Quem tem pet em casa sabe o quão valioso um brinquedo pode ser: para o animalzinho e para o tutor. Bolinhas, arranhadores e cordas podem ajudá-los a não só gastar energia dentro de casa, mas também a evitar o estresse e a ansiedade — é o que nos conta Alexandre Rossi, adestrador e veterinário conhecido como Dr. Pet:
“Além da diversão, os brinquedos são ferramentas essenciais. Fisicamente, eles estimulam a atividade, ajudando a combater o sedentarismo e a obesidade, problemas comuns em animais que vivem em ambientes restritos. Emocionalmente, os brinquedos promovem o bem-estar ao reduzir o estresse e a ansiedade, canalizando energias de forma positiva”, explica o também zootecnista, que acumula mais de 2 milhões de seguidores no Instagram.
No entanto, é preciso ter atenção ao escolher o brinquedo ideal para o seu pet. Na hora da compra, é fundamental considerar o tamanho, o material e a qualidade do produto, garantindo que ele seja seguro e resistente, evitando que o animal desfaça o brinquedo e acabe ingerindo pedaços que possam ser perigosos: “Brinquedos que se despedaçam facilmente, como alguns bichos de pelúcia ou borrachas de baixa qualidade, devem ser evitados”, complementa Rossi.
Para te ajudar na escolha perfeita para seu cão ou gato, o CNN Review pediu algumas dicas ao Dr. Pet sobre os brinquedos mais indicados para cada tipo de animal. Confira!
Bolinhas e arranhadores interativos
Para trabalhar o raciocínio e também deixar os animais mais ativos, brinquedos interativos são a solução. Para cães, bolas e cordinhas automáticas podem incentivá-los a correr mesmo que dentro de casa. Já para gatos, arranhadores e playgrounds oferecem dinamismo e estímulos.
Brinquedos para pets ansiosos
Pets que passam muitas horas sozinhos em casa, muitas vezes, acabam desenvolvendo comportamentos ansiosos. Nesse cenário, o veterinário explica que alguns brinquedos, como comedouros interativos e libertadores de petiscos podem ajudar a diminuir o estresse.
Cuidados necessários
Alexandre explica que, além da escolha dos brinquedos é preciso inspecioná-los com frequência e substituí-los quando apresentarem sinais de desgaste, como rachaduras ou partes soltas. Além disso, aponta que é importante manter a novidade, investindo em uma variedade de produtos para evitar que o animal se canse do brinquedo.
O especialista em comportamento animal aponta que é importante prestar atenção em produtos com materiais tóxicos ou de baixa qualidade, além de evitar aquele “senso comum” ao tentar improvisar e, mesmo que sem querer, acabar colocando o pet em perigo:
“Ao contrário do que muita gente pensa, novelos de lã são muito perigosos para os gatos, pois eles podem engolir e também ocasionar obstrução. Uma boa e simples alternativa é utilizar bolinhas de papel para brincar”, justifica.











