A Williams Racing, equipe da Fórmula 1, anunciou nesta quarta-feira (12) que passará a carregar a Atlassian, empresa de software australiana, em seu nome a partir de um acordo de patrocínio máster.
A equipe, que se chamará Atlassian Williams Racing, classifica o acordo, que não teve duração especificada, como o maior de sua história de 48 anos. A Williams terá a Atlassian como patrocinadora máster e parceria oficial de tecnologia e software de colaboração.
“Estou muito feliz em receber a Atlassian na Fórmula 1 e em nossa evolução para a Atlassian Williams Racing. Atrair uma parceria de título desse tamanho e importância é um dia importante na história da nossa equipe e um marco importante na nossa transformação de retorno”, comentou James Vowles, diretor da Williams.
A Atlassian terá um papel importante na Williams com a aplicação de seus sistemas de trabalho orientados por tecnologia, que utiliza inteligência artificial e busca auxiliar na conexão das áreas que formam a equipe.
Na visão da Williams, a adoção dessa abordagem e do conjunto de produtos da Atlassian aumentará o potencial do grupo ao melhorar o trabalho em equipe e a colaboração para entregar desempenho na pista.
“Estamos colocando em prática os ingredientes certos para colocar esta equipe de volta à frente do grid, e na Atlassian temos um parceiro que, por meio de sua tecnologia e ferramentas, ajudará a liberar todo o nosso potencial, melhorando o trabalho em equipe e a colaboração em toda a organização”, seguiu James Vowles.
A Williams não contava com um patrocinador máster desde 2020, quando terminou a parceria com a Rokit. Além da Atlassian, a equipe também tem patrocínios de Santander, Gulf, Duracell, Komatsu, Kraken, Stephens, Puma, Pirell e Stephens, entre vários outros.
Além da exposição no nome da Williams, a Atlassian também terá destaque no FW47, que será pilotado por Alex Albon e Carlos Sainz em 2025. A equipe divulgará o carro na sexta-feira (14) com um design em comemoração pela parceria. A pintura para a temporada, porém, será revelada apenas na terça-feira (18).
A marca Atlassian também será integrada a todos os aspectos do ambiente da equipe, tanto na pista quanto na sede em Grove, no Reino Unido. Além disso, está no novo logotipo da Williams.
“A Fórmula 1 é o esporte de equipe definitivo. É onde engenheiros, desenvolvedores, equipes comerciais, equipes de box e inúmeros outros trabalham juntos em tempo real em velocidades incríveis para correr em busca de um pódio”, disse Mike Cannon-Brookes, CEO da Atlassian.
“Sabemos que quando grandes equipes têm as ferramentas e práticas certas, elas podem alcançar coisas que seriam impossíveis sozinhas. Entendemos o que é ter paixão, motivação e a crença de que você está construindo algo grandioso”, concluiu.
A Williams, segunda equipe mais bem sucedida da Fórmula 1, vive um período de baixa da categoria. Considerada uma das piores do grid, a equipe trata o acordo como início de sua recuperação.











