paris. Quais foram os números gerais desses dois eventos e qual é o balanço que o COB faz de ambos?

GH: Foram dois sucessos absolutos de público e serviram como prova de conceito. Ainda não temos todos os indicativos do Parque Time Brasil, mas estamos falando de quase 400 mil pessoas fisicamente se reunindo pela primeira vez para torcerem juntos pelo Time Brasil. A atmosfera, a vibração, a forma de apoiar nossos atletas como em uma tradicional fan fest foi totalmente assimilada e festejada por todos os presentes. Junta-se a isso entretenimento, ativações de patrocinadores, experiências exclusivas e acessos. Temos a convicção de que não haverá mais Jogos Olímpicos sem que os torcedores busquem nossas fan fests no país-sede e no Brasil. Lembro ainda que o Parque Time Brasil foi a maior ativação fora de Paris, em um espaço de 30 mil metros quadrados e que impactou direta e indiretamente mais de 1 milhão de pessoas, gerando cerca de 10 mil empregos, deixando um legado para o Parque Villa-Lobos e principalmente comprovando que somos um país multiesportivo que vibra por todos os nossos atletas.

Já em Paris, a Casa Brasil foi a mais festejada, com a atmosfera que outros países só encontravam na Casa Brasil. Lotada todos os dias, tivemos momentos marcantes do encontro entre a torcida brasileira e os atletas medalhistas. Quem esteve lá nunca se esquecerá desses momentos e isso é o que gostaríamos de propiciar. Ou seja, atingimos completamente o nosso objetivo de experiência ao fã.

Aproveitamos muito o espaço também para ativar mais de 15 patrocinadores, de uma forma inteligente, que interagia com o público, envolvendo os fãs em experiências esportivas, festas e muita brasilidade. Um espaço com a vibração do Brasil e que conseguiu atingir os objetivos de todos os públicos presentes: torcedores brasileiros, estrangeiros, patrocinadores, parceiros, atletas e ex-atletas.

AS: Entre os projetos realizados, o que fica de certeza de continuidade para o próximo ciclo?

GH: Fizemos tudo o que parecia possível e algumas coisas que muitos apostavam que não daria tempo em dois anos, ou seja, metade de um ciclo. Dentro da estratégia que traçamos no primeiro mês de imersão, propositadamente fizemos tudo o que pretendíamos justamente para aprender rápido. O movimento olímpico vive de ciclos longos e não daria para deixar passar uma oportunidade como os Jogos de Paris para ver se algo poderia vir a dar certo em Los Angeles 2028.

Temos certeza de que tudo o que fizemos e principalmente que conseguimos aferir, o que era uma preocupação primordial, fará com que tenhamos um pacote diferenciado para os nossos parceiros nesse novo ciclo, agora com resultados tangíveis, e na manutenção da nossa estratégia de marca, em que já conseguimos nos posicionar de outra forma, mais moderna, jovem, digitalizada e mais próxima do nosso público-alvo. Temos o esboço desse novo ciclo já pré-desenhado e agora os aprendizados e resultados nos darão o rumo até 2028. Será maior e muito melhor, sem dúvida nenhuma.

AS: Para encerrar, você citou o enorme trabalho realizado na metade de um ciclo. Pode falar um pouco mais sobre as conquistas e desafios desse curto período?

GH: O desafio de fazer tudo na metade do tempo em que tradicionalmente duram os ciclos foi enorme, mas os resultados foram muito compensadores: 15 novos patrocinadores impactados por um novo programa de patrocínio envelopado sob medida para cada um; mais de 250% de crescimento de receita; 12 novos parceiros estratégicos; a primeira campanha publicitária da história; 130 produtos licenciados por meio de mais de sete empresas licenciantes líderes de segmento; um álbum de figurinhas que é um marco histórico; mais de 7 mil posts de patrocinadores; uma metodologia inédita de ROI [retorno sobre o investimento]; modernização de eventos tradicionais; criação de eventos para o fã como a COB Expo com mais de 60 mil pessoas na 1ª edição; a maior rede social entre os NOCs [Comitês Olímpicos Nacionais], também fruto do envolvimento de um dos principais parceiros estratégicos do marketing, a Cazé TV; novos produtos de mídia comercializados; o único comitê a firmar uma parceria com a maior plataforma social do planeta, a Meta, até 2028, com o lançamento do chatbot do Time Brasil no WhatsApp com um conteúdo diferenciado; o maior case global de um projeto com criadores de conteúdo em parceria com a Play9 e o YouTube, gerando quase 1,2 bilhão de visualizações e mais de 60 milhões de interações; e os dois projetos mais desafiadores de ativação e experiência, e com um detalhe, sem qualquer investimento do COB em estrutura e conteúdo: o Parque Time Brasil, maior ativação fora da cidade-sede e primeira fan fest olímpica do Brasil, e a Casa Brasil, em Paris.

Os objetivos iniciais de gerar receita e fazer a marca e o Time Brasil se aproximarem do fã brasileiro foram imensamente superados, mas saberemos exatamente o quanto em breve, quando consolidarmos todos os resultados. A certeza é de que o movimento olímpico brasileiro começará o ciclo para Los Angeles 2028 com a sua missão de proteger e propagar o olimpismo em outro nível de proximidade, reconhecimento e fortalecimento.

André Stepan é diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
2 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas