Snoop Dogg e o rolê nada aleatório pelos Jogos Olímpicos de Paris

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão na boca e no coração do povo e hoje representam um dos grandes assuntos do momento. Quem acompanha o maior evento esportivo do planeta, que será encerrado no próximo domingo (11), vai se deparar com diversas histórias de superação, vitórias, derrotas, medalhas e tudo mais.

E certamente irá trombar com alguma notícia sobre a intensa agenda que o rapper Snoop Dogg tem realizado pela “Cidade Luz”. O “rolê olímpico” desse que já foi um dos principais expoentes do estilo conhecido como gangsta rap (gênero surgido nos Estados Unidos e que fez muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990, abordando a realidade violenta das ruas e por vezes exaltando as gangues) nada tem de aleatório.

Na verdade, todos os passos de Snoop Dogg, desde antes do início de 2024, são milimetricamente planejados e integram uma estratégia mais ampla, envolvendo a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que acontece em Los Angeles, em 2028. Não é à toa que as transmissões de Paris 2024 quase sempre flagram o rapper nas arenas. Há interesse em vê-lo como parte do evento. É um jogo em que até mesmo o Comitê Olímpico Internacional (COI) acabou sendo conivente com uma emboscada de Dogg que, anos atrás, renderia uma severa advertência a ele.

Dogg busca novos públicos

Quando iniciou sua carreira em 1993, Snoop Dogg tinha uma imagem pública bem distinta da desse sujeito ao mesmo tempo bonachão e irônico, que, aparentando estar deslocado nos diferentes ambientes olímpicos, consegue aproximar os cidadãos comuns (em especial o público mais jovem) do evento em todas as suas dimensões, não apenas esportivas, mas também culturais, turísticas e gastronômicas.

Calvin Cordozar Broadus Jr. (verdadeiro nome do cantor, que hoje tem 52 anos de idade) é nascido na Califórnia e cresceu com o pai ausente. Aprendeu a cantar e tocar piano no coral de uma igreja, mas, na adolescência, passou a apresentar problemas com a lei. Chegou a ser membro da 20 Crips Rollin’, gangue que atuava na costa oeste de Long Beach.

Seu primeiro álbum, Doggystyle, de 1993, trazia alguns dos principais elementos que caracterizavam o gangsta rap. O modo como o estilo musical retratava a realidade crua e violenta das ruas das metrópoles norte-americanas serviu para atrair a atenção de um público imenso, formado não apenas por pessoas que vivenciavam essa rotina nos guetos, mas também por outros segmentos sociais.

Da mesma forma que a associação a essa ideia de violência do mundo das gangues serviu para dar notoriedade a Snoop Dogg e seus parceiros de gênero, tal característica serviu para, aos poucos, tornar o gangsta rap e seus expoentes uma espécie de problema para o mainstream musical.

A partir dos anos 2000, enquanto as grandes cidades dos Estados Unidos adotavam as políticas de segurança pública batizadas de “Tolerância Zero”, que resultaram no encarceramento de milhões de jovens negros, latinos e de outras minorias étnicas (atualmente, o país tem 2,2 milhões de pessoas vivendo em penitenciárias, o que representa a maior população carcerária do mundo), a cena musical passou a priorizar um novo estilo de rap, com pegadas mais românticas ou então ostentatórias.

Com a mesma sagacidade do beagle de quem emprestou o nome artístico, Snoop Dogg soube se reinventar, passando a apostar em uma pegada mais pop e em seu estilo debochado, para se afastar da imagem de malvadão. Não apenas conseguiu emplacar diversos sucessos na música, como também conquistou papéis cômicos relevantes em filmes, séries e até animações como Futurama ou Bob Esponja.

Uma vez elevado à condição de ícone pop e quase que uma unanimidade nesta fragmentada sociedade cada vez mais digital, Snoop Dogg estava quase que fadado a aterrissar na cobertura esportiva do país que transforma tudo em espetáculo.

Em 2021, ele foi convidado pela emissora NBC para fazer a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, realizados naquele ano devido à pandemia da Covid-19. A participação do rapper como comentarista ao lado do comediante Kevin Hart rendeu diversos momentos hilariantes, que viralizaram nas redes, especialmente durante as provas de hipismo.

Da mesma forma que soube transformar sua base de fãs ao longo da carreira, Snoop Dogg demonstrou, ali, que poderia ser fundamental para ajudar a tradicional emissora de TV a furar a bolha e dialogar com novos públicos. E assim, no começo deste ano, ele foi confirmado como uma das principais atrações do canal em Paris 2024.

NBC, COI e Snoop: a estratégia em Paris

Além de possuir quadros fixos dentro da programação da NBC relativa aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Snoop Dogg também realiza a cobertura do evento para o Peacock, serviço de streaming da emissora. Produzindo conteúdos inusitados, carregados de bom humor e que são pensados para viralizar nas redes, ele tem ajudado a atrair novos espectadores para a cobertura da NBC.

Contribuem para isso não apenas seu sorriso irônico e sua veia debochada, mas também sua atitude transgressora, sempre se deixando fotografar ou filmar com um baseado na mão. Essa associação com a maconha serviu inclusive de inspiração para o pin personalizado, que o cantor distribuiu a atletas, trazendo sua imagem baforando anéis olímpicos em forma de fumaça.

Um deles foi entregue à tenista norte-americana Coco Gauff, que acabou sendo eliminada nas oitavas de final da disputa feminina.

Mas a presença do cantor/celebridade/influenciador em Paris não tem apenas a finalidade de alavancar a cobertura dos Jogos de 2024 na emissora norte-americana. Ela integra a própria estratégia de marketing da próxima edição do evento, que terá a NBC como principal parceira de mídia e grande alavanca para aumentar o alcance – e o faturamento – dos Jogos.

Apresentando os Jogos

A próxima edição dos Jogos Olímpicos será realizada em Los Angeles, terra natal de Snoop Dogg. A forte presença do astro em Paris, competindo em atenção com as maiores estrelas do esporte, serve para aproximar o público do evento que ocorrerá em 2028, nos Estados Unidos.

Nesse caminho, o rolê de Snoop Dogg é pelas diferentes modalidades esportivas que, por vezes, não são tão populares assim para o público americano. Ou que, em certos casos, são extremamente famosas e movem o “espírito olímpico” do público. Nesta semana, por exemplo, ele foi clicado com Martha Stewart, ambos vestidos de jóqueis, ao lado dos cavalos que disputariam provas de hipismo.

Ele ainda caiu na piscina com ex-nadador Michael Phelps, ganhador de 28 medalhas olímpicas, sendo 23 de ouro, em cinco edições dos Jogos.

E acompanhou um jogo de vôlei de praia, na arena instalada ao pé da Torre Eiffel, principal ícone da cidade de Paris.

#FollowtheDogg

A presença do músico nos Jogos Olímpicos na França é potencializada com o uso da hashtag #FollowtheDogg, parte do projeto da NBC, em que o astro produz conteúdos em diversas circunstâncias durante o evento.

Levantamento feito pelo núcleo de inteligência digital da Máquina do Esporte mostra que a estratégia olímpica envolvendo Snoop Dogg obteve êxito, especialmente em sua tentativa de furar a bolha do esporte e levando um novo público a acompanhar as andanças do artista por Paris e, claro, as diferentes modalidades praticadas nos Jogos Olímpicos.

Apenas nos últimos sete dias, os conteúdos com a hashtag #FollowtheDogg alcançaram 428,2 milhões de pessoas em todo o mundo, em diferentes redes sociais.

Os conteúdos produzidos pelo rapper dentro desse projeto obtiveram 2,1 milhões de compartilhamentos e 2,1 milhões de curtidas.

Não foi à toa que Snoop Dogg foi um dos convocados para conduzir a tocha olímpica, antes da abertura dos Jogos deste ano. Mais do que uma celebridade participando de um evento esportivo, o mundo estava diante de uma complexa estratégia de marketing, que deverá ter repercussões desde Paris até Los Angeles, daqui a quatro anos.

Fonte

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Últimas Notícias
Enquete

Qual sua opinião do Governo Lula?

  • Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
  • PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM

Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho.

Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre.

Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação.

Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação.

A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade.

Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados.

As informações são do site Plantão Maringá
  • Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus
Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. 

Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
  • Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World
Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). 

Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
  • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
  • 🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
  • ⚠️ Oportunidade de emprego!
  • O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
  • Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira.

Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou:

“Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.”

O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política.

Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político.

Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”.

A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio.

O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Avó e neto caminhavam pela calçada em Vargem Grande quando foram atropelados por um motorista embriagado, e que já tinha histórico de direção perigosa. Os dois seguem internados. O menino está em estado grave no CTI. O motorista passou por audiência de custódia e teve a liberdade concedida, devendo cumprir apenas medidas cautelares. Acompanhe todos os desdobramentos aqui na Record Rio. 📣 As leis para quem dirige sob efeito de álcool deveriam ser mais rígidas?
3 dias ago
View on Instagram |
1/9
PARANÁ. Policial Militar morre após colisão durante perseguição em Cascavel; motorista em fuga teria arremessado o carro contra a moto da PM Uma perseguição policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (25) na região central de Cascavel. A ação teve início quando o motorista de um VW Passat branco desobedeceu uma ordem de parada e fugiu em alta velocidade, avançando por diversos bairros e colocando em risco quem passava pelo caminho. Durante o acompanhamento tático, uma equipe da motocicleta da Polícia Militar, que dava apoio a ocorrência, acabou se tornando alvo direto do suspeito. Informações apuradas no local apontam que o condutor do Passat teria jogado o carro para cima do policial, numa manobra extremamente perigosa, segundos antes da colisão registrada nas proximidades do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Com o impacto violento, o soldado Ariel Júlio Rubenich, que conduzia a moto, foi arremessado ao solo e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Equipes do SIATE e colegas policiais iniciaram imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvá-lo. Imagens feitas por populares mostram a tensão e o desespero das equipes diante da gravidade da situação. Apesar de todos os esforços, a morte do policial foi confirmada pouco depois. Ariel Júlio Rubenich era reconhecido pela dedicação e comprometimento com a segurança pública, atuando diariamente na linha de frente da corporação. A perda de um policial militar em serviço representa não apenas a dor da família e dos amigos, mas também de toda a Polícia Militar do Paraná e da sociedade, que perde um servidor comprometido com a proteção da comunidade. Nossos sentimentos e solidariedade à família do soldado Ariel, aos colegas de farda e a todos que compartilham deste momento de profundo luto. Que a memória e o exemplo de coragem do policial sejam honrados. As informações são do site Plantão Maringá
2 semanas ago
View on Instagram |
2/9
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal em Manaus Vídeo mostra caminhão tombando e estrutura despencando sobre as vítimas. Uma delas morreu ao chegar ao hospital; outro trabalhador ferido foi socorrido pelo Samu e segue internado com quadro estável.
2 semanas ago
View on Instagram |
3/9
Piloto de moto morre após acidente em show com manobras radicais no Beto Carrero World Lurrique Ferrari bateu contra rampa na tarde deste domingo (23), em Penha (SC). Piloto chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu.
2 semanas ago
View on Instagram |
4/9
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar.

De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.
O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22). A prisão é preventiva e foi solicitada pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. De acordo com a decisão do STF, a prisão foi determinada por garantia da ordem pública, após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21). Bolsonaro foi detido por volta das 6h e reagiu com tranquilidade à prisão. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção. O comboio que transportava o ex-presidente chegou à sede da Polícia Federal às 6h35. Após os trâmites iniciais, Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — espaço reservado para autoridades como presidentes da República.
3 semanas ago
View on Instagram |
5/9
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨

Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica.
O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos

Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
🚨 URGENTE – ACIDENTE GRAVE 🚨 Um acidente agora há pouco envolvendo um caminhão e um carro nas proximidades da chegada em Inocência terminou de forma trágica. O jovem motorista ficou preso às ferragens e aguardou o socorro por mais de 40 minutos Mas infelizmente veio a óbito antes do socorro chegar.
3 semanas ago
View on Instagram |
6/9
⚠️ Oportunidade de emprego!
⚠️ Oportunidade de emprego!
1 mês ago
View on Instagram |
7/9
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação.

Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa.

Link na BIO 👈
O jornalismo de Mato Grosso do Sul perdeu, nesta segunda-feira (10), um de seus profissionais mais respeitados e queridos. O jornalista Alberto Gonçalves, de 64 anos, faleceu em Campo Grande, deixando um legado de ética, dedicação e amor à comunicação. Natural de São Paulo (SP), Alberto construiu sua trajetória profissional no estado, onde atuou por mais de quatro décadas em diversos veículos de imprensa. Link na BIO 👈
1 mês ago
View on Instagram |
8/9
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) elevou o tom contra o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), após as críticas feitas pelo chefe do Executivo estadual de MT ao Eduardo Bolsonaro na sexta feira. Em sua rede social Eduardo Bolsonaro disparou: “Se hoje estou vivendo no exílio é por causa de políticos bostas como o senhor, Mauro Mendes.” O parlamentar também afirmou que “ditadores se sentem confortáveis com políticos que ficam em cima do muro, sem tomar providência”, em referência direta à postura do governador mato-grossense em relação aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, Eduardo desafiou Mauro Mendes a “colocar sua base política para votar a favor da anistia” ao pai, defendendo que a direita precisa se unir “de verdade” para enfrentar o que chamou de perseguição política. Reacende a tensão dentro da base bolsonarista, dividida entre o núcleo mais ideológico do PL e os governadores aliados que mantêm diálogo com o centro político. Eduardo tem criticado Tarcísio publicamente, sugerindo que o governador paulista estaria se afastando do bolsonarismo. Em defesa do aliado, Mauro afirmou que o deputado “fica atacando todo mundo sem sentido”, o que seria “coisa de gente louca”. A resposta de Eduardo veio nas redes sociais. Ele disse que Mauro “não conhece os bastidores” e garantiu que continuará cobrando posicionamentos “claros e firmes” dentro da direita. O deputado ainda insinuou que Mendes busca “espaço político” junto a Tarcísio. O episódio ocorre em meio às movimentações da direita para definir candidaturas e alianças rumo a 2026, num cenário marcado por disputas internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
1 mês ago
View on Instagram |
9/9

Matérias Relacionadas