Vini Jr., que tem se tornado voz ativa na luta contra o racismo seja nos campos de futebol ou fora deles, foi nomeado embaixador da boa vontade da Unesco. O atacante do Real Madrid é o segundo jogador brasileiro a conquistar essa honraria, após Pelé. A nomeação aconteceu nesta sexta-feira (2), no centro de treinamento do clube espanhol.
“Vinicius Júnior não é somente um grande jogador de futebol, ele também se comprometeu há algum tempo em promover a igualdade de oportunidades através da educação no Brasil”, afirmou Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.
“Ele é um modelo para as gerações e a Unesco tem a honra de nomeá-lo como um de seus embaixadores da boa vontade”, completou.
O jogador criou em 2020 o Instituto Vini Jr., que desenvolve ações para promover a educação. A ONG tem atuação no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
“Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida”, destacou o atleta.
“Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente. A minha luta é pela educação. Meu Instituto cresce mês a mês no Brasil e, com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo”, acrescentou.
Patrocínio
No mesmo dia em que recebeu a nomeação da Unesco, o jogador também viu seu instituto ganhar o patrocínio da Prio, empresa brasileira de óleo e gás.
“A Prio vai acelerar muito a nossa expansão e consequentemente o aumento do nosso impacto”, festejou Vini Jr.
O instituto utiliza a linguagem do futebol como fator para aumentar a interação e o engajamento de jovens atendidos em seus programas. Segundo a ONG, o processo de aprendizagem parte de uma proposta de prática pedagógica que valoriza as experiências e histórias de cada criança, respeitando suas individualidades e visões de mundo.
“Minha família, minha equipe e eu sempre falamos que faríamos um trabalho relevante e que no momento certo, com resultados para mostrar, empresas comprometidas e com o mesmo DNA apareceriam para fortalecer a nossa construção”, afirma o camisa 7 do Real Madrid.
Expansão
Com o novo patrocinador, a ideia é expandir a atuação do instituto, passando a contemplar escolas na Bahia, Espírito Santo e em um estado da região Norte do país até o fim de 2024.
“Não se trata de um simples patrocínio, mas de uma construção coletiva para uma mudança significativa na educação básica do nosso país”, destaca Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto.
A atuação da ONG tem como ponto de partida a capacitação de professores e um diagnóstico estrutural das escolas públicas onde está presente para a implantação de ferramentas, internet banda larga e de equipamentos tecnológicos para propagar a sua metodologia, pautada em práticas de gamificação, estimulando o engajamento dos alunos.
“Valorizamos iniciativas que são ousadas e inconformadas, pois são dois dos nossos valores. A sensação é de que invertemos os papéis, e a Prio é o novo reforço no time Instituto Vini Jr”, conta Gabriel Hackme, gestor de patrocínios e projetos incentivados da Prio.
“A chegada da Prio fortalece a estrutura do Instituto, uma vez que investiremos mais em pesquisa e desenvolvimento, ampliaremos o time, testaremos e desenvolveremos novas tecnologias sociais”, acrescenta.