Temu: varejista chinesa é autorizada a iniciar operações no Brasil

A plataforma de comércio eletrônico Temu já tem autorização para começar a vender no Brasil, como revelou o Valor Econômico na segunda-feira (20). A varejista chinesa agora faz parte das marcas certificadas pelo programa Remessa Conforme do governo federal.

Registrada sob o nome “Elementary Innovation Pte”, a empresa foi incluída na lista divulgada ontem no Diário Oficial da União. Com isso, o marketplace poderá oferecer a isenção do Imposto de Importação nas compras de até US$ 50, cerca de R$ 255 pela cotação atual, mas com a cobrança de ICMS de 17% sobre o valor da transação.

Roupas, enfeites, brinquedos e celulares são alguns dos produtos vendidos no marketplace chinês.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O próximo passo para que a Temu inicie as vendas no Brasil é a adaptação de seus sistemas de tecnologia à iniciativa do governo, o que iniciou recentemente, segundo a publicação. Ela também precisa definir a operação logística, tendo contratado a J&T Express como uma de suas transportadoras.

Rival de gigantes do e-commerce como AliExpress, Shopee e Shein, entre outras, a companhia pertencente ao grupo Pinduoduo informou, em seu site oficial, que estará disponível no mercado nacional “em breve”. No entanto, não divulgou uma data mais exata para o início das operações.

App de compras mais baixado do mundo

Fundada em 2022, a Temu é conhecida por vender de tudo a preços acessíveis. Roupas, calçados, artigos esportivos, eletrodomésticos, eletrônicos, ferramentas, produtos para pets, itens para cozinha, brinquedos, livros, material escolar e de escritório são algumas das categorias cadastradas.

Em alta, a plataforma tem o aplicativo de compras mais baixado do mundo em 2024, de acordo com levantamento do site App Magic, superando concorrentes de peso. No ranking geral, ela perde somente para o TikTok, Instagram, Facebook e WhatsApp.

Mesmo sem disponibilizar vendas no Brasil, por enquanto, o app também conta com um número considerável de downloads por aqui, ficando à frente de varejistas conhecidas. O e-commerce chinês já está presente em outros países da América Latina, incluindo Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, República Dominicana e México.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas