A Salesforce, empresa de software baseada em nuvem encerrou patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 após um acordo de rescisão com o Comitê Organizador.
Sediada em São Francisco, a Salesforce, havia fechado um acordo de sete anos em 2021. Foi o primeiro contrato de patrocínio fechado pelos organizadores dos Jogos de Verão. No mesmo contrato, a empresa também havia se tornado patrocinadora do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, na sigla em inglês), sendo apoiadora do Team USA.
Sua tecnologia Salesforce Customer 360 seria utilizada para aprimorar a experiência digital de torcedores e atletas durante o período de preparação para os Jogos.
A Salesforce também assinou contrato com a NBCUniversal para patrocinar a cobertura das Olimpíadas e Paraolimpíadas da emissora norte-americana, detentora dos direitos de transmissão dos eventos. A parceria comercial teve início para os Jogos de Tóquio 2020, realizados no ano seguinte devido à pandemia da covid-19. e vai até o final de Los Angeles 2028.
Ao menos esse acordo, que inclui o fornecimento de software da Salesforce para construir comunidades de fãs olímpicos e paraolímpicos para a empresa de mídia, irá continuar.
Fiasco
A saída da Salesforce deixa Los Angeles 2028 com apenas dois parceiros de primeira linha. O Comitê Organizador assinou acordos com a Delta Airlines , que está pagando cerca de US$ 400 milhões para patrocinar os Jogos, e com a Comcast (telecomunicações).
Los Angeles 2028 tem como meta arrecadar US$ 2,5 bilhões em receitas de seu programa de patrocínio doméstico. No entanto, não conseguiu assinar nenhum novo outro acordo de alto nível desde que a Salesforce havia assinado com o evento, há quase três anos.
Os organizadores anunciaram, em dezembro, as saídas do diretor de negócios Brian Lafemina e da CEO Kathy Carter. Anteriormente, Ron Herrera havia deixado o conselho do Comitê Organizador em outubro de 2022 após seu envolvimento em escândalo de racismo na Câmara Municipal de Los Angeles.
Parcerias
Apesar de deixar o apoio a Los Angeles 2028, curiosamente, a Salesforce irá manter uma forte presença no mundo olímpico com o patrocínio aos Jogos de Paris 2024 e aos Jogos de Inverno de Milão-Cortina D’Ampezzo 2026.
A empresa também é apoiadora do Team GB (equipe olímpica do Reino Unido) e da Federação Alemã de Esportes Olímpicos (Dosb, na sigla em alemão).A Salesforce mantém ainda outras parcerias no esporte, como a Fórmula 1 e o Indiana Fever, equipe da nova queridinha da WNBA, Caitlin Clark.