O preço das ações da Warner Bros. Discovery (WBD) caiu mais de 10% na última quarta-feira (7), depois que o conglomerado de mídia divulgou perda de US$ 9,1 bilhões por conta da desvalorização das redes de TV da empresa.
As razões apontadas para o prejuízo passam pela queda do mercado anunciante para TV linear nos Estados Unidos e incerteza em torno da renovação de direitos esportivos, do qual o principal ativo perdido foi a NBA.
As redes lineares do conglomerado incluem Food Network, HGTV, Discovery, CNN, TNT, TBS e Cartoon Network/Adult Swim, entre outras.
Além disso, o prejuízo líquido da empresa incluiu US$ 2,1 bilhões em “amortização de intangíveis antes dos impostos relacionada à aquisição, aumento do valor do conteúdo e despesas de reestruturação”, segundo a WBD.
O prejuízo líquido da empresa liderada pelo CEO David Zaslav no trimestre foi de US$ 10 bilhões. A WBD também divulgou prejuízo ajustado de US$ 107 milhões para seu segmento direto ao consumidor no trimestre.
Boas notícias
Nem só más notícias foram divulgadas no balanço da empresa. A HBO, o Max e o Discovery+ da WBD somou 103,3 milhões de assinantes globais após aumento de 3,6 milhões de clientes durante o trimestre.
A WBD atribuiu grande parte desse crescimento ao relançamento internacional do Max. Em compensação, nos Estados Unidos, a plataforma de streaming combinada e renomeada de HBO Max-Discovery+, que estreou entre os norte-americanos em março, sofreu contratempo.
Houve queda de 300 mil assinantes do serviço de streaming doméstico, que chegou a 52,4 milhões nos Estados Unidos. Esse revés foi plenamente compensado pelo aumento da base de clientes do serviço internacional, que subiu de 46,9 milhões para 50,8 milhões.
A Warner Bros. Discovery teve crescimento significativo na receita de anúncios no streaming no comparativo com o ano passado. Houve incremento de 99%, subindo a US$ 121 milhões no segundo trimestre de 2023 para US$ 240 milhões agora.
Carta aos acionistas
No segmento de estúdio, a receita caiu 4% em relação ao ano passado, chegando a US$ 2,4 bilhões. A receita de TV caiu 27%, enquanto o faturamento da área de games caiu 41% e a bilheteria subiu 19%.
“Apesar do momento ruim para a indústria, tomamos e continuaremos tomando medidas ousadas, como repaginar nossas parcerias lineares existentes e buscar novas oportunidades de pacotes, com o objetivo de colocar o Max nos dispositivos de mais consumidores, de maneira rápida e por menor custo”, afirmou Zaslav, em carta aos acionistas.
“Estamos vendo evidências claras de que essas e outras ações que estamos tomando ajudarão a impulsionar a lucratividade desse segmento no segundo semestre do ano, em 2025 e adiante”, acrescentou o CEO da empresa.