O Rio de Janeiro poderia ter abrigado, em 2017, duas partidas da NFL. Mas, por falta de dinheiro para investir na realização das partidas, a cidade e o estado do Rio perderam o evento, que somente em 2024 acontecerá no Brasil, mas em São Paulo.
A revelação foi feita por Pedro Rego Monteiro, fundador da Effect Sport, agência que cuida dos negócios da NFL no Brasil, em conversa no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte. Monteiro revelou que o estádio do Maracanã seria o palco de dois jogos, sendo um o Pro Bowl e outro uma partida da temporada regular.
“A ideia era trazer dois jogos para o Brasil em 2017. Essa conversa foi lá em 2015. A ideia era trazer o Probowl, que estava saindo do Havaí que não estava muito encaixado, antes de ir para Orlando, e trazer um jogo de temporada regular também para o Brasil. O jogo seria no Maracanã. A gente fez visita do estádio, veio time de segurança, a coisa deu uma avançada boa, mas aí faltava um aporte do estado e da cidade. A gente teve uma reunião na época com o governador Pezão que disse que não haveria condições financeiras de investir. Embora a gente tenha tentado explicar que o retorno do investimento seria dez vezes maior, não teve como”, disse.
De acordo com o executivo, foi a partir dali que a NFL mudou o planejamento para expandir dentro do mercado brasileiro. A ideia foi passar a investir na área digital para ampliar a base de fãs no país e, só depois, começar a olhar a possibilidade de trazer jogos oficiais.
“A NFL falou que queria focar no digital e crescer a base de fãs no Brasil. Eles não tinham nenhuma rede social no Brasil, só conteúdo tagueado no Facebook. Chegamos a indicar duas agências para eles, mas o negócio não evoluiu. Eles abriram então uma concorrência e pediram para a gente participar. A gente tinha um plano de investir no digital, mas apenas depois dos Jogos Olímpicos. Montamos um time muito bacana e fizemos uma imersão durante um mês para apresentar a proposta. Hoje somos a agência que cuida de todo o digital da NFL no Brasil, dos eventos, dos patrocínios e da área comercial”.