Sustentabilidade e desenvolvimento: Barbosinha avisa que o mundo está de olho em MS

O ambiente positivo de negócios e a excelência da economia de MS são consequência da ideia de aliar a pauta ambiental com o desenvolvimento econômico. Essa é a visão do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), que destaca que o mundo está de olho nas potencialidades de MS.  

O vice-governador diz que o alinhamento entre meio ambiente com desenvolvimento foi materializado na construção da secretaria ocupada atualmente por Jaime Verruck: ”Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação”. 

O gestor detalhou que o Estado – a partir de 2015, na gestão Reinaldo Azambuja (PSDB) – vem crescendo em investimentos.  

”De lá para cá são mais de 109 bilhões de reais de investimentos prospectados, dos quais 50 bilhões em 2023, 2024 e 2025 projetando também grandes investimentos”, comentou Barbosa ao citar que hoje MS tem um ambiente seguro para negócios e é o melhor estado para se empreender. 

Barbosinha diz que MS é elogiado por investidores (Foto: Berlim Caldeirão)

O vice-governador citou a chegada da Bracell, que vai investir em uma nova planta de celulose em Água Clara, além da chilena Arauco com a maior fábrica de celulose do mundo em Inocência. Citou também a citricultura, com a chegada da Citrosuco em Sidrolândia e Paranaíba. 

”O que o estado faz? Dá segurança para investir…uma vez o projeto aprovado, ele sabe que vai ter celeridade e segurança contratual. A Arauco elogiou o Estado pela celeridade e clareza nas tratativas”, disse Barbosinha. Ele lembrou de eventos como o MS Day, em São Paulo, que reuniu a nata de investidores, ocasião que MS foi muito elogiado pelos endinheirados. 

Eucalipto gera emprego e reduz carbono em MS (Foto: reprodução Governo de MS) 

Sustentabilidade

Barbosinha refletiu que, a princípio, a junção entre sustentabilidade e desenvolvimento seria necessariamente uma coisa em sacrifício da outra. Mas foi ao contrário. Ele detalhou que as grandes companhias que se instalam em MS já vêm com projeto de sustentabilidade. 

”… todas elas, do ponto de vista de sustentabilidade são completas: geração e autossuficiência de energia, reaproveitamento de material… a questão do eucalipto na captura do carbono, assim como as empresas de citricultura em outras cidades’’, explicou o vice-governador. 
Da parte de MS, o gestor lembrou que MS terá status de carbono neutro até 2030, assim como universalização do tratamento de esgoto no mesmo ano. 

”… tudo isso coloca Mato Grosso do Sul em um cenário diferente:Estado próspero, verde, digital e inclusivo”, refletiu novamente. 



Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

Matérias Relacionadas