A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) concluiu 2024 com um marco significativo no desenvolvimento de sua equipe: foram 20.630 horas dedicadas a cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Este resultado reflete o compromisso da agência em promover a qualidade e a eficiência nos serviços regulados, por meio do constante investimento em seus colaboradores.
Uma das ferramentas essenciais para impulsionar esse desempenho e gerar resultados foi o “Capacitômetro”, um mecanismo de monitoramento implementado em 2022 como projeto piloto. Em seu primeiro ano, o projeto contabilizou 1.167,5 horas de cursos concluídos. Desde então, a iniciativa ganhou força, levando a um crescimento expressivo no número de horas, chegando ao total de mais de 20 mil, em capacitações realizadas pelos servidores.
“A importância da capacitação dos servidores dentro da regulação é fundamental para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados pela AGEMS. Com a constante evolução das normas e práticas no setor, é essencial que os colaboradores estejam atualizados e preparados para lidar com os desafios do setor público. Nós temos avançado cada vez mais e, com certeza, estamos preparados para o futuro”, destacou o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.
O desempenho dos servidores foi amplamente reconhecido, com três colaboradores em destaque pelo volume de capacitações realizadas ao longo do ano, são eles:
- Rubia Tatiane da Luz Silva (DSB/Câmara Técnica de Regulação Econômica) – com 4.553 horas
- Thais Ribeiro Rocha Maldonado (Superintendência de Administração e Finanças) com 1.184 horas
- José Erick Maldonado Coene (Superintendência de Administração e Finanças) com 1.162 horas
Jaqueline Cruz, gerente de gestão de pessoas da AGEMS, destaca que investir em capacitação é um passo estratégico para o fortalecimento da regulação no Estado.
“O desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo, de aprendizado, aperfeiçoamento e troca de experiências. Estamos investindo principalmente nas pessoas que aqui trabalham, construindo assim uma agência de regulação com conhecimentos sólidos e duradouros. O desafio para 2025 é incentivar cada vez mais nossos servidores a manter a qualidade técnica que a agência possui ”, afirma.
Ranking de capacitação por setores em 2024 :
Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (14 servidores) – 8.419 horas
Superintendência de Administração e Finanças (16 servidores) – 3.407 horas
Diretoria de Gás e Energia (19 servidores) – 3.027 horas
Diretoria de Transporte, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos (53 servidores) – 2.512 horas
Gerência de Gestão de Pessoas (4 servidores) – 1.044 horas
Assessoria Militar (9 servidores) – 930 horas
Diretoria de Inovação e Relações Institucionais (5 servidores) – 472 horas
Ouvidoria (5 servidoras) – 408 horas
Gabinete da Presidência (6 servidores) – 273 horas
Procuradoria Jurídica (5 servidores) – 37 horas
Tecnologia da Informação (3 servidores) – 24 horas
Assessoria de Planejamento (3 servidores) – 4 horas
Com resultados impressionantes e um time engajado, a AGEMS reforça sua posição como referência em regulação, demonstrando que investir em pessoas é o caminho para o sucesso no atendimento às demandas da sociedade.
Por Bruna Aquino
Foto: Cleidiomar Barbosa