A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, em turno único, projeto de lei que visa adaptar brinquedos para pessoas com deficiência física em escolas, praças e parques públicos e privados, promovendo acessibilidade no município.
De autoria do vereador Clodoilson Pires (Podemos), o texto foi analisado nesta quinta-feira (20). O projeto exige que espaços públicos e privados tenham, no mínimo, um brinquedo ou equipamento adaptado e identificado para crianças com deficiência física ou mobilidade reduzida.
A iniciativa busca garantir a inclusão e acessibilidade, conforme explicado pelo vereador. “Brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças, trazendo benefícios como autoconhecimento, resiliência, criatividade e melhoria na saúde. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o direito de brincar, mas precisamos garantir que esse direito seja acessível a todas as crianças, sem exceção. Por isso, peço que apoiem este projeto, para que possamos construir uma cidade mais justa e inclusiva.”
Clodoilson Pires destacou a importância da iniciativa: “E esse projeto, na verdade, é um projeto de inclusão. A gente sabe que há muitas crianças com necessidades especiais e que podem brincar, mas infelizmente nós não temos brinquedos adaptados para essas crianças nas escolas e praças da nossa cidade. Então isso deveria ser um olhar mais atento do Executivo em relação a isso.”.