
País ficou entre os 15 últimos dos 57 países avaliados Os estudantes brasileiros não estão bem no quesito criatividade, conforme apontam os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil ficou entre os 15 piores na avaliação. Cingapura está na ponta do ranking.
O país asiático ficou com 41 pontos. Já o Brasil tirou 23 pontos, dez abaixo da média da OCDE e no mesmo patamar de países como Peru, Panamá e El Salvador. Cingapura também lidera as avaliações de Linguagens, Matemática e Ciências.
O Pisa define o pensamento criativo como “a competência para se envolver produtivamente na geração, avaliação e melhoria de ideias que possam resultar em soluções originais e eficazes, avanços no conhecimento e expressões impactantes da imaginação” e afirma que ele pode ser desenvolvido por meio da prática e que pode ser demonstrada em contextos cotidianos.
Fazem a prova alunos entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 2 meses na época da avaliação que completaram pelo menos seis anos de educação formal.
Fonte










