A importância das ativações não é uma novidade no marketing esportivo, mas o tema ganhou maior relevância no Brasil a partir da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. Marcas mundiais que patrocinaram os eventos, juntamente dos parceiros locais, rechearam os fãs com ações promocionais, hospitalidade e relacionamento, experiências de marca, live marketing, licenciamento e todo tipo de conceito ou ferramenta que pudesse destacá-las no meio de dezenas, ou centenas, de esforços para ganhar a atenção do consumidor.
Seguindo essa tendência da última década, a temporada 2023/2024 do NBB Caixa apresentou à comunidade do basquete uma série de ativações de patrocinadores que foram elogiadas por fãs, atletas, influenciadores, imprensa e pessoas impactadas fisicamente ou digitalmente por elas. Vamos à lista dos destaques. A ordem está aleatória e não representa uma classificação por relevância:
Estande e árvore de basquete
Um dos principais destaques do Jogo das Estrelas do NBB no Ginásio do Ibirapuera foram as ativações dos patrocinadores na fan zone e dentro do espaço da Caixa e Loterias Caixa. A Caixa ofereceu um espaço incrível com interações para a tribo do basquete e os mais de 10 mil torcedores presentes no evento. Destaque para a árvore com tabelas de basquete que convidou o público a arremessar a bola em diferentes cestas. Experiência inédita e incrível que foi até copiada na NBA House.
Craque da partida
A Sportsbet.io convocou a torcida para votar no craque da partida em mais de 50 jogos do NBB Caixa. Durante a transmissão ao vivo, a votação aconteceu nos últimos cinco minutos de cada partida por meio de um QR Code na tela. Os participantes também concorreram a prêmios. Em quadra, um troféu foi entregue ao atleta escolhido pelos fãs. A ação aumentou o engajamento, gerou cadastro de potenciais clientes, valorizou os atletas e trouxe o torcedor para escolher o melhor em quadra.
A bola do jogo
Pelo terceiro ano seguido, a Penalty realizou a promoção da bola do jogo no início da temporada do NBB Caixa. Neste ano, crianças foram convidadas a enviar desenhos sobre temas diversos relacionados à sustentabilidade. Mais de 200 desenhos concorreram ao prêmio. Cada time do NBB Caixa foi representado por uma criança de sua comunidade ou torcida. O vencedor foi Felipe de Moraes Silva, garoto de oito anos que faz parte do Instituto Passos Mágicos, da cidade de Embu-Guaçu (SP). Ao todo, a promoção teve mais de 60 mil votos.
O café oficial das estrelas do NBB
A Melitta conquistou o paladar, a alma e a preferência de atletas, treinadores, dirigentes, influenciadores e fãs de basquete no Jogo das Estrelas do NBB Caixa na cidade de São Paulo (SP). A marca criou diversos momentos de degustação de seus produtos, cuja variedade e qualidade dos cafés quentes e gelados surpreenderam o público. Destaque para o cappuccino gelado, escolhido como a melhor bebida do evento. No Café com as Estrelas, a marca reuniu os capitães dos times e transformou a coletiva de imprensa em um delicioso café da manhã. Na área vip e na tribuna de honra, um bufê especial foi oferecido aos convidados, que saíram com o disputado kit de produtos e brindes da marca.
O pior jogo do mundo da Sportsbet.io
Quem pensa que não sabe jogar basquete é porque não assistiu ao pior jogo do mundo. A ativação da Sportsbet.io no Jogo das Estrelas reuniu clientes, influenciadores e convidados, distribuídos em dois times, para mostrar a falta de habilidade com a bola laranja. Aqueles que presenciaram ou assistiram à partida deram risadas e curtiram esse momento divertido. Muitos fãs podem ter sentido empatia pelos participantes. Eu, sim.
Franca, hospital veterinário
O Touro, mascote do Sesi Franca Basquete, foi personagem de uma ativação do Intensive UP Hospital Animal da cidade em um dos intervalos das finais do NBB Caixa. Em uma ação bem coordenada e muita criativa, o Touro simulou uma lesão e saiu da quadra. Um vídeo mostrou a mascote sendo atendida, tirando raio-x e mostrando uma lesão no “braço”. Ao final, o Touro retornou à quadra recuperado, com uma tipoia e animando a torcida. Parabéns aos envolvidos.
O líder em rebotes receberá o Troféu Olivinha
A noite dos Melhores do NBB Caixa, festa de premiação dos atletas, foi marcada por um momento emocionante e merecido. Uma homenagem ao atleta Olivinha, do Flamengo, reuniu um de seus maiores adversários, mas também amigo, Alex Garcia, o Brabo, juntamente do presidente do Esporte Clube Pinheiros, Carlos Brazolin, e da vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Deborah Frochtengarten, que participaram da entrega de um quadro com o resumo das principais conquistas do atleta em seus 16 anos no NBB Caixa. Olivinha jogou 4 temporadas pelo time paulista e 12 pelo Flamengo, onde foi batizado como Deus da Raça.
Parabéns aos clubes da Liga Nacional de Basquete (LNB), que aprovaram, em reunião do conselho, o nome do troféu de líder de rebotes a partir da próxima temporada como o nome do atleta: Troféu Olivinha. Ele é o maior reboteiro da história do NBB Caixa com 3.996 rebotes.
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte