Robinho voltou ao noticiário nesta semana após a confirmação de que participa de um projeto de capacitação profissional em construção civil no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior de São Paulo. O ex-jogador, de 41 anos, cumpre pena desde março de 2024 e tenta reduzir o tempo de prisão por meio de atividades educacionais e profissionalizantes oferecidas pela unidade.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que detalhou a rotina do ex-atleta dentro do sistema prisional. Atualmente, Robinho se capacita na área de produção de finalização, com foco na montagem de peças hidráulicas, elétricas e de Equipamentos de Proteção Individual. As atividades ocorrem em oficinas mantidas por empresas instaladas no próprio Centro de Ressocialização de Limeira.
Além do curso principal, a SAP informou que o ex-jogador participa de outras ações promovidas pela unidade, desde que atenda aos critérios exigidos. Em geral, os projetos disponíveis envolvem capacitação profissional e atividades educacionais, sempre vinculadas a regras internas e à avaliação de comportamento.
Cursos, leitura e rotina controlada
Dentro da rotina do presídio, Robinho também tem acesso à biblioteca e participa de projetos de leitura sempre que possível. Cristão, ele costuma optar pela bíblia como principal livro. A leitura integra programas formais de remição, mecanismo previsto em lei que permite a redução da pena a partir de estudo e atividades educacionais.
A unidade prisional segue horários previamente estabelecidos para todas as atividades internas. O cronograma inclui momentos destinados ao trabalho, convivência, alimentação e descanso, sempre em conformidade com as normas vigentes.
Para garantir o direito à remição, o preso precisa cumprir regras internas e manter bom comportamento, conforme prevê a Lei de Execução Penal e orientações do Conselho Nacional de Justiça.
Condenação, transferência e histórico no sistema
Robinho foi condenado por estupro na Itália após julgamento em três instâncias da Justiça italiana, com decisão final em 2022. O crime ocorreu em 2013, em uma boate, quando ele ainda atuava pelo Milan. Na ocasião, o ex-jogador e outros cinco homens se envolveram no estupro de uma jovem albanesa.
Inicialmente, Robinho cumpriu pena na Penitenciária II Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé, conhecida como “Presídio dos Famosos”. Em novembro do ano passado, porém, ele acabou transferido para Limeira após pedido da defesa.
Os advogados alegaram exposição excessiva do apenado depois da repercussão de uma série que abordava a unidade prisional. Em Tremembé, Robinho mantinha bom relacionamento com outros detentos e chegou a concluir um curso de eletrônica antes da mudança.
OFuxico









