Ícone do site SUDOESTE MS

Bolsonaro já pode ser preso após STF aceitar denúncia da PGR?

Bolsonaro já pode ser preso após STF aceitar denúncia da PGR?

Relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes liberou, nesta quinta-feira (13/3), para julgamento a denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra Jair Bolsonaro no âmbito do inquérito do golpe.

Caberá agora ao ministro Cristiano Zanin marcar a data do julgamento na Primeira Turma da Corte, da qual o magistrado é o atual presidente. Se a denúncia for aceita, Bolsonaro se tornará oficialmente réu.

Há ainda, entretanto, um longo caminho até que Bolsonaro comece a cumprir uma possível pena de restrição de liberdade, caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Se Bolsonaro virar réu, a fase seguinte consiste na produção de provas. Nessa etapa, o STF pode, por exemplo, ouvir testemunhas e interrogar os réus. Após a conclusão, caberá a Alexandre de Moraes apresentar seu veredito.

Moraes quer julgar Bolsonaro na 1ª Turma do STF

Após o fim da produção de Provas, o relatório de Moraes será apreciado pela Primeira Turma do Supremo, composta pelos ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux, além do próprio Moraes e de Zanin.

A defesa de Bolsonaro, porém, defende que ação seja analisada pelo plenário do STF, o que já foi negado pelo atual presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso.

Mesmo após concluído o julgamento do ex-presidente, os advogados do ex-mandatário ainda poderão apresentar diversos recursos à Corte, como embargos de declaração.

Somente após todos os recursos de Bolsonaro serem esgotados é que o ex-presidente, caso considerado culpado, poderá começar a cumprir a pena determinada pelo STF.

Em se tratando de uma liderança política como Bolsonaro, a própria prisão será um momento delicado e que certamente exigirá negociação, assim como ocorreu com Lula em abril de 2018.

 

Fonte

Sair da versão mobile