O trecho 3 da rota Bioceânica, que liga Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, é um projeto estratégico para o Paraguai e a região. Este corredor rodoviário tem 224 quilómetros, dos quais 220 correspondem ao troço principal, enquanto o restante inclui melhorias como acessos, travessias urbanas e colectores em zonas chave.
Com avanço geral médio de 16% em seus quatro lotes, atualmente as atividades estão focadas na manutenção de estradas de serviço, limpeza e desobstrução de faixas, remoção e construção de cercas, formação de aterros e apoio às comunidades indígenas. através do fornecimento de água potável.
O Lote 1 está a cargo do Consórcio Pacífico, com investimento de G. 485.505 milhões. No caso do Lote 2, é administrado pelo Consórcio Chaqueño del Norte, com um orçamento de G. 589.273 milhões. O terceiro lote, liderado pela CDD Construcciones, tem um investimento de G. 464.527 milhões e por último, o Lote 4, executado pelo Consórcio TCR, tem um investimento de G. 669.514 milhões.
Um motor de desenvolvimento para o Paraguai e a região
O impacto deste trabalho ultrapassa as fronteiras locais. Além de gerar cerca de 1.000 empregos diretos e beneficiar indiretamente mais de 225.000 pessoas, posicionará o Paraguai como um eixo fundamental do comércio internacional ao conectar os portos de Santos (Brasil) com os de Iquique, Mejillones e Antofagasta (Chile). Este corredor de mais de 8.000 quilómetros é vital para fortalecer a integração económica da América do Sul e melhorar a competitividade regional.
Com financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), este projeto reafirma o compromisso do Paraguai em avançar em direção a um futuro mais conectado e próspero, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e dinamizando a economia no coração do Chaco.
Fonte: Mopc-PY