O prefeito eleito de Bandeirantes em 2024, Álvaro Urt (PSDB), teve recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral e o registro de candidatura dele continua indeferido. Sendo assim, sua performance nas eleições será desconsiderada e a cidade terá novo pleito, sem data definida.
Urt foi cassado pela Câmara Municipal em 2020 e por isso ficou inelegível por oito anos. O político então acionou a Justiça Comum – TJMS – e conseguiu liminar para registrar a candidatura ao pleito deste ano.
No entanto, o Ministério Público Eleitoral junto da ”Coligação Vamos Fazer Muito Mais”, apresentaram um Recurso Especial Eleitoral ao TSE. O ministro relator do caso foi André Mendonça, também membro do STF, deu decisão desfavorável a Urt, que apresentou recurso.
TSE negou recurso e manteve Urt inelegível (Foto: Reprodução TSE)
O julgamento do recurso ocorreu nesta quinta-feira (14) e a Corte negou, por unanimidade os embargos de declaração como agravo interno ‘’nos termos do voto do relator [ministro André Mendonça]’’. Também atuaram os ministros Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Nunes Marques, além da presidente Cármen Lúcia.
Eleições
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, já havia adiantado ao TopMídiaNews sobre as novas eleições em Bandeirantes. No entanto, não falou sobre data, se resumindo a dizer que seria em 2025.
O espaço está aberto para os citados.