Carnaval 2024: Seis escolas de samba abrem os desfiles do Grupo Especial na Sapucaí neste domingo


Desfilam a partir das 22h: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz. Mitos, lendas e tradição indígena dominam as apresentações da primeira noite Seis escolas abrem os desfiles na Sapucaí neste domingo. Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz vão passar pela Avenida, a partir das 22h. Mitos, lendas e tradição indígena dominam primeira noite de apresentações. As escolas prometem muitas surpresas, algumas envolvendo a iluminação cênica da passarela, além de um banho de cheiro. O público poderá acompanhar a transmissão através da TV Globo e do Globoplay.
Carnaval 2024: drones e reconhecimento facial na Sapucaí estão entre as estratégias do governo para a segurança
De espaço beleza a buffet premium: confira as regalias das áreas VIPs da Sapucaí
Os desfiles da noite serão abertos pela atual campeã da Série Ouro, a Porto da Pedra. A Tigre de São Gonçalo apresentará um enredo inspirado no livro medieval “Lunário perpétuo”, do espanhol Jerónimo Cortés. Almanaque do saber popular, a obra foi a mais lida do Nordeste brasileiro por dois séculos. Um dos ensinamentos transmitidos é a observação do comportamento dos insetos, para saber se iria chover. Isso será retratado no carro da profética das chuvas, conta o carnavalesco Mauro Quintaes.
Vale a pena ficar de olho na alegoria. Além de uma abelha voando na Avenida, a agremiação promete se valer de um recurso de sucesso no desfile de 2023: fazer chover, com a água acionada pelo personagem do profeta das chuvas. A sensação olfativa ficará por conta do cheiro de ervas saindo de um dos carros. O público também vai se deparar com um enorme tigre, símbolo da escola, que chegará a 22 metros de altura (equivalente a um prédio de 7 andares).
Criação de Niemeyer: Sambódromo completa 40 anos como uma passarela de histórias do Rio
O músico pernambucano Antonio Nóbrega, que serviu de inspiração para o enredo, é presença confirmada no desfile. Com samba que pergunta “quem acendeu as lamparinas desse céu?”, vale ainda ficar de olho em como a luz cênica irá interagir com a cantoria das arquibancadas. Pode vir nova surpresa por aí.
A Beija-Flor de Nilópolis, a segunda escola a entrar na Sapucaí, vai contar a história inspirada no rei dos carnavais e engraxate Benedito dos Santos, o Rás Gonguila. Um dos destaques será o ator Samuel de Assis, que viveu Ben na novela “Vai da fé”, da TV Globo. O artista que marcou nos ensaios na quadra da escola virá num carro alegórico.
O cineasta alagoano, Cacá Dieguez, é uma das personalidades nascidas no estado que marcarão presença no desfile. A escola nilopolitana promete que dará destaque também para a sua própria corte, em carro que trará nomes como a ex-rainha de bateria Sônia Capeta. O carnavalesco João Vitor Araújo, que considera “um grande presente” poder contar a história do Rás Gonguila na Avenida, promete fugir dos clichês do enredo geográfico.
Genitália desnuda, Cristo mendigo e jogada de Maradona: veja 40 fatos curiosos sobre os 40 anos do Sambódromo do Rio
Com o onirismo presente, o desfile passa pelo Quilombo dos Palmares, depois pelo carnaval da capital alagoana (em que Benedito se intitula príncipe etíope, assim como o imperador Rás Tafari) e chega a Nilópolis. Na Sapucaí, ele será coroado em alegoria que representa o banho de mar à fantasia. O carnavalesco diz que a beleza do desfile fará lembrar enredos de seu xará, Joãosinho Trinta, a partir dos anos 1970. A Beija-Flor promete ainda um efeito surpresa ao fim do desfile, desfrutando de recursos tecnológicos, diz João, numa pista de como deve aderir à luz cênica.
Salgueiro vai falar dos ianomamis, no enredo Hutukara
Divulgação
Em seguida vem o Salgueiro, que irá mostrar a beleza, a cultura e a cosmologia dos ianomâmi no enredo “Hutukara”, nome da floresta criada por Omama, deus da criação. Em vez de lamento pelas mortes e problemas com garimpeiros, a aposta é pela admiração, para afirmar a humanidade desse povo. Haverá ainda um lado crítico, um grito para todos lutarem ao lado daqueles que ocupam o território brasileiro há mais de mil anos, diz Igor Ricardo, enredista da escola.
Davi Kopenawa, fundador da Hutukara Associação Yanomami, e seu filho Dário Kopenawa; Ehuana Yanomami, primeira mulher yanomami a escrever um livro na sua língua; Morzaniel Iramari, primeiro cineasta yanomami; e o artista visual Joseca Yanomami desfilarão com o Salgueiro. Ativistas também estarão presentes, trazendo a memória do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, assassinados em 2022.
Veja vídeo: Mestre Ciça revela como a reforma do Sambódromo, em 2012, mexeu com as baterias das escolas de samba
Como spoiler, Igor lembra que o carnavalesco Edson Pereira é conhecido pela grandiosidade, e que os olhos devem se voltar para o abre-alas, com Omama, e para a emoção do carro do garimpo. Aos inimigos do povo indígena, o refrão oferece a frase ianomâmi “Ya temi Xoa!”(“Ainda estou vivo!”).
Com temática tupinambá, Grande Rio pisará na Avenida em seguida com a garra de uma onça. Inspirada no livro do escritor Alberto Mussa “Meu destino é ser onça”, a escola de Duque de Caxias vai recontar o mito de criação, em que o felino é fundamental e se confunde com o Velho, criador da Humanidade. Nessa trama, que considera que o mundo já teve dois fins, o terceiro seria quando o animal comer a lua (e a ideia é evitá-lo). A agremiação pretende passar uma mensagem, de que é preciso explorar todo esse imaginário mítico:
— Conhecemos a mitologia grega e a Bíblia, mas desconhecemos nossa própria terra — pontua Leonardo Bora, carnavalesco da Grande Rio ao lado de Gabriel Haddad, campeões em 2022.
Visualmente, a escola terá seus primeiros setores apostando no escuro, além de um estudo cromático que explorará as combinações entre verde e vermelho, cores complementares, e que estão no pavilhão da escola. Símbolo poderoso de força e coragem, a onça aparece como bandeira da luta da população LGBTQIA+. Uma das alas será inspirada em Rafa Bqueer, a drag chamada de “panterona da Amazônia”.
Carnavalesco da Unidos da Tijuca: Alexandre Louzada fala sobre o gigantismo do carnaval; veja vídeo
Penúltima escola a desfilar, a Unidos da Tijuca terá como enredo “O conto de fado”. Mas, o carnavalesco Alexandre Louzada explica que não faz referência ao gênero musical português. É, na verdade, um jogo de palavras, em que “fado” significa “destino”. Na Avenida, a escola do Borel vai retratar, através de fábulas, lendas e mitos, o que foi preparado pelo destino para Portugal. A apresentação, colorida e com clima de leveza, não chega ao Brasil, e trata das navegações a partir de “Os Lusíadas”, clássico do poeta Luís de Camões que narra de forma épica as conquistas portuguesas.
No desfile, será lembrado, por exemplo, o medo que se tinha do mar, quando se acreditava em monstros marinhos naquele que ainda era um grande desconhecido. Louzada pontua que esse é um enredo sem caravelas. Cercada de magia, a apresentação mexerá ainda com os sentidos do público, com cheiros de alecrim e cravos, por exemplo, ao longo do desfile. A religiosidade também estará presente na Sapucaí, com espaço para o encanto, a devoção e a fé, “num desfile em romaria”, como diz a sinopse do enredo.
A atual campeã do carnaval, a Imperatriz Leopoldinense vai encerrar a primeira noite do Grupo Especial com uma ficção criada a partir de outra ficção. Inspirado na cigana Esmeralda, personagem do cordelista Leandro Gomes de Barros, o xará e carnavalesco Leandro Vieira cria um testamento (feito por uma cigana fictícia) que trata a escola de Ramos como um indivíduo.
A data de fundação da agremiação é equivalente ao seu nascimento, que indica que ela está submetida à influência zodiacal, com a sina que irá levá-la ao sucesso: o bicampeonato. Última a cruzar a Marquês de Sapucaí, a aposta da escola é nas cores, ornando com o nascer do dia; espelhos, pedras brilhantes e acabamentos metálicos serão artifícios para versar com a luz do amanhecer.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Após a baixa performance nas eleições municipais, uma ala do PSDB defende uma fusão com partidos maiores, como o MDB de Baleia Rossi ou o PSD de Gilberto Kassab. Lideranças da legenda consideram que a baixa votação de José Luiz Datena em São Paulo foi mais um sinal de que a sigla dificilmente voltará a ter o protagonismo perdido após as eleições de 2014, quando Aécio Neves foi derrotado por Dilma Rousseff na eleição à Presidência.

A fusão com grandes partidos estava, antes, fora de cogitação. O movimento significaria que o PSDB seria engolido no processo. Contudo, lideranças apontam que uma federação com o Solidariedade e com o PDT, em discussão atualmente, não vai solucionar o problema dos tucanos, que querem acesso a um fundo partidário maior e a chance de eleger maiores bancadas de deputados e senadores no Congresso.

Dessa forma, uma união com o PSD, partido que elegeu o maior número de prefeituras e que tem a maior bancada no Senado, passou a se tornar atrativa para os tucanos que não conseguiram se eleger para cargos executivos. A inclusão do MDB, que tem um número expressivo de parlamentares, também aguçou o paladar dos tucanos insatisfeitos.

Em uma fusão, os dois partidos formam um novo estatuto e discutem juntos as suas regras. Já a federação funciona como uma espécie de aliança, com duração mínima de quatro anos, na qual os partidos conseguem somar votos para eleger congressistas e precisam escolher um único candidato para disputar os cargos de prefeito, governador e presidente da República.
  • A cerimônia que concedeu a Bodoquena o Top 100 Stories da Green Destinations ocorreu nessa terça-feira (16), concretizando o município com as melhores iniciativas de turismo sustentável durante Conferência Global Green Destinations 2024. Ao todo, 17 destinos brasileiros participaram da competição.

A avaliação abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisa atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios.

Os destinos selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas, tornando-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.

Bodoquena, que fica a 269 km da Capital, concorreu com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”. A cidade é uma das que participam do Programa Del Turismo, iniciativa parceira do Sistema Comércio, por meio do Senac MS, que conta também com apoio da Fundação de Turismo do Estado.

O programa tem o objetivo de promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.
  • A jaguar leaps from a tree to ambush a large caiman, showcasing an impressive display of predatory skill.
.
Uma onça-pintada pula de uma arvore para pegar um grande jacaré.
🎥 @octaviocampossalles 
☑️ @pantanalphototours 
.
.
.
#pantanalphototours #jaguar #predators #photosafari #bigcats #bigcatsconservation
  • 🚨Agora 🆘 forte chuva atinge Campo Grande
  • 🐆 Anah Tereza de Almeida é bióloga e presidente do instituto Onça-Pintada, grupo dedicado a promover a conservação da espécie por meio de pesquisa científica e cuidados em cativeiro.

Na web, a profissional compartilha sua rotina no instituto e chama atenção pela interação direta com os felinos. Nos vídeos do perfil oficial, Ana abraça as onças e cuida como se fossem animais domésticos.

“Eu queria ser essa moça e sentir esse carinho!!!! 😻😻😻❤️❤️❤️❤️”, disse uma internauta nos comentários. Vale lembrar que Ana é profissional e o contato direto com animais de grande porte não é recomendado.

O instituto aceita doações para manter o trabalho de conservação.

Pix: doeiop@jaguar.org.br

📹 @anah_jacomo_iop
  • Foi destaque no Jornal Nacional a criação da CPI que vai investigar os sites de apostas esportivas.
.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu no plenário da Casa, nesta terça-feira, o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o avanço das bets ilegais no Brasil. A leitura é o segundo passo para a constituição do colegiado.
.
O primeiro passo foi a coleta de ao menos 31 assinaturas de senadores para que o pedido fosse levado até Pacheco. A iniciativa é da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ela pede investigação a atividade de plataformas de apostas ilegais online no Brasil.
.
Chamou atenção especialmente a estimativa de que, em agosto, 5 milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões com jogos e apostas on-line.
  • Um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro(PL), o pastor Silas Malafaia está decepcionado com o ex-presidente.

Ele acusa Bolsonaro de se omitir nas eleições municipais de São Paulo por medo de ser derrotado por Pablo Marçal (PRTB) caso o ex-coach vencesse o prefeito Ricardo Nunes(MDB), com quem o ex-presidente firmou aliança e até indicou um vice na chapa.

Malafaia diz que não é papel de um líder guiar-se exclusivamente pelas redes sociais. “Que porcaria de líder é esse?”, questiona.

Afirma que enviou mais de 30 mensagens “duríssimas” para ele. E diz que o ex-presidente só não teria respondido porque recebeu o apoio dele em momentos cruciais da vida —como no dia em que, “perto de ser preso”, chorou por cinco minutos ao telefone sem parar.

Mas uma pessoa o encheu de alegria: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem pretende apoiar para presidente da República caso Bolsonaro siga inelegível até 2026.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
  • As eleições municipais 2024 deste domingo (7) teve algumas surpresas. No entanto, no quesito votação acirrada, Jateí, a 265 quilômetros de Campo Grande, teve a disputa mais incerta até a totalização das urnas.

Em decisão mais apertada do estado, Cileide Cabral (PSDB) levou a prefeitura após ganhar do adversário, Odair Pereira (PL), por uma diferença de apenas 4 votos. Apenas os dois disputavam pelo cargo executivo.

Cileide Cabral teve 50,05% dos votos válidos, o que corresponde a 1.993 votos. O número é apenas 4 a mais que o concorrente na disputa, Odair Pereira.

Odair Pereira.teve 1.989 dos votos computados, o que corresponde a 49,95%. Outras 21 pessoas votaram nulo, 0,52% e 18 em branco, 0,45%. 509 abstiveram o voto, ou seja, 11,24% dos eleitores não compareceram às urnas.
  • A senadora @terezacristinams (PP) foi a principal cabo eleitoral da candidata Adriane Lopes (PP) para eleição na Capital no primeiro turno. No segundo turno, continuará articulando os apoios a Adriane e já começa nesta segunda-feira.

Ontem, Tereza recebeu uma ligação do governador Eduardo Riedel (PSDB) e já iniciou uma conversa sobre apoio a Adriane. Hoje, conversa com Riedel novamente, já de olho no apoio para o segundo turno.

Em entrevista à reportagem, Tereza comemorou o resultado da eleição, confirmou conversa com Riedel por telefone e disse que hoje falaria melhor, pessoalmente. “O segundo turno é uma construção”, pontuou.

Tereza também confirmou que vai procurar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para falar sobre a eleição e quer dizer para ele que errou ao escolher apoiar o PSDB na Capital. Ela espera que ele apoie @adrianelopesms no segundo turno.
Após a baixa performance nas eleições municipais, uma ala do PSDB defende uma fusão com partidos maiores, como o MDB de Baleia Rossi ou o PSD de Gilberto Kassab. Lideranças da legenda consideram que a baixa votação de José Luiz Datena em São Paulo foi mais um sinal de que a sigla dificilmente voltará a ter o protagonismo perdido após as eleições de 2014, quando Aécio Neves foi derrotado por Dilma Rousseff na eleição à Presidência.

A fusão com grandes partidos estava, antes, fora de cogitação. O movimento significaria que o PSDB seria engolido no processo. Contudo, lideranças apontam que uma federação com o Solidariedade e com o PDT, em discussão atualmente, não vai solucionar o problema dos tucanos, que querem acesso a um fundo partidário maior e a chance de eleger maiores bancadas de deputados e senadores no Congresso.

Dessa forma, uma união com o PSD, partido que elegeu o maior número de prefeituras e que tem a maior bancada no Senado, passou a se tornar atrativa para os tucanos que não conseguiram se eleger para cargos executivos. A inclusão do MDB, que tem um número expressivo de parlamentares, também aguçou o paladar dos tucanos insatisfeitos.

Em uma fusão, os dois partidos formam um novo estatuto e discutem juntos as suas regras. Já a federação funciona como uma espécie de aliança, com duração mínima de quatro anos, na qual os partidos conseguem somar votos para eleger congressistas e precisam escolher um único candidato para disputar os cargos de prefeito, governador e presidente da República.
Após a baixa performance nas eleições municipais, uma ala do PSDB defende uma fusão com partidos maiores, como o MDB de Baleia Rossi ou o PSD de Gilberto Kassab. Lideranças da legenda consideram que a baixa votação de José Luiz Datena em São Paulo foi mais um sinal de que a sigla dificilmente voltará a ter o protagonismo perdido após as eleições de 2014, quando Aécio Neves foi derrotado por Dilma Rousseff na eleição à Presidência. A fusão com grandes partidos estava, antes, fora de cogitação. O movimento significaria que o PSDB seria engolido no processo. Contudo, lideranças apontam que uma federação com o Solidariedade e com o PDT, em discussão atualmente, não vai solucionar o problema dos tucanos, que querem acesso a um fundo partidário maior e a chance de eleger maiores bancadas de deputados e senadores no Congresso. Dessa forma, uma união com o PSD, partido que elegeu o maior número de prefeituras e que tem a maior bancada no Senado, passou a se tornar atrativa para os tucanos que não conseguiram se eleger para cargos executivos. A inclusão do MDB, que tem um número expressivo de parlamentares, também aguçou o paladar dos tucanos insatisfeitos. Em uma fusão, os dois partidos formam um novo estatuto e discutem juntos as suas regras. Já a federação funciona como uma espécie de aliança, com duração mínima de quatro anos, na qual os partidos conseguem somar votos para eleger congressistas e precisam escolher um único candidato para disputar os cargos de prefeito, governador e presidente da República.
11 horas ago
View on Instagram |
1/9
A cerimônia que concedeu a Bodoquena o Top 100 Stories da Green Destinations ocorreu nessa terça-feira (16), concretizando o município com as melhores iniciativas de turismo sustentável durante Conferência Global Green Destinations 2024. Ao todo, 17 destinos brasileiros participaram da competição.

A avaliação abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisa atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios.

Os destinos selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas, tornando-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.

Bodoquena, que fica a 269 km da Capital, concorreu com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”. A cidade é uma das que participam do Programa Del Turismo, iniciativa parceira do Sistema Comércio, por meio do Senac MS, que conta também com apoio da Fundação de Turismo do Estado.

O programa tem o objetivo de promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.
A cerimônia que concedeu a Bodoquena o Top 100 Stories da Green Destinations ocorreu nessa terça-feira (16), concretizando o município com as melhores iniciativas de turismo sustentável durante Conferência Global Green Destinations 2024. Ao todo, 17 destinos brasileiros participaram da competição. A avaliação abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisa atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios. Os destinos selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas, tornando-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo. Bodoquena, que fica a 269 km da Capital, concorreu com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”. A cidade é uma das que participam do Programa Del Turismo, iniciativa parceira do Sistema Comércio, por meio do Senac MS, que conta também com apoio da Fundação de Turismo do Estado. O programa tem o objetivo de promover o turismo sustentável e fortalecer a governança municipal de destinos turísticos.
1 dia ago
View on Instagram |
2/9
A jaguar leaps from a tree to ambush a large caiman, showcasing an impressive display of predatory skill. . Uma onça-pintada pula de uma arvore para pegar um grande jacaré. 🎥 @octaviocampossalles ☑️ @pantanalphototours . . . #pantanalphototours #jaguar #predators #photosafari #bigcats #bigcatsconservation
4 dias ago
View on Instagram |
3/9
🚨Agora 🆘 forte chuva atinge Campo Grande
1 semana ago
View on Instagram |
4/9
🐆 Anah Tereza de Almeida é bióloga e presidente do instituto Onça-Pintada, grupo dedicado a promover a conservação da espécie por meio de pesquisa científica e cuidados em cativeiro. Na web, a profissional compartilha sua rotina no instituto e chama atenção pela interação direta com os felinos. Nos vídeos do perfil oficial, Ana abraça as onças e cuida como se fossem animais domésticos. “Eu queria ser essa moça e sentir esse carinho!!!! 😻😻😻❤️❤️❤️❤️”, disse uma internauta nos comentários. Vale lembrar que Ana é profissional e o contato direto com animais de grande porte não é recomendado. O instituto aceita doações para manter o trabalho de conservação. Pix: doeiop@jaguar.org.br 📹 @anah_jacomo_iop
1 semana ago
View on Instagram |
5/9
Foi destaque no Jornal Nacional a criação da CPI que vai investigar os sites de apostas esportivas. . O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu no plenário da Casa, nesta terça-feira, o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o avanço das bets ilegais no Brasil. A leitura é o segundo passo para a constituição do colegiado. . O primeiro passo foi a coleta de ao menos 31 assinaturas de senadores para que o pedido fosse levado até Pacheco. A iniciativa é da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). Ela pede investigação a atividade de plataformas de apostas ilegais online no Brasil. . Chamou atenção especialmente a estimativa de que, em agosto, 5 milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões com jogos e apostas on-line.
1 semana ago
View on Instagram |
6/9
Um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro(PL), o pastor Silas Malafaia está decepcionado com o ex-presidente.

Ele acusa Bolsonaro de se omitir nas eleições municipais de São Paulo por medo de ser derrotado por Pablo Marçal (PRTB) caso o ex-coach vencesse o prefeito Ricardo Nunes(MDB), com quem o ex-presidente firmou aliança e até indicou um vice na chapa.

Malafaia diz que não é papel de um líder guiar-se exclusivamente pelas redes sociais. “Que porcaria de líder é esse?”, questiona.

Afirma que enviou mais de 30 mensagens “duríssimas” para ele. E diz que o ex-presidente só não teria respondido porque recebeu o apoio dele em momentos cruciais da vida —como no dia em que, “perto de ser preso”, chorou por cinco minutos ao telefone sem parar.

Mas uma pessoa o encheu de alegria: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem pretende apoiar para presidente da República caso Bolsonaro siga inelegível até 2026.

Saiba mais www.sudoestems.com.br
Um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro(PL), o pastor Silas Malafaia está decepcionado com o ex-presidente. Ele acusa Bolsonaro de se omitir nas eleições municipais de São Paulo por medo de ser derrotado por Pablo Marçal (PRTB) caso o ex-coach vencesse o prefeito Ricardo Nunes(MDB), com quem o ex-presidente firmou aliança e até indicou um vice na chapa. Malafaia diz que não é papel de um líder guiar-se exclusivamente pelas redes sociais. “Que porcaria de líder é esse?”, questiona. Afirma que enviou mais de 30 mensagens “duríssimas” para ele. E diz que o ex-presidente só não teria respondido porque recebeu o apoio dele em momentos cruciais da vida —como no dia em que, “perto de ser preso”, chorou por cinco minutos ao telefone sem parar. Mas uma pessoa o encheu de alegria: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem pretende apoiar para presidente da República caso Bolsonaro siga inelegível até 2026. Saiba mais www.sudoestems.com.br
1 semana ago
View on Instagram |
7/9
As eleições municipais 2024 deste domingo (7) teve algumas surpresas. No entanto, no quesito votação acirrada, Jateí, a 265 quilômetros de Campo Grande, teve a disputa mais incerta até a totalização das urnas.

Em decisão mais apertada do estado, Cileide Cabral (PSDB) levou a prefeitura após ganhar do adversário, Odair Pereira (PL), por uma diferença de apenas 4 votos. Apenas os dois disputavam pelo cargo executivo.

Cileide Cabral teve 50,05% dos votos válidos, o que corresponde a 1.993 votos. O número é apenas 4 a mais que o concorrente na disputa, Odair Pereira.

Odair Pereira.teve 1.989 dos votos computados, o que corresponde a 49,95%. Outras 21 pessoas votaram nulo, 0,52% e 18 em branco, 0,45%. 509 abstiveram o voto, ou seja, 11,24% dos eleitores não compareceram às urnas.
As eleições municipais 2024 deste domingo (7) teve algumas surpresas. No entanto, no quesito votação acirrada, Jateí, a 265 quilômetros de Campo Grande, teve a disputa mais incerta até a totalização das urnas. Em decisão mais apertada do estado, Cileide Cabral (PSDB) levou a prefeitura após ganhar do adversário, Odair Pereira (PL), por uma diferença de apenas 4 votos. Apenas os dois disputavam pelo cargo executivo. Cileide Cabral teve 50,05% dos votos válidos, o que corresponde a 1.993 votos. O número é apenas 4 a mais que o concorrente na disputa, Odair Pereira. Odair Pereira.teve 1.989 dos votos computados, o que corresponde a 49,95%. Outras 21 pessoas votaram nulo, 0,52% e 18 em branco, 0,45%. 509 abstiveram o voto, ou seja, 11,24% dos eleitores não compareceram às urnas.
1 semana ago
View on Instagram |
8/9
A senadora @terezacristinams (PP) foi a principal cabo eleitoral da candidata Adriane Lopes (PP) para eleição na Capital no primeiro turno. No segundo turno, continuará articulando os apoios a Adriane e já começa nesta segunda-feira.

Ontem, Tereza recebeu uma ligação do governador Eduardo Riedel (PSDB) e já iniciou uma conversa sobre apoio a Adriane. Hoje, conversa com Riedel novamente, já de olho no apoio para o segundo turno.

Em entrevista à reportagem, Tereza comemorou o resultado da eleição, confirmou conversa com Riedel por telefone e disse que hoje falaria melhor, pessoalmente. “O segundo turno é uma construção”, pontuou.

Tereza também confirmou que vai procurar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para falar sobre a eleição e quer dizer para ele que errou ao escolher apoiar o PSDB na Capital. Ela espera que ele apoie @adrianelopesms no segundo turno.
A senadora @terezacristinams (PP) foi a principal cabo eleitoral da candidata Adriane Lopes (PP) para eleição na Capital no primeiro turno. No segundo turno, continuará articulando os apoios a Adriane e já começa nesta segunda-feira. Ontem, Tereza recebeu uma ligação do governador Eduardo Riedel (PSDB) e já iniciou uma conversa sobre apoio a Adriane. Hoje, conversa com Riedel novamente, já de olho no apoio para o segundo turno. Em entrevista à reportagem, Tereza comemorou o resultado da eleição, confirmou conversa com Riedel por telefone e disse que hoje falaria melhor, pessoalmente. “O segundo turno é uma construção”, pontuou. Tereza também confirmou que vai procurar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para falar sobre a eleição e quer dizer para ele que errou ao escolher apoiar o PSDB na Capital. Ela espera que ele apoie @adrianelopesms no segundo turno.
2 semanas ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas