O Corinthians enfrentará o Criciúma, nesta terça-feira (16), na Neo Química Arena, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a ONG Amigos do Bem estampada no espaço máster da camisa. O time do Parque São Jorge, que não conta com um patrocinador principal desde a saída da VaideBet, em junho, terá a quarta ONG diferente no uniforme em quatro jogos.
A equipe, que ocupa a 17ª posição no torneio, com 12 pontos, estreou as ações sociais na 14ª rodada, contra o Vitória, exibindo a marca da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD). A equipe venceu o confronto por 3 a 2, jogando em casa.
No duelo seguinte, contra o Cruzeiro, foi a vez do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). O time acabou derrotado por 3 a 0, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Na semana passada, na derrota para o Vasco, por 2 a 0, em São Januário, foi a vez da marca da Central Única das Favelas (Cufa) aparecer no uniforme.
Além dessas ações sociais, a camisa do Timão apareceu limpa nos jogos contra Atlético-GO, São Paulo, Internacional, Athletico-PR e Cuiabá. No clássico contra o Palmeiras, derrota por 2 a 0 no Allianz Parque, o clube estampou a marca da Rico.com.vc, plataforma de investimentos da XP.
Vale destacar que, à ocasião, o time tinha acabado de aderir à Liga Forte União (LFU) e teve direito a um adiantamento de R$ 150 milhões pago justamente pela XP, parceira do bloco de clubes. Desse montante, R$ 25 milhões haviam sido liberados à vista e o restante será pago em 30 dias.
Amigos do Bem
A nova ação com a Amigos do Bem, segundo o clube, é uma parceria para combater a desigualdade social e o racismo no país.
Fundada em 1993, a entidade vem impactando milhares de vidas com sua atuação no Nordeste do Brasil. De acordo com a equipe, mais de 50% da população extremamente pobre do país vive na região.
A Amigos do Bem desenvolve projetos de educação, geração de renda e acesso a água, moradia e saúde. A ONG atende 150 mil pessoas, sendo 90% das famílias compostas por negros e afrodescendentes.
Tobias
A partida também terá homenagens a dois ídolos corintianos. Tobias, goleiro titular no histórico título do Paulistão de 1977, que morreu no último sábado (13), aos 75 anos, será lembrado em uma camisa que será usada pelos atletas ao entrar em campo.
Tobias também foi o goleiro na invasão corintiana ao Maracanã, em 1976, quando o Corinthians eliminou o Fluminense nos pênaltis, pela semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano. O goleiro, que defendeu duas cobranças, foi peça fundamental naquela classificação. Na final, o Corinthians acabou perdendo o título para o Internacional.
Haverá um minuto de silêncio antes da partida em homenagem a Tobias e aos torcedores mortos em um acidente na BR-262, no Espírito Santo, que voltavam de um jogo do Corinthians na madrugada do último dia 8 de julho.
Danilo
Outro homenageado da noite será o meia Danilo. Dono de oito títulos com a camisa do Timão, o ex-jogador será eternizado com os pés na Calçada da Fama do Corinthians. A cerimônia, às 19h10, também terá ação com sócios-torcedores. Cinco associados do programa Fiel Torcedor participarão de uma coletiva com o ex-jogador.
Pelo Corinthians, o meia foi três vezes campeão brasileiro, duas vezes do Paulistão, além de conquistar Libertadores, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes. Por fim, também foi campeão como técnico do Sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior.