Governador Eduardo Riedel foi entrevistado pela CNN Brasil nesta segunda-feira (17). O gestor destacou que o Estado une forças e tem feito o máximo possível para combater incêndios florestais, sobretudo no Pantanal.
Riedel detalhou que uniu esforços com o Governo Federal e Governo do Mato Grosso. O contingente de combate ao fogo é formado por brigadistas, produtores, ribeirinhos e voluntários, além dos bombeiros.
Ainda segundo divulgado pelo gestor, mais de 100 militares atuam diretamente no combate aos incêndios em Mato Grosso do Sul, utilizando também uma aeronave ‘’air tractor’’ e com bases avançadas no bioma. “É uma missão de todos”, resumiu Eduardo Riedel.
”Estamos fazendo o máximo e coordenando forças. Assinamos acordo com o estado de Mato Grosso e com a ministra Marina, no Dia do Meio Ambiente, dia 5, com as forças federais para nos unirmos em torno desse enfrentamento”, continuou.
O governador contou que o secretário Extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança Clima), André Lima, participa nesta terça-feira (18) de agenda em Mato Grosso do Sul para discutir a coordenação das ações para combate aos incêndios.
Ele explicou também que a maior parte do Pantanal é formada por áreas privadas e que os produtores são parceiros no combate. Riedel afirmou ainda que a condição climática é pior do que a vivida em 2020 – o período de maior índice de incêndios no bioma.