Após Scarlett Johansson iniciar ações legais para investigar a criação e uso de uma voz de inteligência artificial da OpenAI parecida com a sua, o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) declarou apoio à atriz, conforme relatou a Reuters. Segundo o órgão, um dos mais influentes no mercado cinematográfico, a questão é de “crucial importância” para todos os seus membros — que estão acompanhando o caso.
O que aconteceu entre Scarlett Johansson e a OpenAI?
- Após usuários apontarem semelhança da voz de IA Sky, lançada com o novo ChatGPT 4o, com a da Scarlett Johansson, a atriz decidiu tomar medidas legais para investigar o caso;
- Mesmo antes da decisão da artista, conhecida por viver a Viúva Negra na franquia Vingadores, da Marvel, a OpenAI anunciou a suspensão do uso da voz no chatbot;
- A comparação aconteceu devido à atriz já ter dado voz a uma IA no cinema em Ela, de Spike Jonze, em 2014;
- Em sua defesa, além de interromper a versão da voz, a empresa disse que contratou atores para criar as cinco vozes disponíveis no aplicativo desde setembro de 2023: Breeze (Brisa), Cove (Enseada), Ember (Brasa), Juniper (Zimbro) e Sky (Céu);
- A startup ainda explicou que devido acordos de confidencialidade não poderia revelar a verdadeira atriz por trás da voz de Sky — resultando na contratação de um advogado por Johansson.
Leia mais!
Agradecemos à Sra. Johansson por falar sobre esta questão de importância crucial para todos os membros do SAG-AFTRA. Compartilhamos suas preocupações e apoiamos totalmente seu direito de ter clareza e transparência em relação à voz usada.
Porta-voz do SAG-AFTRA.
A disputa pelos direitos às vozes e imagens dos atores relacionadas à IA tornou-se um ponto delicado em Hollywood desde o ano passado, quando estúdios começara a avaliar o uso da tecnologia para conteúdo de entretenimento.
Vale lembrar que o caso resultou ainda em uma das maiores greves de atores e roteiristas em Hollywood, atrasando diversas produções e alterando cronogramas. Com cerca de 160 mil profissionais, a paralisação alcançou a obtenção de acordos com estúdios para melhores salários e proteções contra o uso de IA para atores.
Scarlett Johansson e IA
Cabe pontuar também que essa não é a primeira vez que o nome de Johansson é relacionado ao uso indevido de IA. Em novembro do ano passado, a atriz processou um aplicativo após “roubo” de sua voz e imagem para divulgação de um anúncio. Relembre o caso aqui!
Fonte: Olhar Digital