Ícone do site SUDOESTE MS

Rússia vem usando IA em campanhas de fraudes online, mas sem sucesso

Rússia vem usando IA em campanhas de fraudes online, mas sem sucesso

Um relatório de segurança da Meta, divulgado nesta semana, revelou que a Rússia está tentando usar IA generativa em campanhas de fraude online, mas esses esforços têm sido ineficazes.

A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, descobriu que as táticas baseadas em IA têm trazido apenas pequenos avanços para os golpistas. A empresa conseguiu interromper muitas operações de influência enganosa.

A Rússia é uma das principais fontes de atividades falsas nas redes sociais, com contas falsas no Facebook e Instagram. Desde a invasão da Ucrânia em 2022, essas atividades têm se concentrado em prejudicar a Ucrânia e seus aliados.

Com as eleições nos EUA se aproximando, a Meta teme que campanhas de fraude apoiadas pela Rússia visem candidatos que apoiam a Ucrânia. As informações estão em uma reportagem do The Guardian.

Leia mais:

Campanhas de fraudes online da Rússia focam em prejudicar a Ucrânia e seus apoiadores – Imagem: evan_huang/Shutterstock

IAs generativas: armas de desinformação perigosas

  • Historicamente, o Facebook foi criticado por ser usado para desinformação eleitoral, com a Rússia utilizando a plataforma para criar divisões políticas, incluindo nas eleições de 2016.
  • Especialistas estão preocupados com a possibilidade de um aumento na desinformação devido à facilidade com que ferramentas de IA, como ChatGPT e Dall-E, podem gerar conteúdo falso rapidamente.
  • A IA generativa está sendo usada para criar imagens, vídeos, textos e notícias falsas.

A Meta investiga fraudes analisando o comportamento das contas, e não o conteúdo que elas postam. As campanhas de influência geralmente abrangem várias plataformas, e a empresa observou que postagens no X (antigo Twitter) são usadas para tornar o conteúdo fabricado mais convincente.

A Meta compartilha suas descobertas com o X (Twitter) e outras empresas para combater a desinformação de forma coordenada.

David Agranovich, da Meta, mencionou que o X segue se adaptando após cortes em equipes e em recursos dedicados à moderação de conteúdo, o que contribui para a propagação de desinformação.

Meta intensifica a luta contra contas falsas e campanhas enganosas online – Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock

Fonte: Olhar Digital



Fonte

Sair da versão mobile