Ícone do site SUDOESTE MS

TCE explica avanços na legislação para proteção da 1ª infância para vereadores

TCE explica avanços na legislação para proteção da 1ª infância para vereadores

Presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), conselheiro Jerson Domingos, levou informações sobre os avanços na legislação em defesa da primeira infância ao encontro “Desafios e oportunidades na implementação de Acordos de Colaboração e Alianças entre os Poderes visando a eficiência na Gestão Governamental”, nesta quinta-feira (22).

Jerson destacou proposta de lei encaminhada para avaliação dos deputados, de autoria do Poder Executivo, que trata da inclusão de medidas Governamentais relacionadas à fase inicial da infância em programas indicados na Lei de Orçamento Anual de 2024 (LOA) e no Plano de Longo Prazo do Estado para o período de 2024 a 2027 (PPA).

Presidente do TCE-MS, Jerson Domingos (Foto: Mary Vasques/TCE-MS)

“O governo do Estado, definitivamente, assume a responsabilidade de não deixar uma criança fora da sala de aula quando encaminha um projeto de lei com esse teor, atendendo a nossa solicitação por meio do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, lançado pelo TCE-MS em agosto do ano passado”, aponta.

Coincidentemente, antes do evento, o conselheiro recebeu das mãos do vereador de Rio Brilhante, José Maria Caetano de Souza, um arquivo solicitando apoio do TCE-MS para a reivindicação sobre a construção de instituições de educação infantil no município. “Temos hoje 600 crianças esperando vaga em creche em Rio Brilhante. O documento que trazemos é assinado por todos os vereadores e pelo prefeito e esperamos contar com a ajuda do presidente Jerson”, diz José Maria.

O presidente da Corte de Contas declarou que, para ele, este talvez seja o maior êxito que o governador Eduardo Riedel (PSDB) deixará para o Estado. “Essa é a melhor notícia que eu recebi na minha vida pública. Cuidar das nossas crianças, melhorar a sua formação, para mim, é o mais importante legado que deixo em toda a minha vida pública. Fico grato ao governador e toda a sua equipe.”

O Encontro

O Encontro “Desafios e oportunidades na implementação de Acordos de Colaboração e Alianças entre os Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), visando a eficiência na Gestão Governamental”, direcionado aos vereadores do Estado, reuniu mais de duzentas pessoas no plenário da Corte de Contas.

Compuseram o painel na abertura do evento, além do presidente do TCE-MS, o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, representando o governador Eduardo Riedel; o vereador Jeovani Vieira dos Santos, presidente da União das Câmaras de Vereadores de MS; o deputado federal Geraldo Resende; a vereadora de Laguna Caarapã, Alessandra Ribas, o vereador de Anastácio, Ademir Alves; o vereador Otacir Pereira de Figueiredo, de Sidrolândia; a conselheira substituta Patrícia Sarmento; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior.

(Foto: Mary Vasques/TCE-MS)

O vice-governador, José Carlos Barbosa, afirmou que esta é uma maneira de integração muito importante. “O vereador é aquele que está mais próximo da população e quanto mais ele vereador estiver preparado, melhor vai desempenhar seu papel. E o TCE-MS assume esse protagonismo ao preparar os gestores para essa missão, se tornando uma referência no Brasil”.

Para o deputado federal, Geraldo Resende, uma boa informação faz com que o vereador possa exercer integralmente a sua função.  “Além de fiscalizar, ele pode propor medidas que possibilitem a construção de uma vida melhor para o cidadão”.

O evento prosseguiu com a palestra do chefe da consultoria jurídica do TCE-MS, André Puccinelli Júnior, sobre “O fortalecimento do legislativo, independência, transparência e eficiência”. Depois, com palestra do fiscal da lei Fabio Ianni Goldfinger, com o tema “Eficiência na supervisão governamental- desafios e perspectivas”. A realização é da UCV (União das Câmaras de Vereadores) em parceria com o TCE-MS.

 



Fonte

Sair da versão mobile