Fundada por Soichiro Honda no fim da década de 1940, a Honda começou a escrever sua história como fabricante de motocicletas, mas, 20 anos mais tarde, também passou a desenvolver carros. Desde então, colocou no mercado verdadeiros ícones do segmento.
A lista com os 10 carros icônicos da Honda conta com uma diversidade de modelos, que vão desde os tradicionais hatchbacks até os esportivos. O ponto em comum é a confiabilidade que não apenas a Honda, mas todas as montadoras japonesas carregam com elas.
Se você também é um “hondeiro” incondicional, certamente vai se lembrar de alguns (ou todos) dos 10 carros icônicos que selecionamos em nossa lista especial. Preparado? Então vamos lá.
Continua após a publicidade
10 carros icônicos da Honda
Selecionar apenas 10 carros icônicos entre tantos lançados por uma montadora da grandeza da Honda não foi fácil. Por isso, os critérios usados abrangem características como inovação, importância histórica e, claro, sucesso no mercado.
Agora que explicamos como a lista foi formada, vamos a ela.
Continua após a publicidade
10. Honda S800
Abrimos a lista dos 10 carros icônicos da Honda com o S800, roadster apresentado ao mundo no final da década de 1960 para abrir as portas da Europa e dos Estados Unidos à montadora japonesa. E ele fez isso com sucesso no Salão de Paris, em 1966.
Seu lugar na história também está marcado por ter sido ele o primeiro carro da marca a atingir a velocidade máxima de 160 km/h. Isso graças ao motor de 4 cilindros e 791 cilindradas, que oferecia 70 cv de potência a 8.000 rpm.
Continua após a publicidade
9. Honda Civic
O Honda Civic é um dos exemplos de carros que se tornaram icônicos por tudo o que representam, tanto que seguem “vivos” no portfólio da montadora mesmo após décadas do lançamento de sua 1ª geração.
O Civic originalmente era um pequeno hatch coupé de duas portas, apresentado pela marca em 1972 para se tornar um carro “econômico, confortável e divertido de dirigir”. A missão, diga-se de passagem, foi cumprida à risca.
Depois de cinco décadas de mercado, o modelo da Honda segue conquistando corações, inclusive com a estreia do modelo híbrido, testado pelo Canaltech e avalizado como o “melhor Civic de todos os tempos”. Um ícone, sem sombra de dúvidas.
Continua após a publicidade
8. Honda Accord
Irmão maior do Civic, o Honda Accord é um carro que, ao menos no Brasil, não tem a fama que merece. Nem por isso, porém, deixa de merecer um lugar na lista dos 10 carros icônicos da marca japonesa.
O Honda Accord hoje é um sedan de porte grande, mas estreou no mercado em 1976 como um hatchback. Em 1979, “virou sedan” e, desde então, tornou-se um “ditador de tendências”.
Continua após a publicidade
Assim como o Civic, o Accord apresentou uma série de inovações ao longo dos anos e, em sua atual geração, Advanced Hybrid, já mostrou que pode quebrar paradigmas para seguir bem conceituado no portfólio da marca.
7. Honda CR-V
A Honda também é uma fabricante que tem em seu portfólio muitos SUVs. Por isso, o CR-V não poderia ficar de fora da lista dos mais icônicos da marca.
Continua após a publicidade
O “Comfort Runner Vehicle” (Veículo confortável e potente) teve sua 1ª geração revelada ao mundo em 1995, e chegou com especificações capazes de fazer frente ao Toyota RAV4, até então dono incontestável do segmento.
O CR-V chegou ao Brasil em 2000 e tem, até hoje, como principais atributos o espaço interno, o sistema de tração integral e o comportamento dinâmico, caracterizado pelo invejável acerto de suspensão. Assim como o Accord e o Civic, o SUV segue vivo no line-up da marca.
6. Honda Prelude
Continua após a publicidade
O Honda Prelude retornou recentemente ao noticiário automotivo em forma de conceito, indicando que, em breve, também figurará novamente no portfólio da marca, mas com motorização mais moderna, provavelmente 100% elétrica.
Seu lugar na lista dos mais icônicos da Honda, porém, é justificado pelas glórias do passado. O coupé nasceu em 1978 para pegar carona no sucesso do Civic e do Accord, e tinha no motor de 4 cilindros e 80 cv de potência, além da carburação dupla, seus principais atrativos.
A última geração saiu de linha em 2002, com um motor 4 cilindros de 2.2 litros e 195 cv de potência sob o capô. Ao todo, foram vendidas 832.549 unidades do Prelude somente nos Estados Unidos, demonstração pura de um verdadeiro ícone.
Continua após a publicidade
5. Honda Integra Type R
Chegamos ao top 5 dos 10 carros icônicos da Honda com o modelo responsável por elevar o patamar da marca no que diz respeito à performance: o Honda Integra Type R, lançado primeiramente apenas para o mercado japonês, em 1995.
Foi o Integra Type R, com seu propulsor VTEC 1.8 de 190 cv e caixa de câmbio de 5 velocidades, quem deu o start da Honda para a fabricação não apenas de carros bonitos e estilosos, mas também muito rápidos.
Continua após a publicidade
4. Honda CRX
O Honda CRX (não confundam com o CR-V, hein?) foi um modelo esportivo compacto, do tipo 2 + 2, comercializado pela Honda entre 1983 e 1991. Seu lugar na lista de ícones é justificado por tudo o que entregava em termos de desempenho.
O CRX tinha tração dianteira, era leve e, por conta disso, oferecia excelente dirigibilidade. O modelo ficou ainda melhor em 1989, ano em que a Honda incorporou ao CRX o motor VTEC de 150 cavalos.
Continua após a publicidade
3. Honda S2000
Vamos abrir o pódio dos 10 carros icônicos da Honda com o S2000. Projetado para comemorar os 50 anos de vida da marca, o conversível de dois lugares é considerado, até hoje, como um dos melhores já fabricados pela marca.
O Honda S2000 tinha no motor VTEC 2.0 4 cilindros, que entregava 241 cavalos de potência ao motorista, sua principal atração. A edição Ultimate, produzida em 2009 para encerrar a história do ícone, ainda é encontrada no mercado de usados, mas, se você pensa em procurar, prepare-se, pois o preço certamente será salgado.
2. Honda NSX
O Honda NSX é o que muitos entusiastas classificam de “carro JDM” (Japanese Domestic Market). E o que isso significa? De um modo bem simples, que o NSX é um ícone, desejado por muitos por seu estilo e desempenho “fora da curva”.
Não à toa, até mesmo o saudoso tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna teve um NSX na garagem. O piloto participou do desenvolvimento do NSX Type R no início da década de 1990 e foi dono do esportivo dotado do motor 3.0 V6 de 247cv de potência.
1. Honda Civic Type R
Chegamos ao fim da lista de 10 carros icônicos da Honda com mais um representante da família Type R: o Honda Civic. Essa versão do Civic merece um destaque especial, separado do modelo original, pois é considerado um dos hatches “mais radicais” não apenas da montadora, mas de todo o segmento.
Desde a 1ª geração, lançada em 1997, com motor 1.6 de 4 cilindros e 182 cv de potência, o Type R vem habitando os sonhos de quem sonha em ser “veloz e furioso”, como os astros da saga cinematográfica estrelada por Vin Diesel.
A geração mais recente do Civic Type R chegou ao Brasil em 2023 com o motor 2.0 DI DOHC VTEC Turbo de 297 cv sob o capô, câmbio manual de 6 velocidades e um visual de tirar o fôlego. O preço? A partir de R$ 429.900.
Nada mal para fechar a lista de carros icônicos da Honda, não é?