A Serie A italiana e a plataforma de engajamento e recompensas Socios.com anunciaram a ampliação da parceria entre os dois lados por mais três anos. A liga italiana e a empresa que pertence ao Grupo Chiliz se uniram em 2021 com o objetivo de aprimorar a experiência dos fãs por meio da tecnologia blockchain.
A parceria desbloqueou oportunidades de conexão para os torcedores, como a chance de resgatar bolas de gols marcados em partidas importantes da própria Serie A e também da Copa da Itália e da Supercopa da Itália.
“Estamos muito satisfeitos que o relacionamento com a Socios.com possa continuar por mais três anos. Uma liga tão importante quanto a Serie A deve continuar alimentando a paixão que une nossos fãs aos protagonistas do campeonato”, disse Luigi De Siervo, CEO da Serie A.
Nas últimas duas temporadas, 188 bolas foram coletadas e resgatadas por detentores de fan tokens dos clubes parceiros da Serie A na plataforma Socios.com (Bologna, Juventus, Roma, Napoli e Milan). As bolas foram reivindicadas por torcedores de 16 países, espalhados por três continentes.
Como parte da expansão da parceria, os torcedores com fan tokens terão acesso a bolas oficiais de 100 partidas desta temporada. O número representa um aumento de 56 partidas em relação à temporada passada.
“A partir deste ano, daremos cada vez mais aos fãs a chance de ganhar bolas de gols, itens originais que representam uma oportunidade para colecionadores”, contou o CEO da liga.
Como uma nova funcionalidade para esta temporada, os torcedores poderão acompanhar a jornada das bolas graças à introdução de um QR Code, que será exibido na tela após cada gol em todos os territórios em que as partidas da Serie A italiana são transmitidas.
As bolas continuarão a ser oficialmente autenticadas utilizando a tecnologia blockchain da Chiliz. Cada peça também será equipada com um chip NFC, uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de dados entre dispositivos próximos. Ao escaneá-lo, o proprietário da bola poderá acessar o certificado de autenticidade e as imagens do gol.
“Possuir lembranças dos momentos memoráveis do time favorito representa a realização máxima para um fã. A partir deste ano, além disso, ao escanear um QR Code durante a partida, será possível receber todas as informações para participar do leilão para obter as bolas”, explicou Luigi De Siervo.
Enquanto fortalecem ativações existentes, a Serie A e a Socios.com continuarão explorando novas maneiras de utilizar a infraestrutura tecnológica da Chiliz e o ecossistema Web3 para melhorar a experiência dos fãs da liga e proporcionar novas oportunidades de conexão com seus times e ídolos.
“Esta parceria desempenhou um papel estratégico na jornada do projeto da Chiliz e sua visão para o futuro do engajamento dos torcedores. A Serie A e a Socios.com mostraram à indústria esportiva algumas das múltiplas maneiras pelas quais a blockchain pode agregar valor às marcas e aos fãs”, exaltou Alexandre Dreyfus, fundador e CEO da Chiliz e da Socios.com.
“A ativação das bolas de jogo é apenas um exemplo de como a tecnologia pode fazer a diferença. Nesta nova fase, nosso objetivo é oferecer mais e melhores oportunidades”, acrescentou.
Vale lembrar que, além da Serie A, a Socios.com tem parcerias com mais de 70 organizações esportivas ao redor do mundo. No Brasil, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco possuem acordos com a plataforma.