Viradouro vence Carnaval do Rio com enredo sobre força da mulher negra, mas quatro escolas entram com recurso para mudar a pontuação da escola
A Viradouro foi anunciada como a grande vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro 2024. Mas tudo indica que o resultado pode mudar a qualquer momento. É que quatro escolas acionaram um recurso na Liesa (Liga das Escolas de Samba do Rio) contra a agremiação por uma possível violação de regras na comissão de frente.
Segundo informações do UOL, as escolas Grande Rio, Mocidade Independente,Beija-Flor e Imperatriz pediram a punição da então vencedora ao alegarem que a Viradouro levou 15 componentes na comissão de frente, o que viola uma das regras do desfile.
Porém, mesmo que a agremiação seja punida, é quase impossível que ela perca o título de vencedora do ano pois a diferença de pontos para o segundo lugar foi apenas de 0.7 e o regulamento da Liesa prevê uma punição de 0.5 pontos.
A Viradouro obteve nota 10 nos nove quesitos, ficando com 270 pontos. Em segundo lugar, vem a Imperatriz Leopoldinense com 267,3 pontos e, em terceiro, a Grande Rio com 267,2. A Porto da Pedra, que abriu o primeiro dia de desfiles na Sapucaí, foi rebaixada para a Série Ouro.
A escola de NIterói desfilou na avenida com o samba “Arroboboi, Dangbé”, que celebra a força da mulher negra fazendo um culto ao vodum serpente, a cobra sagrada africana. Este é o terceiro título da agremiação, que também conquistou a vitória em 1997 e 2020.
MOCIDADE ALEGRE VENCE CARNAVAL DE SÃO PAULO
É campeã! Nesta terça-feira (13), foi anunciado que a Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval de São Paulo 2022. Com o enredo “Brasiléia Desvairada”, a escola da Zona Norte ganhou seu 12º título no grupo especial e venceu pelo segundo ano consecutivo.
A escola do bairro do Limão contou com um enredo contado pelo carnavalesco Jorge Silveira sobre as viagens do escritor Mário de Andrade. Sob o comando do Mestre Sombra, a bateria Ritmo Puro agitou a avenida do Sambódromo do Anhembi. A Mocidade ficou 270 pontos a frente da Gaviões da Fiel, que foi a segunda colocada do Carnaval de São Paulo.
Veja: