A Ligue 1 (França) e a Serie A (Itália) decidiram seguir o único caminho que enxergaram como viável, ao menos por enquanto, para que consigam ter a temporada 2024/2025 transmitida no Reino Unido, um dos principais mercados europeus, e na Irlanda. Sem parceiros nos dois países, as duas competições optaram por apelar para o streaming direto.
No caso da Liga Francesa, que não conseguiu renovar com a TNT Sports para o ciclo de 2024/2025 a 2028/2029, a decisão foi mostrar todos os jogos ao vivo na plataforma própria de streaming, o Ligue 1 Pass, por £ 9,99 por mês. Entregue pela Endeavor Streaming, o Ligue 1 Pass também conta com conteúdos originais exclusivos, além de novas funcionalidades que serão lançadas durante a temporada 2024/2025.
De acordo com o site britânico SportsPro Media, a LFP Media, braço comercial da Ligue 1, também pretende colaborar com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Britânica para promover a oferta de streaming às comunidades francesas em Londres e em toda a Inglaterra.
Campeonato Italiano
Já a Liga Italiana será distribuída pelo OneFootball, que será responsável pela exibição de todos os 380 jogos da temporada em solo britânico e também irlandês por meio de uma gama de opções de assinatura. Os fãs podem assistir a partidas individuais em regime de pay-per-view por £ 4,99, assim como podem realizar uma assinatura por clube por £ 79,99 ou uma assinatura da temporada como um todo por £ 99,99.
Vale destacar, no entanto, que, diferentemente da Ligue 1, a Serie A tem um acordo de transmissão no Reino Unido com a TNT Sports para complementar a cobertura do OneFootball (que também mostrará conteúdos relacionados a vídeos curtos, como melhores momentos das partidas e também programas pós-jogo). Isso significa que oito jogos por semana serão exibidos de forma exclusiva na plataforma de streaming, enquanto os dois restantes serão transmitidos pelos dois veículos de mídia.
Para se ter uma ideia, no acordo anterior, a TNT Sports exibia pelo menos cinco jogos por rodada. Com apenas dois acertados para 2024/2025, a Lega Serie A, organizadora do torneio, achou importante garantir uma exposição maior para o seu principal torneio.
Segundo o SportsPro Media, a falta de acordos de dois dos principais torneios europeus em um mercado tão importante como o Reino Unido “aponta para um desafio mais amplo para algumas das principais ligas de futebol europeias, que enfrentam condições de mercado difíceis quando vendem os seus direitos de transmissão internacionalmente”. A Ligue 1, por exemplo, iniciou a atual temporada também sem acordos na Espanha e na Holanda, enquanto a Serie A ainda não conta com um parceiro de mídia na França.