
O local, no bairro Campo Alegre, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi descoberto após dois internos conseguirem fugir da instituição e abordar os agentes do programa Dois homens denunciaram trabalho forçado e cárcere privado após fugirem de uma clínica de reabilitação em Nova Iguaçu. Eles acionaram agentes do programa Segurança Presente. No local, um sítio que funciona como sede do Projeto Decav (Deus Espera Com Amor Você), foram resgatadas 42 pessoas em condições descritas como desumanas. Os homens relataram que recebiam castigos físicos como tapas na cara em caso de tentativa de fuga ou recusa em trabalhar.
Segurança Presente resgata 42 pessoas de um suposto centro de reabilitação clandestino em Nova Iguaçu
O líder do projeto, identificado como Omar Bernardo da Costa, de 57 anos, e outros três pacientes — Wagner de Oliveira, 34 anos; Paulo Roberto Cabral Vacani, 55 anos, e Elias Custódio dos Reis, 32 anos — que supostamente atuavam como vigias do abrigo foram encaminhados à 52ª DP (Nova Iguaçu) e detidos pelo crime de cárcere privado. A Delegacia de Assistência Social da Prefeitura de Nova Iguaçu foi acionada e o caso foi encaminhado ao Ministério Público. Além disso, foram apreendidos três rádios comunicadores e alguns cadernos de anotações.
Das 42 pessoas encontradas na clínica clandestina, 36 foram levadas, temporariamente, para um abrigo da prefeitura de Nova Iguaçu. Outras seis foram encaminhadas para suas famílias.
Fonte
Segurança Presente resgata 42 pessoas vítimas de violência e maus-tratos em clínica de reabilitação; veja vídeo
