Até o momento, disputa pela cadeira da presidência da Mesa Diretora conta com três candidatos
Thalya Godoy –
Os vereadores eleitos do PP (Progressistas) realizaram uma primeira reunião com a prefeita Adriane Lopes, na última quarta-feira (6), para tentar articular uma candidatura para a presidência da Câmara Municipal de Campo Grande. Na mesma data da posse, em 1º de janeiro de 2025, os 29 parlamentares irão escolher os novos ocupantes dos sete cargos de Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário.
Uma das lutas do partido nesta disputa será convencer os colegas que a Casa de Leis não irá perder a autonomia com uma presidência do PP na Mesa Diretora, o mesmo partido da prefeita Adriane Lopes. Até o momento, os vereadores Beto Avelar, Professor Riverton e Delei Pinheiro colocaram o nome a disposição do partido para disputar o cargo. Apenas o novato Maicon Nogueira não teria manifestado interesse em tentar a cadeira.
Além dos votos dos quatro parlamentares do PP, a chapa conta com os votos dos dois vereadores eleitos pelo Avante, Wilson Lands e Leinha. Outros candidatos que disputam a presidência são Papy (PSDB) e Junior Coringa (MDB). O vereador e presidente municipal do MDB, dr. Jamal, desistiu da disputa e declarou apoio ao tucano.
Segundo o líder da prefeita Adriane Lopes na Câmara de Vereadores, Beto Avelar, o grupo ainda deve se reunir para bater o martelo sobre quem disputará o cargo. O grupo pretende conversar com outros partidos para pleitear o apoio. Até mesmo Adriane Lopes, que é a presidente municipal do PP em Campo Grande, não teria formado uma opinião.
“A Adriane por enquanto está ouvindo, ela quer ver, não sei se ela já conversou com o próprio Papy, mas é tudo uma conversa. Ela não formou uma opinião ainda, quer escutar a Tereza Cristina que está na China, quer conversar com mais calma com o Governador. Ela está ouvindo”, declarou.
Já o professor Riverton compartilhou da percepção que a prefeita pretende ouvir várias fontes antes de tomar uma decisão sobre quem apoiar.
“É Importante a presença da prefeitura, esquecendo a instituição prefeitura, mas a presidente municipal do partido, assim como a senadora Tereza Cristina, que dirige o PP estadual. Então é muito importante a presença delas nessa construção”, apontou.