Imunização para este grupo passa a valer a partir desta quarta-feira; pessoas com idade entre 10 e 18 anos ainda podem se imunizar Jovens de 19 e 20 anos da cidade do Rio de Janeiro agora podem se vacinar contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio amplia o público-alvo da campanha a partir desta quarta-feira (9). E a vacina continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos que ainda não receberam a dose.
Patrimônio: Igreja histórica no Centro do Rio tem estrutura de madeira tomada por cupins e corre risco
Saiba mais: Projeto Fazedores do Bem vai premiar 100 iniciativas na Baixada Fluminense; veja como se inscrever
A SMS reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
O imunizante está disponível:
nas 240 salas de vacinação em unidades de saúde (clique aqui para consultar a mais próxima)
no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Botafogo, com funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 22h
no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande, com funcionamento de domingo a domingo, de acordo com o horário do centro comercial
Para se imunizar, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. Em caso de menores de idade, é preciso estar acompanhado por um responsável.
Quem teve dengue recentemente deve ficar atento: é necessário um intervalo de seis meses a partir do início dos sintomas para tomar a primeira dose. Quem foi infectado antes de receber a segunda dose deve aguardar 30 dias desde o início dos sintomas para a vacinação.
Fonte