Ícone do site SUDOESTE MS

SBT desiste de pacote de jogos exclusivos do Brasileirão que negociava com LFU

SBT desiste de pacote de jogos exclusivos do Brasileirão que negociava com LFU

O SBT comunicou oficialmente que retirou proposta para aquisição de um pacote de 38 jogos dos clubes que integram a Liga Forte União (LFU) para transmissão na TV aberta. A emissora não revela os valores oferecidos.

Segundo a Máquinia do Esporte apurou, porém, o SBT negociava um contrato de apenas três anos, diferentemente dos times da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que já venderam suas partidas para todas as plataformas para o Grupo Globo por cinco temporadas (20125 a 2029).

“A liderança da emissora foi informada, por telefone e extraoficialmente, que sua proposta não seria aprovada e aguardava um retorno formal dos organizadores até o final da tarde desta segunda-feira (29/7) a respeito do resultado desta concorrência. Como não houve, comunicamos que o SBT decidiu retirar a sua proposta deste pleito esportivo”, informou o canal, através de nota oficial.

Sem acordo

A menos de um ano do início do Brasileirão 2025, a LFU, hoje integrada por 12 clubes da Série A, ainda não conta com nenhum acordo de venda de direitos de transmissão de seus jogos. O grupo se fortaleceu com a chegada do Corinthians, que acertou entrada na LFU no início do mês.

Para deixar a Libra e seguir para a LFU, o Timão ganhou um adiantamento de R$ 150 milhões pagos pela XP Investimentos, parceira do Forte União. Desse montante, R$ 25 milhões foram liberados na assinatura do contrato. O restante será liberado em 30 dias.

Pela classificação do momento nas Séries A e B do Brasileirão, a Libra manteria sua representatividade de oito times, com a queda do Vitória e o acesso do Santos, líder da segunda divisão.

Já a LFU perderia três times (Cuiabá, Fluminense e Atlético-GO), mas veria outros três integrantes subirem para a elite (Novorizontino, Mirassol e Vila Nova). Lógico que até desembro, muita coisa pode mudar.

A Globo poderia se interessar por algum dos pacotes oferecidos pela LFU. No entanto, até o momento não formalizou proposta.

Com os direitos que detém no momento, o Grupo Globo garante cerca de quatro jogos por rodada em sua grade. Se veicular uma partida na Globo e outra no Sportv, ficaria com o pay-per-view no Premiere extremamente desidratado, com apenas dois jogos exclusivos, em média, a cada rodada.

O SBT, por sua vez, apesar de ter retirado a proposta, não teria desistido definitivamente de contar com jogos dos times da LFU. A emissora irá aguardar como as negociações do Forte União se desenrolam para, possivelmente, retomar conversas.

Programação

Sem o Brasileirão, o SBT conta com outras atrações esportivas importantes em sua grade de programação. A emissora renovou acordo com a Uefa para a transmissão da Champions League. O novo contrato prevê a exibição de jogos às terça-feiras durante todo o torneio, além da final, que acontece no sábado. O novo vínculo vai de 2025/2025 até 2026/2027.

O canal também exibe a Copa Sul-Americana, segundo torneio de clubes mais importante da Conmebol. O atual contrato teve início nestes ano e vai até 2026. Durante o torneio, o SBT possui jogos às terças-feiras, além da final, disputada no sábado.

Regionalmente, o canal também detém os direitos de transmissão da Copa do Nordeste. A competição é exibida pelas afiliadas do SBT em todos os estados da região, com exceção de Sergipe. O acordo atual vai até 2025.

Fonte

Sair da versão mobile