Tudo sobre Inteligência Artificial
A xAI, startup de Elon Musk voltada para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA), está planejando construir supercomputador em Memphis, Tennessee (EUA), em esforços para alcançar a concorrência que já está no mercado da IA generativa há mais tempo. As informações são do The Wall Street Journal.
Os termos para o projeto não foram divulgados, e o valor do investimento ainda está em fase de finalização, segundo Ted Townsend, presidente da câmara de comércio da cidade de Memphis.
Leia mais:
O projeto ainda necessita da aprovação das autoridades locais e regionais, e o supercomputador ficaria instalado em antiga unidade fabril.
Elon Musk: construção de data centers e supercomputadores ganham foco
- São os data centers que abrigam os supercomputadores usados para treinar os modelos de linguagem que alimentam aplicativos de IA generativa;
- A construção de novos data centers está crescendo em todo o país, graças à crescente demanda de energia necessária para treinar produtos de IA generativa;
- O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse que a criação das chamadas fábricas de IA marcou o início da “próxima Revolução Industrial”.
As conversas com Elon Musk e a câmara de comércio de Memphis já ocorrem desde março. O órgão recebeu consulta sobre a construção de tal projeto na cidade e tiveram que agir rapidamente para superar outras cidades pela oportunidade.
“O ritmo com que conseguimos avançar repercutiu na equipe da xAI”, disse Townsend. Musk postou no X na manhã de domingo: “Comi torrada francesa no café da manhã em Memphis”.
Musk lançou a xAI em julho do passado, após ver o sucesso vertiginoso do chatbot ChatGPT da OpenAI. A empresa, ainda nova no ramo da IA generativa, agora, corre para se igualar aos seus fortes concorrentes.
Nos esforços para impulsionar a xAI, Elon Musk já levou engenheiros de outras empresas para a startup, incluindo da Tesla. Um chatbot da xAI já foi oficialmente anunciado, o Grok. A instalação proposta em Memphis elevaria mais ainda os esforços do bilionário na corrida da inteligência artificial.
Atualmente, a xAI depende da Oracle, empresa de serviços em nuvem, para operar em data centers onde treina sua tecnologio. Não está claro como o supercomputador em Memphis afetaria a parceria com a empresa.