Renault Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: Qual o melhor SUV elétrico?

As opções para quem está em busca de um SUV elétrico no mercado brasileiro são as mais variadas possíveis, e englobam desde modelos de marcas tradicionais, como o Volkswagen ID.4 (disponível apenas por assinatura) até os mais luxuosos, como o Mercedes-Benz EQS SUV 450, o mais caro do line-up elétrico da montadora alemã.

No segmento intermediário, porém, estão boa parte dos SUVs que circulam mês a mês pelo ranking de carros elétricos mais vendidos do Brasil. Nesse perfil dois se encaixam com bom destaque: o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus.

Fui o escolhido pelo Canaltech para testar tanto o utilitário francês quanto o chinês e, após passar alguns dias de posse de ambos para produzir um review detalhado a respeito de cada um, também fiquei responsável por responder a uma importante pergunta: entre o Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, qual o melhor SUV elétrico?

Continua após a publicidade

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: o duelo

Para determinar qual SUV elétrico é o melhor no duelo entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, separamos o comparativo em 7 quesitos: design/acabamento, conectividade/tecnologia, eficiência energética, potência, desempenho, dirigibilidade e custo-benefício.

O vencedor de cada disputa somará 3 pontos, o perdedor ficará com 2 e, no caso de empate, cada um dos SUVs elétricos acrescentará um ponto à classificação. Quem fizer o maior número de pontos ao final dos 7 rounds será declarado vencedor.

Continua após a publicidade

7. Design/Acabamento

O primeiro quesito avaliado para saber qual dos SUVs elétricos é o melhor entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus foi, na verdade, um item subdividido em dois, mas que estão interligados: design e acabamento.

Vamos começar falando sobre o design e, por educação, com os mais velhos (no mercado brasileiro, pelo menos). O Yuan Plus foi lançado pela BYD por aqui em novembro de 2022 e, após os testes com o Canaltech, teve justamente no design e no acabamento “inusitado” da cabine dois de seus pontos de destaque.

Continua após a publicidade

Por fora, o SUV chinês apresenta grade dianteira com as iniciais BYD em um elemento paralelo prateado, que liga um farol ao outro, rodas aro 18 com design exclusivo e lanternas traseiras unidas por um filete horizontal, também devidamente iluminado.

A cabine do Yuan Plus divide opiniões. Alguns, como eu, acham interessante a mistura de elementos, que une a modernidade de uma central multimídia de 12,8 polegadas, que gira ao toque de um botão com o ineditismo das saídas de ar em formato de meia argola e do porta-objetos com “cordas de violão”, que podem despertar sentimentos antagônicos nos consumidores.

Continua após a publicidade

A qualidade dos materiais utilizados pela montadora chinesa, no entanto, é acima de qualquer suspeita. A BYD fez questão de colocar nos bancos, nas portas, consoles e painéis materiais de excelente qualidade. Assim, dificilmente o consumidor terá motivos para reclamar de barulhinhos incômodos com o passar do tempo.

E o Megane E-Tech?

O Renault Megane E-Tech tem um design externo mais ousado e futurista do que o rival chinês. Enquanto o Yuan Plus tem uma aparência mais comum, o E-Tech acabou chamando a atenção algumas vezes no trânsito durante a realização dos testes, a ponto de um rapaz em uma moto pedir para que eu abaixasse o vidro só para perguntar: “É um Renault mesmo?”.

Continua após a publicidade

Passado o susto por conta do inusitado pedido do simpático motociclista, parei para pensar que, na verdade, a pergunta dele tem bastante procedência. Afinal, o Renault Megane E-Tech é completamente diferente dos modelos da marca francesa que nos acostumamos a ver no Brasil, elétricos ou a combustão.

O design externo estreia a linguagem batizada de “Sensual Tech” pela marca. O Megane E-Tech conta com faróis Full-LED, detalhes em 3D na traseira, capô arqueado, saídas de ar laterais e maçanetas retráteis elétricas. O maior destaque, porém, fica para o novo logo da marca, bidimensional — “Nouvel R”.

Por dentro, a cabine não é tão inusitada quanto a do Yuan Plus, mas os acabamentos em alcântara, tanto nos bancos quanto nos painéis (em substituição ao chamado soft touch) e nas portas, combinados com o black piano do quadro de instrumentos e da central multimídia, foram escolhas acertadas da marca, e passam um ar premium ao francês.

Continua após a publicidade

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

6. Conectividade/Tecnologia/Segurança

O segundo quesito analisado no duelo para decidir quem é o melhor SUV elétrico — Megane E-Tech ou BYD Yuan Plus — também foi subdividido, mas em três assuntos correlatos: conectividade, tecnologia e segurança.

Continua após a publicidade

Começando agora pelo competidor francês, podemos atestar que o Megane E-Tech realmente leva o “sobrenome” a sério. A cabine do SUV europeu tem uma nova assinatura luminosa aliada ao Welcome Sequence, tela de multimídia OpenR de 9 polegadas combinada ao cluster digital de 12,3”, além de dispositivos avançados de assistência de condução e segurança ao motorista.

O emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay é sem fio e a iluminação interna pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense localizado no volante, que oferece até mesmo a possibilidade de ajustar as cores de acordo com o humor do usuário.

No campo da segurança, destaque para o sistema de alerta sonoro externo VSP (Vehicle Sound for Pedestrians ou sons de alerta para pedestres), que avisa os pedestres sobre sua presença. Ele tem 3 versões (Neutro, Puro, Expressivo) e é ativado quando o carro está a uma velocidade entre 0 e 30 km/h.

Continua após a publicidade

O crossover conta ainda com alerta de saída de faixa (LDW), alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA), com seu novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência), que associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais para recolocar o carro automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem.

Tecnologia do Yuan Plus

O BYD Yuan Plus também faz bonito no combo tecnologia + conectividade + segurança. A completíssima lista inclui desde itens voltados para o infotenimento, como o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 12,8 polegadas, que gira automaticamente ao toque de um botão, até a iluminação ambiente com diversas opções de cores.

Entre os itens de segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC), o recurso que permite o reconhecimento automático de placas e sinais de trânsito (TSR) e, claro, a eficiente Inteligência Artificial, que até adverte, por voz, se o motorista ou o passageiro ao lado do condutor estiverem sem cinto de segurança com o carro em movimento.

Continua após a publicidade

Faltam, é verdade, alguns recursos que, pelo preço cobrado, poderiam fazer parte da lista, como a memória de banco do motorista, a abertura e fechamento automático do porta-malas e o ajuste elétrico do banco do passageiro.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

5. Eficiência energética

Continua após a publicidade

A eficiência energética é um quesito que tem muita importância na hora da compra de um carro elétrico, seja ele um hatch, um sedan ou um SUV. E, nesse ponto, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus têm seus méritos.

Ambos fazem parte do ranking de 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil em 2024, segundo as aferições do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reconhecidamente mais exigentes que os órgãos de fora do Brasil.

Os dados colhidos nos testes do Inmetro mostram, em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l (quilômetros por litro), quais os carros elétricos mais eficientes e econômicos à venda no Brasil. E os SUVs do nosso duelo estão entre eles.

De acordo com o órgão, o Renault Megane E-Tech ocupa, atualmente, a 8ª posição entre os carros elétricos mais econômicos do Brasil, com eficiência energética de 0,51 MJ/km. O número equivale a um consumo de “combustível” médio de 38,8 km/l na estrada e 41,4 km/l na cidade.

O BYD Yuan Plus, por sua vez, ficou em 10º lugar, ao registrar, segundo o Inmetro, 0,56 MJ/km de eficiência energética, além de consumos equivalentes de 33,1 km/l e 39,8 km/l em trechos de estrada e cidade, respectivamente.

De acordo com os dados passados pelas marcas, BYD Yuan Plus e Renault Megane E-Tech podem rodar 294 km e 337 km por carga, respectivamente. Vale ressaltar que, nos testes comigo ao volante, os números foram superiores para ambos os modelos, beirando os 360 quilômetros até ser necessário plugar o SUV na rede elétrica.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

4. Potência

O quesito potência talvez seja o mais simples de avaliar. Afinal, basta comparar os números e ver quem entre Renault Megane E-Tech e BYD Yuan Plus entrega mais nas mãos do motorista.

Isso pode até parecer injusto, mas, antes que você diga alguma coisa, um pequeno spoiler: o próximo quesito a ser avaliado será o desempenho e, aí sim, os números serão apenas um dos parâmetros de um cenário mais amplo.

As fichas técnicas oficiais das montadoras mostram que, na potência pura e simples, o Megane E-Tech leva vantagem. O francês entrega 220 cv e 30,6 kgf/m de torque imediato, enquanto o SUV da marca chinesa oferece 204 cv, mas com torque um pouco superior — 31,6 kgf/m.

Há um porém que acaba “compensando” essa perda de torque a favor do Megane. Como o Yuan Plus é 20 kg mais pesado (1.700 kg x 1.680 kg), a sutil vantagem nos números acaba não dando vantagem ao SUV chinês na entrega imediata da aceleração.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 3 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 2 pontos

3. Desempenho

Em termos de desempenho, apesar da diferença na motorização, tanto o Renault Megane E-Tech quanto o BYD Yuan Plus se saíram muito bem. Ambos entregam o que se espera de carros com potência acima de 200 cavalos, independentemente do tipo de propulsor.

O Megane E-Tech faz o 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, segundo os números oficiais da montadora, e é um décimo mais lento do que o BYD Yuan Plus, também de acordo com os dados técnicos passados pela fabricante. Na prática, porém, eles se mostraram iguais.

Por razões de segurança, não nos arriscamos a cravar o pé no acelerador e conferir se o tempo declarado por Renault e BYD corresponde à realidade, mas comprovamos, em mais de uma situação, que tanto o SUV francês quanto o chinês são ágeis e têm um “coice” suficientemente forte para colar o corpo no banco se a pisada no acelerador for um pouco mais funda. Resultado: Empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

2. Dirigibilidade

A dirigibilidade é um outro quesito que terminou empatado, embora seja importante ressaltar que, mesmo em se tratando de dois carros rotulados como SUVs, o comportamento dinâmico do BYD Yuan Plus e do Megane E-Tech tem diferenças importantes.

O modelo chinês tem tração dianteira e é extremamente eficiente, seja qual for o modo de condução escolhido (Eco, Normal e Sport). Há ainda duas variações de acerto de volante (esportivo e normal). Dependendo da escolha, o SUV muda um pouco o comportamento dinâmico, especialmente nas curvas em velocidades um pouco mais elevadas.

A agilidade e a sensação de segurança, porém, não mudam, independentemente da configuração. O BYD Yuan Plus, apesar das dimensões (4.455 mm de comprimento, 2.720 mm de entre-eixos,1.875 mm de largura e 1.615 mm de altura), apresenta excelente estabilidade e rigidez torcional da carroceria satisfatória, mesmo com eventuais rolagens de carroceria mais bruscas sentidas em algumas situações.

O Renault Megane E-Tech, por sua vez, tem na velocidade de resposta da direção elétrica e na suspensão independente nas quatro rodas (MacPherson na dianteira e multilink na traseira) os pontos de apoio para uma condução segura, suave e eficiente. Vale lembrar que ele é menor que o rival chinês, e mede 4.199 mm de comprimento x 1.860 mm de largura x 1.505 mm de altura x 2.680 mm de entre-eixos.

O SUV francês tem comportamento de hatch, com ótima distribuição de peso e mínima rolagem de carroceria. As rodas de 18 polegadas e a suspensão, elevada em 20 mm no comparativo com o modelo vendido na Europa, também fazem do Megane E-Tech um carro bastante agradável de conduzir em qualquer situação. Mais um empate.

  • Renault Megane E-Tech: 1 ponto
  • BYD Yuan Plus: 1 ponto

1. Custo-benefício

O round final da disputa é o custo-benefício. Se analisarmos friamente os vencedores dos seis quesitos anteriores, poderíamos dizer que o Renault Megane E-Tech tem o melhor custo-benefício, pois saiu vitorioso em quatro e empatou os outros dois.

A realidade, porém, é outra. O SUV francês venceu por pequena margem, mas custa R$ 50 mil a mais que o modelo chinês (R$ 279,9 mil x R$ 229,9 mil). Desta forma, o custo-benefício do investimento no BYD Yuan Plus acaba sendo mais vantajoso.

  • Vencedor: BYD Yuan Plus: 3 pontos
  • 2º lugar: Renault Megane E-Tech: 2 pontos

Megane E-Tech x BYD Yuan Plus: qual é o melhor SUV elétrico?

Após 7 rounds bastante disputados, a vitória, ao menos em termos de pontos, na disputa para saber qual o melhor SUV elétrico, ficou com o Renault Megane E-Tech. Isso não significa, porém, que o BYD Yuan Plus seja uma má opção de compra. Pelo contrário.

O representante chinês se mostrou um competidor à altura do rival francês, tanto que perdeu os rounds por detalhes. No quesito final (custo-benefício), inclusive levou a vitória, pois custa R$ 50 mil a menos e entrega quase tanto quanto o modelo mais caro.

Em resumo, a decisão é sua, mas pode ter a certeza de que seja qual for a sua escolha entre o Renault Megane E-Tech e o BYD Yuan Plus, você levará um excelente SUV 100% elétrico para a garagem.

  • Vencedor: Renault Megane E-Tech: 16 pontos
  • 2º lugar: BYD Yuan Plus: 13 pontos

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
1/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
2 semanas ago
View on Instagram |
5/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 semanas ago
View on Instagram |
6/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
4 semanas ago
View on Instagram |
7/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
4 semanas ago
View on Instagram |
8/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
4 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas