8 jogos que você tinha no seu celular há 10 anos e não se lembrava

Subway Surfers, Candy Crush e Flappy Bird eram febre em 2014 com dinâmicas simples e que rodavam até nos smartphones mais básicos, entre Android, iPhone (iOS) e Windows Phone Muitos jogos antigos de celular deixaram saudade, pois viraram febre na época em que foram lançados e estavam presentes na maioria dos smartphones. Há 10 anos (em 2014), Candy Crush Saga fez grande sucesso com o desafio de combinar diferentes balas e doces em um tabuleiro colorido. No mesmo ano, Subway Surfers colocava os jogadores no controle de jovens em fuga de um policial, enquanto coletavam dinheiro ao longo do caminho. Já em Flappy Bird, o personagem principal era um pássaro, que precisava ter seu voo controlado para ultrapassar obstáculos e avançar nos níveis.
Entre os destaques dos games listados a seguir, estão o grande número de fases, os comandos simples, a jogatina fácil e a possibilidade de rodar até em smartphones mais básicos, entre Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Confira a lista do TechTudo com oito jogos que você tinha no seu celular há 10 anos e não lembrava (mas provavelmente amava jogar).
🎮 12 jogos do Mega Drive que foram sucesso de vendas e você precisa lembrar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
É possível baixar Hay Day em celulares Android e iOS menos potentes
Reprodução/Róbson Martins
👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo.
1. Flappy Bird
Lançado em 2013 e criado pelo vietnamita Dong Nguyen, Flappy Bird trazia uma missão simples: ajudar um pássaro a atravessar um caminho repleto de obstáculos. O game de ação no estilo arcade tinha visual retrô e desafiava o jogador a bater seu próprio recorde, com uma pontuação que ficava em destaque no centro da tela. Para jogar, bastava tocar na tela que o pássaro tomava impulso para cima e para frente, seguindo seu percurso. No entanto, era importante ter coordenação e reflexo para calcular a trajetória exata, evitando uma queda no chão ou uma batida nos canos pelo caminho.
O sucesso foi enorme, mas não durou muito tempo. Em fevereiro de 2014 o idealizador de Flappy Bird tirou o jogo do ar por ser muito viciante. Segundo Dong Nguyen, o game foi criado para ser um momento de relaxamento, mas surtiu o efeito contrário. Na época, Flappy Bird podia ser jogado em celulares com sistema operacional Android e Windows Phone.
Flappy Bird coloca o jogador no comando do voo de um pássaro
Divulgação
2. Candy Crush Saga
Doces, balas e várias guloseimas em um tabuleiro colorido e com muitas combinações possíveis. Candy Crush foi desenvolvido pela King e lançado em 2012, mas pode ser jogado até hoje em celulares Android, iPhone (iOS), Windows (e Windows Phone) e até no Facebook Gaming. O jogo de raciocínio tem a seguinte proposta: juntar três peças iguais (ou mais) para que elas sejam destruídas. Caso destrua 4, 5, ou mais doces de uma vez, o jogador ganha prêmios que o ajudam a passar de fase.
Candy Crush possui milhares de fases, que vão ficando cada vez mais difíceis. Ao concluir cada etapa, é preciso desbloquear um novo nível. É possível fazer isso pedindo para amigos no Facebook (que também joguem o game), comprando na loja ou jogando três missões, uma a cada 24 horas. Além disso, há outros dois jogos desenvolvidos pela King que seguem a mesma linha: Candy Crush Jelly Saga e Candy Crush Soda Saga. Para baixar Candy Crush Saga é necessário cumprir os seguintes requisitos mínimos: Android 5.0 Lollipop ou superior e iOS 12 ou posterior.
O clássico Candy Crush traz um tabuleiro com diversas guloseimas
Reprodução/Google Play
3. Subway Surfers
Outro jogo que também era febre e ainda pode ser jogado nos celulares é o Subway Surfers. No game de corrida infinita, o jogador comanda simpáticos jovens que tiveram a má ideia de pichar o metrô da cidade. O objetivo é fugir do policial e do seu cachorro, além de coletar o máximo de moedas possíveis ao longo do caminho. Durante a corrida, é preciso ter coordenação motora e reflexos rápidos, para desviar de vagões e outros obstáculos. Os comandos são feitos apenas deslizando os dedos na tela do smartphone.
O sucesso foi tão grande, que muitas especulações e boatos falsos foram criados (e viralizaram) sobre a origem do game. Subway Surfers foi desenvolvido pela Kiloo e lançado em 2013 para Android, iPhone (iOS) e Windows Phone. Atualmente, ainda pode ser baixado na Google Play Store e App Store, disponível para iOS 10 ou superior, além de espaço para 340,4 MB. Já o Android exige a versão 4.4 ou superior e capacidade de 171 MB.
Subway Surfers tem suporte a aparelhos com 512 MB de RAM e cenário parisiense
Divulgação/Windows Phone Store
4. Fruit Ninja
Em Fruit Ninja o desafio é fatiar o maior número de frutas possíveis, sem deixar que elas caiam inteiras e sem tocar nas bombas que aparecem de repente, para confundir o jogador e explodir tudo. Não há limite de tempo e as frutas surgem na tela em quantidade e velocidade variadas. Quanto mais tempo o jogador resistir sem erros, mais rápido o game fica.
A jogabilidade explora o touch dos aparelhos. O aplicativo transforma um simples toque em uma espada ninja afiada. Sendo assim, basta deslizar o dedo na tela para cortar os alimentos. É possível ter pontuações mais altas ao cortar várias frutas com um golpe só, ou até mesmo dar vários golpes em uma fruta especial. Desenvolvido pelo Halfbrick Studios, Fruit Ninja ainda pode ser jogado no Android e iPhone (iOS), em iOS 11 ou superior.
Fruit Ninja tem comandos simples
Divulgação
5. Temple Run
Temple Run é mais um jogo de corrida infinita, onde o protagonista é um caçador de relíquias que rouba um artefato sagrado. Ao sair correndo do templo, o personagem começa a ser perseguido por criaturas estranhas. O jogador precisa fugir e coletar as moedas que aparecem no trajeto. Assim como em outros jogos mostrados na lista, os comandos também são feitos apenas deslizando o dedo na tela do smartphone.
A jornada fica cada vez mais difícil com a aparição de obstáculos e mudanças repentinas no cenário. Temple Run é produzido pela Imangi Studios e foi lançado em 2011, mas até hoje pode ser baixado na Google Play Store e App Store. Na época de lançamento também podia ser jogado no Windows Phone.
Para correr em Temple Run, basta deslizar o dedo na tela
Divulgação
6. 2048
Menos frenético que as outras opções da lista, 2048 é um jogo casual e que mistura raciocínio com estratégia. No tabuleiro repleto de números, o jogador precisa combinar os blocos com números iguais, que se somam automaticamente, na missão de atingir o 2048. Mas é preciso ter cuidado, pois ao fazer um movimento em uma determinada direção, todos os blocos que podem se mover para aquele sentido são movidos e somados, gerando novos números.
Além disso, toda vez que o jogador faz um movimento, os espaços “vazios” são preenchidos por novos blocos com valores diferentes. A partida acaba quando o jogador fica preso, sem a possibilidade de realizar novas somas. Desenvolvido por Gabriele Cirulli e distribuído pela Ketchapp, 2048 ainda pode ser jogado no iPhone (iOS) ou Android.
2048 requer raciocínio e estratégia
Divulgação/Windows Phone Store
7. Hay Day
Hay Day transforma o jogador em um fazendeiro, após receber um pedaço de terra como herança. A proposta do game é cuidar das plantações e dos animais, gerando lucro com a venda de produtos como queijo, manteiga, torta, bolo, pipoca e até roupas. Para avançar, é preciso executar ações, decidir sobre o preço de venda dos produtos e cumprir as missões.
Ao evoluir nos níveis, o jogo desbloqueia novos animais, instalações, objetos decorativos e outros itens que podem ser comprados na Loja, com moedas que são conquistadas ao longo da jogatina. Quem tiver saudades ou quiser conhecer, Hay Day ainda pode ser baixado na Google Play Store e na App Store. Os requisitos mínimos são Android 5.0 ou mais recente, e iOS 11 ou posterior.
É possível comprar diversos artigos nas barracas de Hay Day
Reprodução/Felipe Vinha
8. Meu Malvado Favorito: Minion Rush
Comandar um Minion coletando bananas em uma corrida infinita por cenários diversos, esse é o foco de Minion Rush. Os famosos personagens amarelos precisam atravessar o laboratório do Gru coletando frutas e outros elementos especiais, tudo isso desviando de obstáculos que aparecem ao longo do caminho.
Durante a narrativa, é possível acessar áreas secretas para enfrentar vilões, como Vector. Além disso, o título traz minigames variados para diversificar a jogabilidade e o modo multiplayer. A saga de Minion Rush foi lançada em 2013 pela Gameloft, mas ainda pode ser jogada em celulares Android e iPhone. O download no celular da Apple requer apenas 44,7 MB e tem como requisito mínimo o iOS 5 ou superior.
Minion Rush pode ser jogado individualmente ou em modo multiplayer
Divulgação
Veja também: 5 jogos casuais que você precisa conhecer para curtir no dia a dia
5 jogos casuais que você precisa conhecer para curtir no dia a dia
Mais do TechTudo

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. 

A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). 

“Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. 

Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 

📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
  • Oportunidade em Caarapó!
  • Em depoimento na CPMI do INSS, Vinicius
Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria Geral da União, denunciou a negligência de Sergio Moro (União-
PR) durante o tempo em que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro: “o senhor recebeu denúncias (de irregularidades no INSS), mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU. Infelizmente, o senhor não fez o seu trabalho”.
  • Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia.

Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
  • O escândalo envolvendo o presidente nacional do União
Brasil, Antônio Rueda, virou foi parar no Jornal da Record, apresentado por Mariana Godoy. O empresário foi citado em investigação da Polícia Federal que apura suposta ligação com integrantes do PCC.

Como noticiamos mais cedo, o piloto Mauro Capucci Matosinho acusa Rueda de ser dono oculto de jatos executivos usados para transportar criminosos ligados à facção, em especial dois investigados da Operação Carbono Oculto: Mohamed Hussein Murad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”. Ambos são apontados como líderes de um esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.

A Polícia Federal agora investiga se Rueda realmente tinha participação oculta nos aviões ou ligação com os acusados. Em resposta, Rueda disse estar sendo alvo de
“ilações irresponsáveis e sem fundamento” e apontou motivação política por trás das acusações

*Comente e compartilhe*

#Rueda #UniãoBrasil #PCC #PolíciaFederal
#Política #Brasil
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
4 dias ago
View on Instagram |
1/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
5 dias ago
View on Instagram |
2/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
5 dias ago
View on Instagram |
3/9
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, descreveu em entrevista à Rádio Super Gaúcha, na manhã deste sábado (8), o cenário de devastação provocado pelo tornado que atingiu o município na véspera. Segundo ele, cerca de 80% da área urbana foi danificada, e há pelo menos cinco mortes confirmadas, além de centenas de feridos. A cidade de 14 mil habitantes tem a economia baseada na produção agrícola. “Eu nunca vi na minha vida uma coisa que nem essa. Assisti em filme, uma cidade totalmente destruída, não tem uma casa para dizer que vai arojar uma fatura. É uma destruição total”, afirmou o prefeito. Bovino contou que o fenômeno atingiu a cidade por volta das 18 horas desta sexta-feira (7). “Ainda com toda a tragédia, graças a Deus, que foi nesse horário, porque nós tínhamos colégio com mais de 800 alunos, tínhamos creche, e graças a Deus o comércio já tinha todo mundo chegado pela casa. Ainda bem que aconteceu nesse horário, senão a fatalidade ia ser muito mais”, relatou. Segundo o prefeito, os ventos extremamente fortes duraram apenas alguns segundos, mas foram suficientes para destruir praticamente toda a cidade. 📸 Imagens: Alex Rafael Silvério / Olho Vivo Paraná Via @portalnossodia
5 dias ago
View on Instagram |
4/9
Oportunidade em Caarapó!
Oportunidade em Caarapó!
1 semana ago
View on Instagram |
5/9
Em depoimento na CPMI do INSS, Vinicius Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria Geral da União, denunciou a negligência de Sergio Moro (União- PR) durante o tempo em que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro: “o senhor recebeu denúncias (de irregularidades no INSS), mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU. Infelizmente, o senhor não fez o seu trabalho”.
1 mês ago
View on Instagram |
6/9
Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia.

Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
Os deputados federais bolsonaristas de Mato Grosso do Sul priorizam o debate sobre a anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado, mas ignoram a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A proposta será votada na próxima quarta-feira (1º) na Câmara dos Deputados, mas a votação pode ser adiada pela manobra bolsonarista para forçar o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de cadeia. Enquanto lutam para salvar Bolsonaro e outros 11 sul-mato-grossenses condenados pela trama golpista, os parlamentares Dr. Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, deixam em segundo plano o projeto que pode beneficiar 236,8 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Receita Federal do Brasil, 162 mil serão contemplados com a isenção total porque possuem renda de até R$ 5 mil. Outros 73,8 mil serão contemplados com o desconto gradual para renda de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
2 meses ago
View on Instagram |
7/9
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), barrou a indicação feita pelo PL para que Eduardo Bolsonaro fosse o líder da minoria na Casa. Com isso, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro seguirá tendo faltas computadas e deve perder o mandato.
2 meses ago
View on Instagram |
8/9
O escândalo envolvendo o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, virou foi parar no Jornal da Record, apresentado por Mariana Godoy. O empresário foi citado em investigação da Polícia Federal que apura suposta ligação com integrantes do PCC. Como noticiamos mais cedo, o piloto Mauro Capucci Matosinho acusa Rueda de ser dono oculto de jatos executivos usados para transportar criminosos ligados à facção, em especial dois investigados da Operação Carbono Oculto: Mohamed Hussein Murad, o “Primo”, e Roberto Augusto Leme da Silva, o “Beto Louco”. Ambos são apontados como líderes de um esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. A Polícia Federal agora investiga se Rueda realmente tinha participação oculta nos aviões ou ligação com os acusados. Em resposta, Rueda disse estar sendo alvo de “ilações irresponsáveis e sem fundamento” e apontou motivação política por trás das acusações *Comente e compartilhe* #Rueda #UniãoBrasil #PCC #PolíciaFederal #Política #Brasil
2 meses ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas